TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da Planilha de Dados

Por:   •  24/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 3

MCMQ – Questões

1) Explique como é feito o gerenciamento da qualidade na cadeia de suprimentos.

Os conceitos de gestão da qualidade e gestão da cadeia de suprimentos devem estar integrados para que as organizações obtenham sucesso em suas negociações. Para ganhar mercado, elas dependem cada vez mais da eficiência da cadeia de suprimentos, pois através disso é possível obter produtos de alta qualidade a um baixo custo, capacidade de introduzir novos produtos no mercado em menor tempo possível e melhores ser viços de suporte no pós venda. Da mesma forma, atingir a qualidade ao longo da cadeia de suprimentos implica em diminuições de custos, visto que uma produção com zero defeitos e que atenda as exigências e necessidades dos clientes ao longo de toda cadeia de suprimentos é decisivo para a qualidade dos produtos finais.

2) Explique a relação entre qualidade e produtividade.

Basicamente, um produto tem qualidade quando consegue atender suas especificações e requisitos, para assim melhor satisfazer o cliente. Por outro lado, produtividade é a relação entre o volume de produção e a quantidade de insumos utilizados. Ambas devem ser consideradas em conjunto ao tomar decisões, pois tentar aumentar a produtividade sem levar em consideração a qualidade pode trazer prejuízos. Por exemplo, demitir funcionários para reduzir gastos, porém manter o volume de produção, afetará na qualidade do produto final, prejudicando a produtividade. O mesmo pode ser considerado para recursos e matérias prima. Ao utilizar material de baixa qualidade com objetivo de produzir mais produtos, pode-se estar comprometendo a qualidade e consequentemente a aceitação do produto por clientes.

3) Descreva as etapas do DMAIC e relacione essas etapas com o PDCA.

A etapa Definir (Define) consiste em identificar os clientes e suas prioridades; identificar um projeto Seis Sigma satisfatório alinhado aos objetivos do negócio bem como aos requisitos dos clientes; e identificar as características críticas para a qualidade (CTQs) que os clientes consideram ter maior impacto na qualidade.

A etapa Medir (Measure) consiste em determinar como medir o processo; identificar os processos-chave que influenciam as CTQs; e medir os defeitos gerados pelo processo.

A etapa Analisar (Analyse) consiste em determinar as causas mais prováveis dos defeitos e entender por que os defeitos são gerados, identificando as variáveis-chave que têm maior impacto na variação do resultado do processo, ou seja, determinar quais as causas do processo que mais contribuem com o desempenho.

A etapa Melhorar (Improve) procura identificar meios para remover as causas dos efeitos indesejados no processo; confirmar as variáveis-chave e quantificar seus efeitos nas CTQs; identificar os limites de variação aceitáveis das variáveis-chave e criar um sistema para medir os desvios dessas variáveis; e modificar o processo para que fique dentro dos limites de variação aceitáveis.

A etapa Controlar (Control) tem por objetivos determinar como manter as melhorias e usar métodos que garantam que as variáveis-chave permaneçam dentro dos limites de variação aceitáveis para o processo modificado.

Relacionando ao PDCA, às etapas Definir (Define), Medir (Measure) e Analisar (Analyse) do DMAIC se referem à etapa Planejar (Plan), onde se definem metas e modo de execução para determinado processo. A etapa Melhorar (Improve) se refere à etapa Executar (Do), onde é conduzida a execução do planejado. E a etapa Controlar (Control) se refere às etapas Verificar (Check), onde os resultados são analisados, e Atuar (Act), onde são feitas as correções necessárias e melhorias possíveis nos processos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com