TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da Estatística na área de Administração

Tese: A importância da Estatística na área de Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  Tese  •  3.367 Palavras (14 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 14

Índice

*Introdução;

Etapa 1:

* Resumo da matéria de estática;

* Conclusão (texto 1);

* A importância da Estatística na área de Administração.

Etapa 2:

* Especificações das informações da tabela;

* Tabela.

Etapa 3:

*Frequência relativa;

*Frequência absoluta;

* Gráficos.

Etapa 4:

* Medidas de Tendência Central;

* Medidas de Dispersão;

* Calculo;

* Conclusão.

Introdução

Ao decorrer desse trabalho aprenderemos um pouco mais sobre estatística, veremos formulas que facilitaram o nosso dia-a-dia e que farão os nossos problemas desaparecer. A origem da palavra estatística vem do latim deriva de status, que significa “estado, ‘‘ desde a antiguidade a usamos, pois sempre foi uma forma mais fácil de resolver nossos problemas”. Estatística é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa e análise de dados que entre tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizada, a coleta qualifica dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações. O desenvolvimento e aperfeiçoamento de técnicas estatísticas de obtenção e analise de informações permite o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, ocorrências e evidencias em diversas áreas do conhecimento. A estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas. Não há ramo econômico que não dependa da estatística para conhecer melhor seu público e seus concorrentes e, assim, posicionar-se melhor no mercado em que atua. "O crescimento na demanda está ligado ao desenvolvimento econômico, o que leva as empresas a planejar melhor seus negócios", diz Ilka Afonso Reis, da UFMG. Conceitos e Fundamentos da Estatística:

População: conjunto de elementos, número de pessoas de uma cidade.

Amostra: parte representativa de uma população.

Variável: depende da abordagem da pesquisa, da pergunta que será feita. Exemplo: Qual sua marca de carro favorita? Ford, Volks, Fiat, Peugeot, Nissan são alguns exemplos de resposta.

Frequência absoluta: valor exato, número de vezes que o valor da variável é citado.

Frequência relativa: valor representado através de porcentagem, divisão entre a frequência absoluta de cada variável e o somatório das frequências absolutas.

Medidas de tendência central

Média aritmética: medida de tendência central. Somatório dos valores dos elementos, dividido pelo número de elementos.

Média aritmética ponderada: Somatório dos valores dos elementos multiplicado pelos seus respectivos pesos, dividido pela soma dos pesos atribuídos.

Moda: valor de maior frequência em uma série de dados, o que mais se repete.

Mediana: medida central em uma determinada sequência de dados numéricos.

Medidas de dispersão

Amplitude: subtração entre o maior valor e o menor valor dos elementos do conjunto.

Variância: dispersão dos dados variáveis em relação à média.

Desvio Padrão: raiz quadrada da variância. Indica a distância média entre a variável e a média aritmética da amostra.

Etapa 1

Vem do latim a origem da palavra estatística deriva de status, que significa “estado, ’’ e é desde a antiguidade que a usamos. Os conceitos de estáticas tem muita influencia na maior parte do conhecimento humano. A estatística tem grande amplitude no mercado de trabalho, na indústria, RH, universidades, instituições de pesquisas, área de demografia, marketing, analise de mercado, área financeira, bancário. E é ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados para tomar decisões, e dentro da estatística tem dois conjuntos de dados que serão usados é amostras (é um subconjunto de uma população) e populações (é o conjunto de todos os resultados, respostas, medidas ou contagens que são de interesse). Existe uma forma mais pratica e é chamada estatística descritiva que ajuda a organizar e descrever conjunto de dados. Uma das formas é com a distribuição de frequência que é uma tabela que mostra classes ou intervalos de uma entrada de dados com um número total de entradas em cada classe. A frequência f de uma classe é o numero de entrada de dados de classe. Outra forma é com a média, mediana, moda e média ponderada. Média: conjunto de dados é a soma de entradas de dados dividida pelo número de entradas. Mediana: conjunto de dados é o dado que fica no meio quando as entradas são colocada sem ordem crescente e decrescente. Moda: conjunto de dados é aquela entrada que ocorre com maior frequência. Média ponderada: é a média de um conjunto de dados cujas entradas tem pesos variáveis. Até aqui vimos como coletar e descrever dados, mas temos que saber usar informações para determinar a probabilidade de um evento ocorrer. Há três tipos de probabilidade a clássica (usada quando cada resultado no espaço amostral tem a mesma probabilidade de ocorrer), empírica (é baseada em observações obtidas de experimentos probalisticos) e subjetiva ( é o evento que ocorra atribuída por um indivíduo e baseada em um conjunto de informação).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com