TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa Eleitoral

Por:   •  11/11/2022  •  Resenha  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 2

CONTEXTUALIZAÇÃO

Um candidato a vereador de um município mineiro desejava, em certo momento, realizar uma pesquisa de opinião com o objetivo de saber se realmente havia chances de se eleger. Sem recursos financeiros para contratar uma consultoria, resolveu ele mesmo realizar a pesquisa.
O município contava, à época, com aproximadamente 79.000 eleitores e o candidato pensou, primeiramente em pesquisar todos eles. Entretanto, diante da dificuldade em fazê-lo e da restrição de recursos financeiros, ele se perguntou: seria mesmo necessário pesquisar todos os eleitores? Se não pesquisar todos eles, quantos então deveriam ser pesquisados?
Preocupado com a confiabilidade e a eficácia da pesquisa, o candidato também se questionou: se nem todos os eleitores forem pesquisados, o resultado da pesquisa seria ainda confiável? Como isso é possível?
Diante destas inquietações, o candidato buscou a ajuda de um amigo que, nessa época, cursava a disciplina de estatística e ambos se puseram a pesquisar e a pensar sobre o assunto.

Diante do contexto apresentado acima e supondo que você fosse o amigo do candidato, construa um parágrafo respondendo os seguintes questionamentos:
• O candidato poderia pesquisar todos os eleitores?
• Se decidisse não pesquisar todos eles, quantos eleitores ele deveria ouvir?
• Como ele poderia selecionar os eleitores para a pesquisa? E como explicar a eficácia do plano que apresentou?

CRITÉRIOS PARA PARTICIPAÇÃO DO FÓRUM AVALIATIVO

• Discorra em um parágrafo observando a Norma Culta da Língua Portuguesa.
• A postagem precisa estar coerente com a contextualização e a proposta da atividade.
• Seja sucinto e coerente.
• Não copie textos dos colegas ou da internet. As cópias não serão consideradas para avaliação

SOLUÇÃO

O candidato não precisaria pesquisar todos os eleitores, pois além da população ser grande seria muito custoso.  Desta forma, o candidato deve selecionar uma amostra representativa da população. Ademais, fica claro que quanto maior a amostra menor será o  da pesquisa. Contudo, devido aos custos, uma estratégia seria o candidato a vereador utilizar uma amostragem proporcional ao tamanho populacional de cada bairro do município, ou seja, probabilidade proporcional ao tamanho dos bairros. Desta forma, para comprovar a eficácia seria necessário calcular estimativas da margem de erro, pois como a pesquisa foi feita apenas uma amostra da população é fato que os resultados podem carregar imprecisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (33.4 Kb)   docx (833.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com