TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A problematização do starbucks como local de nômades digitais que passam horas dentro do estabelecimento.

Por:   •  16/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.424 Palavras (10 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 10

Titulo: A problematização do starbucks como local de nômades digitais que passam horas dentro do estabelecimento.

Tema: Pessoas que utilizam o ambiente do Starbucks para realização de trabalhos.

Resumo: Este artigo tem como objetivo o estudo dos frequentadores das dependências do Starbucks que passam horas dentro do estabelecimento fazendo uso do espaço apenas para atividades profissionais e muitas vezes acabam não consumindo o produto por eles oferecido. Neste artigo será abordado o que motiva as pessoas a preferirem o ambiente da cafeteria ao invés do ambiente caseiro ou um escritório, sendo que o atendimento e os produtos oferecidos podem não estar na preferência desse consumidor.

Palavras-chaves: Starbucks, uso do espaço, consumidor.

  1. Introdução

Em 1981, Howard Schultz (presidente, CEO e presidente do conselho da Starbucks) entrou pela primeira vez em uma loja Starbucks. Já no primeiro copo de Sumatra, Howard ficou empolgado com a empresa, na qual ingressou um ano mais tarde.

Um ano depois, em 1983, Howard viajou para a Itália e se encantou com as cafeterias italianas e o aspecto romântico da experiência de tomar café. Ele teve a visão de levar a tradição das coffehouses italianas para os Estados Unidos. Um lugar para conversar, com um senso de comunidade. Um lugar intermediário entre trabalho e casa. Howard saiu da Starbucks por um breve período para abrir sua própria cadeia de cafés, Il Giornale, e retornou em agosto de 1987 para comprar a Starbucks com ajuda de investidores locais.

Desde o início, a Starbucks se propunha a ser um tipo de empresa diferente, que não apenas celebrava o café e sua rica tradição, mas também trazia um sentimento de conexão.

O posicionamento da marca é justamente que a pessoa vá e fique o tempo que for necessario, seja para trabalhar, encontrar pessoas, que tenham um ar familiar, que ofereça a possibilidade de permanecer pelo tempo que deseja. Isso não consta em manuais de treinamento -  não existe o "certo" e o "errado". Está na compreensão que as mentos adequados para cada cliente, em cada situação, por isso a marca deixa seu clientes bem a vontade dentro de seus estabelecimentos.

Por esses fatores o estabelecimento do starbucks é um local favoravel de trabalho para nômades digitais, aonde o a cafeteria é um ambiente muito confortável e aconchegante, acomphado de boa música e sinal de wifi consolidando o espaço como ambiente de trabalho. Porém como essa pratica dos nômades digitais muitas outras pessoas deixam de permanecer no local por falta de espaço, pois muitas das vezes acontece reuniões, encontros e etc, problema possa forçar esses clientes a procurar outra caféteria, talvez até prejudicando suas vendas.

Questão de pesquisa: Starbucks como espaço de trabalho de nômades digitais?

  1. Desenvolvimento

A junção da internet e da tecnologia fez nascer um novo modelo de trabalho e de vida ao qual cada dia mais pessoas aderem – a possibilidade de poder trabalhar de qualquer lugar do mundo, desde que haja uma conexão com a internet.

É um momento épico: as paredes dos escritórios e as baias começam a despencar para diversas profissões. Em diversos casos, elas já não fazem mais sentido. Hoje, para muita gente, não há mais porque pegar horas de trânsito todos os dias, se locomover para escritórios que em sua maioria ficam em áreas centrais, gastar com transporte, estacionamento, almoço, gasolina, e tudo inflacionado, pois há muitas pessoas fazendo as mesmas coisas nos mesmos lugares. Há formas mais inteligentes de trabalhar, ganhar dinheiro e ter uma vida fantástica ao mesmo tempo.

Essa rotina significa perder tempo e dinheiro para realizar atividades que poderiam fazer sem sair de casa, ou então, em algum lugar mais inspirador. E, aos poucos, as empresas também vêm percebendo que podem ter vantagens ao implementar iniciativas de home office.

É o tipo de medida prática onde todos ganham. Para as empresas, incentivar o home office permite reduzir gastos com espaço físico. Com menos funcionários alocados, é possível alugar escritórios menores e economizar com equipamentos, água e luz.

E, para os funcionários, o home office faz ganhar tempo e gastar menos com transporte entre casa e trabalho. Em uma cidade com um trânsito enlouquecedor como São Paulo, é tudo que um profissional pode pedir para produzir mais e melhor. Além do quem, quando estamos em um ambiente no qual queremos estar, nos sentimos muito mais inspirados, e isso faz com que a produção do trabalho seja mais eficiente. Ou seja – todo mundo sai ganhando.

Com as condições de trabalho atuais, várias pessoas podem realizar suas funções de qualquer computador com acesso à internet. Nem mesmo reuniões precisam necessariamente ser presenciais, hoje em dia, salvo algumas exceções. A internet possibilitou uma nova opção para aqueles que se sentem muito mais inspirados e produtivos quando trabalham em casa ou em qualquer outro lugar de sua escolha. Ela veio para ser uma ferramenta poderosa para aqueles que estão insatisfeitos com seu caminho profissional e de vida, e que desejam trabalhar e viver de outra forma. Ela é a carta de alforria para milhões de pessoas.

Espaços de co-working aumentaram a oferta de novos lugares para trabalhar, porém a grande maioria cobra uma mensalidade e não é todo nômade digital que quer arcar com um custo do tipo. Sendo assim, eles recorrem a parques, cafés, bibliotecas e outros pontos da cidade onde uma mesa e o mínimo de conforto dão conta do recado.

Nas conversas com o pessoal que faz home office o assunto é praticamente unanimidade: o Starbucks é um dos melhores lugares para trabalhar e marcar reuniões. Claro, estamos considerando espaços sem custos e com WiFi grátis. Fato é que cafeterias são o novo escritório e, a menos que seja muito indispensável, você consegue tocar sua empresa sem os custos de um lugar fixo quando se propõe a usar espaços compartilhados.

O Starbucks oferece liberdade. Você pode entrar, procurar o melhor lugar para sentar, ligar seu computador e trabalhar a tarde toda sem ser incomodado. Não existe nenhuma pressão para consumir ou liberar a mesa. O Wi-fi é gratuito e só é preciso fazer um cadastro. Outra coisa que você vai precisar é a senha do banheiro. Basta consumir alguma coisa e a senha estará no comprovante.

Starbucks São Paulo

A localização é imbatível, não podemos negar. No coração da cidade, o espaço é perfeito para reuniões rápidas ou para aproveitar o tempo e trabalhar um pouco entre um compromisso e outro. O piso inferior tem algumas mesas e uma bancada que fica de frente para a Paulista, mas o movimento é bem intenso e a concentração pode ficar prejudicada. Já no piso superior, uma mesa grande, algumas mesas pequenas e outra bancada compõem o ambiente, mas estão quase sempre lotadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (174.5 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com