TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Eleitoral

Por:   •  27/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.266 Palavras (6 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 6

ESCOLA ESTADUAL NOSSA SENHORA DO PERPETUO SOCORRO

PESQUISA ELEITORAL 2016

Vera/ 2016.

  1. SEDUC – SECRETARIA DE EDUCACAO DO ESTADO DE MATO GROSSO
  2. ESCOLA: Estadual Nossa Senhora do Perpetuo socorro
  3. ORIENTADORES:

André Gertsberger e Julio C. Rossetto (Estatística)

 Joselene M. Rossetto (Computacional)

Tcharles Scheideir (Dados Eleitorais)

  1. DISCIPLINA: Matemática
  2. ALUNOS: Turmas do 2º A, B e C.

PESQUISA ELEITORAL 2016

                                                                                                                     

Vera/ 2016.

  1. I. INTRODUÇÃO

    Este trabalho tem por finalidade fazer uma pesquisa sobre a intenção de voto da população da cidade de Vera – MT, seguindo os padrões definidos pelas normas e orientações da estatística.  O Município tem hoje cerca de 10.500 habitantes, o posto eleitoral de Vera constatou uma evolução de eleitorado em 2008 eram 6.657 eleitores, hoje somam 6.678 eleitores o acréscimo foi de 0, 315%.
       Desde número a estatística do eleitorado aponta  maior número do sexo masculino sendo de 3.569 (mil) eleitores, e 3.108 (mil) eleitores femininos, e a faixa etária que lidera esta entre 25 a 34 anos.

II. PROCEDIMENTOS

Numa pesquisa de intenção de voto o universo a ser entrevistado é todos os eleitores acima de 15 anos aptos a votar naquela eleição. Em função dos problemas de custo torna-se impraticável consultar todos as pessoas que compõe esse universo, logo temos que nos contentar em entrevistar uma pequena parcela dessa população que recebe o nome de amostra. Os principais fatores utilizados para definir a composição da amostra são: nível sócio econômico, grau de instrução, sexo e idade. Resumidamente, durante a realização de uma pesquisa existe uma proporção desconhecida de eleitores que pretendem votar num determinado candidato e após a conclusão das entrevistas, obtém-se a proporção de eleitores da amostra que manifestaram preferência por tal candidato. O problema agora é saber como usar essas Informações para se obter uma estimativa para a proporção de eleitores na população. Uma forma de se mostrar esses resultados é utilizando intervalo de confiança para a proporção de eleitores da amostra, que pretendem votar num determinado candidato.

 TAMANHO DA AMOSTRA

Numa pesquisa de campo considera-se a população alvo (conjunto de interesse) todo e qualquer eleitor, acima de 15 anos, apto a votar naquela eleição (eleitores que fizeram o título de eleitor). Numa pesquisa eleitoral o tempo e os custos tornam-se impraticáveis quando nos referimos a consulta a todos indivíduos da população, logo para resolver esse problema entrevistamos uma parte representativa dessa população, chamada de amostra.

Estatisticamente uma boa amostra é toda e qualquer parcela que tenha as mesmas características da população, para isso, deve-se levar em conta alguns fatores para a definição da amostra:

- Nível sócio-econômico;

- Grau de escolaridade;

- Sexo;

- Faixa de idade.

A escolha desses fatores é na maior parte em função de pesquisas realizadas no passado, podendo muitas vezes refletir na opinião pessoal do pesquisador que usa um determinado fator em suas pesquisas.

 MÉDIA E PROPORÇÃO

A média é um dos conceitos estatísticos mais utilizados, aparecendo com certa freqüência no nosso dia-a-dia, nas revistas, nos jornais, na internet e na televisão. Se abrirmos uma página de um jornal e nela encontrarmos uma manchete dizendo 3 em cada 5 brasileiros preferem jogar futebol a jogar voleibol, isso é uma média.

O uso massivo da média é talvez responsável pelas diversas interpretações errôneas que são dadas ao conceito de média, dando a ela poderes que ela não tem, como, por exemplo, como um homem de um metro e oitenta poderia ter morrido afogado num rio cuja profundidade média era de um metro e cinqüenta?

É importante lembrar que a definição de média, está relacionada ao centro de gravidade, ou seja, é o valor central de uma distribuição, ou ainda é o ponto de equilíbrio de um conjunto de valores. O conhecimento de apenas a média de uma distribuição não nos dá uma informação precisa sobre ela, ou seja, não podemos saber como os demais valores se comportam em relação à média. Para medir essa variação ou dispersão, a medida utilizada para tal é a variância.

A variação de uma distribuição nunca será negativa e a determinação positiva da raiz quadrada da variância recebe o nome de desvio padrão.

Embora existam infinitas distribuições com mesma média e mesma variância, a média e a variância nos permitirão tirar conclusões gerais sobre o comportamento da distribuição.

 INTERVALO DE CONFIANÇA (3 pontos percentuais para mais ou para menos)

Para determinar o intervalo, precisam-se definir alguns elementos que compõem a fórmula estatística:

no: 1

    (Eo) ao quadrado

E

n: (N x no) / (N + no)

N: numero de eleitores  

Eo: Erro

n: Amostra

no: Desvio Padrão

Fazendo os cálculos teremos:

no:?  1111

Eo: 3% : 0,03     no: 1/o,o3xo,o3    logo no: 1/0.0009  no:1111

Após definirmos o nosso desvio padrão definiremos a amostra a ser colida para a pesquisa.

N: 6657  

Eo: 3%

n: Amostra

no: 1111

n: (N x no) / (N + no)  teremos: n: 6657x1111 / 6657+1111    n:7395927/7768   n:953

Após fazermos todos os cálculos encontramos uma amostra de 953, ou seja deveremos realizar 953 entrevistas.

III. OBJETIVOS

  1. 3.1.1. Objetivos Gerais

  • Proporcionar aos alunos uma aula pratica de estatística, inserido-os  no mundo das pesquisas.
  • Definir a intenção de voto da população da cidade de Vera-MT para as eleições de Outubro de 2010.

 

BIBLIOGRAFIA:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (143.9 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com