TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Estatística

Por:   •  15/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 2

1. Introdução

2. Metodologia

3. Gráficos

4. Analise estatística

Introdução

A análise de regressão consiste na realização de uma análise estatística com o objetivo de verificar a existência de uma relação funcional entre uma variável dependente com um ou mais variáveis independentes. Relação esta que pode ser explicada pela obtenção de uma equação.

Para estabelecer uma equação que representasse o número de alunos matriculados, aprovados e reprovados em algumas matérias específicas, citadas ao longo do trabalho, foi feito gráficos, chamados de diagrama de dispersão, para verificar como se comportam os valores da variável dependente (Número de alunos) em função da variação da variável independente (períodos).

Metodologia

Os dados utilizados no trabalho foram disponibilizados por um professor para a realização de um outro trabalho, e nós os reaproveitamos para este, como nos foi autorizado. Trata-se do número de alunos matriculados, aprovados e reprovados nas matérias: Física 1, 2 e 3, Cálculo 1, 2 e 3, Probabilidade e Estatística, do curso de Engenharia de Produção do ICEA, a partir do período letivo 2012/2 ao 2015/1.

Com os dados em mãos geramos gráficos, separados por matéria, e utilizamos regressão linear simples para fazer a análise dos gráficos e assim, obtivemos nossa conclusão.

Análise Estatística

De acordo com a análise das linhas de tendência geradas a partir dos gráficos dos aprovados, pode-se observar , a partir de regressão linear simples, um aumento no número de aprovações, nas disciplinas da área de matemática, sendo elas Física e Calculo, ao longo dos períodos. Em contrapartida, nota-se um decréscimo no numero de aprovações nas disciplinas de Probabilidade e Estatística.

É importante ressaltar que no levantamento dos dados, foram desconsiderados fatores como: particularidades dos professores que lecionaram as disciplinas, turno em que as disciplinas foram aplicadas, gênero e idade dos alunos, entre outros , caracterizando assim, nosso viés.

Referências Bibliográficas

• http://www.dpi.ufv.br/~peternelli/inf162.www.16032004/materiais/CAPITULO9.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com