TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DE CONCEITOS DE CONTROLO ESTATÍSTICO DO PROCESSO

Pesquisas Acadêmicas: APLICAÇÃO DE CONCEITOS DE CONTROLO ESTATÍSTICO DO PROCESSO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.655 Palavras (7 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

A estatística vem sendo muito utilizada, pelos governos, organizações sociais, profissionais, estudantes ou cidadãos comuns, estando presente em um censo populacional, ao desconto dado em uma loja, os índices da inflação, de emprego e desemprego, mortalidade, criminalidade e analisados pela mídia é um exemplo de aplicação da Estatística no nosso dia a dia, e fornecem informações importantes para as empresas e instituições para estarem melhorando os índices, planejando melhor suas metas, e adequando cada vez mais para obter maiores desempenhos, identificando assim os pontos fortes de fracos, podendo encontrar uma solução mais eficaz.

Os conceitos estatísticos permitem identificar situações críticas, e atua no controle do desempenho, pois atua como uma ferramenta de estudo, como por exemplo na área da medicina os seus resultados para saber aevolução e acompanhar os resultados de pessoas que possuem uma certa doença.

Na sociedade moderna trabalha-se com todos os meios de comunicação que nos fornecem grandes informações com modelos estatísticos como gráficos, tabelas, diagramas entre outros.No meio empresarial, não é diferente, pois, sempre utiliza dados estatísticos comoferramenta.

Por meio de coleta de dados, podemos conhecer a realidade geográfica e social, os recursos naturais, humanos e financeiros disponíveis, as expectativas da comunidade sobre a empresa, e estabelecer suas metas, seus objetivos com maior possibilidade de serem alcançados a curto, médio ou longo prazo.

Os dados coletadas serão trabalhados e interpretados via diferentes gráficos e tabelas, unindo a estatística descritiva e inferencial. Ao decorrer desse processo será visto a importância da precisão dos dados coletados. Neste caso específico, sua contribuição decisiva para decidirmos pela aprovação ou reprovação dos lotes de cafés estudados.

ETAPA 1 – PASSO 2

APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO (CEP) – RESUMO TEÓRICO.

Nesse conceito, um produto considerado como estratégicos pela empresa, é possível identificar a maior qualidade a ser percebida por parte do consumidor.Um dos aspectos em que é medida sua qualidade é através de sua dureza, ou seja, de seu grau de resistência à tração, tendo como unidade de medida o Mega Pascal (Mpa).

O processo de avaliação da qualidade das unidades produzidas requer um teste destrutivo do corpo de prova. O mesmo exige que o bloco seja cortado, para que se retire a prova que é submetidaa tração com limite mínimo de especificação de 230 Mpa.

A coleta de amostras é unitária.

Outros aspectos adotam este tipo de amostragem é o fato das grandes dimensões do bloco, o que dificulta seu manuseio, além do fato de que ele só pode ser submetido a tração após estar resfriado cerca de 240 minutos após a fundição dependendo da temperatura do local.

O processo de inspeção é sempre com o primeiro bloco do lote que foi produzido, se sua dureza respeitar o valor crítico o lote é aceito, caso contrário entra no procedimento que admite a existência de problemas.

ETAPA 1–PASSO 3

CONCEITO E APLICAÇÕES DA ESTATÍSTICA

A estatística é uma ciência multidisciplinar que abrange praticamente todas as áreas do conhecimento humano. Podendo fazer analises e utilizar resultados.

Neste sentido a estatística tem sido utilizada para aumentar os recursos econômicos, a qualidade e produtividade, na analise de decisões políticas e judiciais entre outras. A estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para que possa, racionalmente, lidar com situações de incerteza.

Os números-índices são medidas estatísticas frequentemente usadas por administradores, para comparar grupos de variáveis e obter um quadro simples e resumido das mudanças significativas em áreas relacionadas como preços de matérias primas, preços de produtos acabados, volume físico de produto, entre outras. É possível estabelecer comparações entre variações ocorridas ao longo do tempo, diferenças entre lugares, diferenças entre categorias semelhantes, como produtos, pessoas e organizações. Para o administrador eles são de grande importância, especialmente quando a moeda sofre uma desvalorização constante e quando o processo de desenvolvimento econômico acarreta mudanças contínuas nos hábitos dos consumidores, provocando com isso modificações qualitativas e quantitativas na composição da produção nacional e de cada empresa individualmente. Qualquer análise no âmbito interno de uma empresa, ou mesmo fora dela, onde o fator monetário se encontra presente, a utilização de números-índices torna-se indispensável, pois o analista ser conduzido a conclusões totalmente falsas e prejudiciais a empresa. Por exemplo, se uma empresa aumenta seu faturamento de um período a outro, isso não quer dizer necessariamente que suas vendas melhoraram em termos de quantidade de vendas.

Percebemos ainda que exemplos claros da aplicação da estatística à administração podem ser vistos na execução de pesquisas populacionais ou amostrais para entender melhor as necessidades dos trabalhadores de uma empresa, para organizar gastos, para melhorar o processo de marketing, para saber a durabilidade de um produto; no estudo e desenvolvimento de modelos financeiros; no desenvolvimento de informações gerenciais; na definição, análise e acompanhamento de carteiras de investimentos; nas análises de fluxo de caixa; informações de marketing, na prospecção e avaliação de oportunidades; na análise e desenvolvimento de produtos, nas decisões relativas a preços, previsão de vendas, logística da distribuição e nas decisões de canais; no desenvolvimento e avaliação de campanhas publicitárias, em fim em quase todas as atividades de um administrador.

ETAPA 2– PASSO 2

A estatística pode ser dividida em duas partes: estatística descritiva e inferência estatística.

A estatística descritiva preocupa-se com a forma pela qual podemos apresentar um conjunto de dados em tabelas e gráficos, e também resumir as informações contidas nestes dados mediante a utilização de medidas estatísticas. Já a inferência estatística baseia-se na teoria das probabilidades para estabelecer conclusões sobre todo um grupo (chamado população), quando se observou apenas uma parte (amostra) representativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com