TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E MULTIPLICAÇÃO

Por:   •  6/12/2021  •  Projeto de pesquisa  •  5.347 Palavras (22 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 22

UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA

JOSÉ CANDIDO DE PINHO JÚNIOR

JOGOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

GONZAGA

2020

UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA

JOSÉ CANDIDO DE PINHO JÚNIOR

Resumo

Este trabalho objetiva demonstrar a importância do lúdico, porque o jogar pode ser visto como uma base sobre a qual se desenvolve o espírito construtivo, a imaginação, a capacidade de interagir socialmente, de sistematizar e abstrair facilitando o processo de ensino-aprendizagem nas hipóteses defendidas por alguns teóricos. Também busca mostrar a importância do uso de jogos no processo de ensino aprendizagem e a discussão acerca de algumas dessas teorias. Apresentaremos uma abordagem inicial ao tema “Jogos na Educação Matemática”, e uma síntese sobre o surgimento dos números naturais utilizando os axiomas de Giuseppe Peano; as suas operações de soma e multiplicação pelo princípio de indução matemática, e a utilização do jogo a Torre de Hanói como facilitador da aprendizagem dos alunos do ensino médio sobre o princípio de indução.

Dessa forma a partir da pesquisa documental e bibliográfica, podemos mostrar que é possível a utilização de jogos para educação matemática. Pois a maioria dos alunos apresenta dificuldades na aprendizagem, sendo assim os professores devem procurar novas práticas pedagógicas para uma melhor assimilação do conteúdo. E a utilização de atividades lúdicas na Matemática e de materiais concretos é totalmente relacionada ao desenvolvimento cognitivo do aluno. Há de se refletir que alguns conteúdos específicos da Matemática não possuem relação com a idéia de serem aplicados utilizando jogos, mas de certa forma promovem um senso crítico, investigador, que ajuda na compreensão e entendimento de determinados tópicos relacionados ao ensino da Matemática.

Por isso o tema deste trabalho sugere a manipulação de jogos como uma alternativa viável para melhor assimilação do conteúdo matemático em específico neste trabalho a de Indução Matemática.

Palavras chave (Jogos, Matemática, Aprendizagem, Metodologia).

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...................................................................................................4

NÚMEROS NATURAIS.....................................................................................6

2.1 AS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E MULTIPLICAÇÃO .................................7

2.2 RELAÇÃO DE ORDEM NOS NÚMEROS NATURAIS ................................9

3- PRINCÍPIO DE INDUÇÃO MATEMÁTICA....................................................10

3.1 TORRE DE HANÓI......................................................................................13

4- JOGOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.......................................................15

5- CONCLUSÃO.....................................................................................................20

6- REFERÊNCIAS...................................................................................................21

1. INTRODUÇÃO

Conhecer a utilidade dos jogos matemáticos e saber usá-los como instrumento do processo educativo é muito importante para que o professor planeje aulas significativas levando em conta os interesses socioculturais e a realidade do aluno, para o desenvolvimento de sua autonomia e a promoção, ampliando a leitura de mundo.

A proposta da utilização de jogos para a educação e compreensão da matemática visa, além de outros, dois objetivos fundamentais quais sejam: uma metodologia diferenciada na resolução de problemas e fazer acontecer a comunicação nas aulas de matemática, para que o aluno entenda/compreenda melhor o conteúdo e desenvolva habilidades inerentes ao processo ensino-aprendizagem.

A partir de pesquisa documental e bibliográfica o objetivo do trabalho ora apresentado visa mostrar que: “desafiar os alunos através dos jogos no estudo da matemática, é desenvolver conceitos e procedimentos relativos a diferentes temas, obedecer, refletir e analisar regras, argumentos, e gerar prazer e aprendizagem significativa nas aulas” é o que afirma SMOLE (SMOLE, Kátia Stocco...[et al.]. Jogos de Matemática: de 1º a 3º ano Porto Alegre: Grupo A, 2008). Tal contribuição visa fazer o aluno pensar produtivamente, tornando as aulas de matemática mais interessantes e desafiadoras, bem como facilitar a compreensão do estudo e sanar dificuldades encontradas pelos alunos no estudo dos conteúdos matemáticos.

Portanto, será mostrado a colaboração dos jogos no longo caminho percorrido para a compreensão e assimilação da matemática, “interagindo com as transformações, o desenvolvimento do indivíduo e a construção do aprender e apreender, levando em conta que os profissionais da educação devem estar preparados para utilizarem os jogos matemáticos como recurso pedagógico facilitador do processor de aprendizagem”.

Para Piaget os principais objetivos da educação são o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e a autonomia, proposta que muitas vezes se contrapõe à preocupação do professor que muitas vezes podem ser sintetizadas em ler, escrever, contar e resolver algoritmos simples.

Piaget foi, dentre os estudiosos da psicologia, quem mais contribuiu para que viéssemos a reconhecer que a lógica e a matemática podem ser tratadas como forma de organização da atividade intelectual humana. Seus estudos incentivam os pesquisadores interessados na análise do raciocínio a tentarem explicitar os conhecimentos lógico-matemáticos implícitos quando resolvemos problemas de determinadas maneiras. (SCHLIEMANN, Ana Lúcia. CARRAHER, David William. CARRAHER, Terezinha Nunes. Na vida dez, na escola zero. 14ªed. São Paulo: Cortez, 2006.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.5 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com