TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa, Elaboração E Análise De Bancos De Dados Informatizado Em Planilha Eletrônica Microsoft Excel

Ensaios: Pesquisa, Elaboração E Análise De Bancos De Dados Informatizado Em Planilha Eletrônica Microsoft Excel. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  4.405 Palavras (18 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 18

1 ) Defina o que é Administração?

Administração é ato de interpretar os objetivos propostos pela organização e transforma - lo em ação organizacional por meio do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar objetivos da maneira mais adequada a situação.

2 ) Qual a origem do termo estatística?

A estatística significou por muito tempo Ciência dos Negócios do Estado. Era uma ferramenta administrativa, pois registrava o número de habitantes, de nascidos, de óbitos. Faziam também estimativas das riquezas individual e social.

3 ) Por que a estatística é importante?

Através da estatística você estará apto para interpretar as mensagens estatísticas do seu dia a dia, compreender referências estatísticas em relatórios de pesquisa, além de planejar pelo menos uma análise estatística simples para um projeto de pesquisa sob sua responsabilidade.

4 ) Diferencie população e amostra?

População representa o agrupamento total de dados que descreve um determinado fenômeno de interesse individual. Existem diversos elementos que podem compor uma população, entre eles podem-se citar: pessoas, pesos, alturas, idades, etc. Já Amostra corresponde a parcela do todo. Costumam ser extraídas e analisadas quando o estudo envolve populações infinitas, que representam elementos que não podem ser contados.

5 ) Por que é mais barato coletar dados através de amostras?

A Amostra consiste em uma maneira de não estudar o conjunto como um todo, mas uma parte dele, sem que ocorra a perda das características essenciais da população, sendo assim uma forma mais barata de coletar esses dados.

6) Elabore um exemplo de população e de amostra (com aplicação na administração)

No caso de uma aplicação na administração pode se utilizar uma pesquisa para a abertura de uma nova filial em um certo local, onde seleciona-se uma população (local) e dessa coleta-se uma amostra (porcentagem), tendo opiniões sobre a abertura ou não de uma filial.

7) Quais são os requisitos de uma amostra?

Em Estatística, amostra é o conjunto de elementos extraídos de um conjunto maior, chamado População. Em conjunto constituído de indivíduos, acontecimentos ou outros estudos de um investigador.

Principal razão para se trabalhar com uma amostra:

1. A população é infinita, ou considerada como tal, não podendo, portanto ser analisada na íntegra;

2. Custo excessivo do processo de recolha e tratamento dos dados, como resultado da grande dimensão da população e da caracterização dos elementos;

3. Tempo excessivo do processo de recolha e tratamento dos dados, com obtenção de resultados;

4. Inacessibilidade a alguns elementos da população, por diversas causas.

Se a constituição da amostra obedecer a determinadas condições, a análise das características da amostra pode servir para se fazerem inferências sobre a população.

8) Como as amostras podem ser classificadas quanto ao seu número de constituintes?

A dimensão da amostra é significativamente inferior à dimensão da população, de forma a justificar a constituição da amostra.

A amostragem é, por sua vez, um conjunto de procedimentos através dos quais se seleciona uma amostra de uma população.

Podem-se dividir as técnicas de amostragem em vários tipos:

Amostragem probabilística: Procedimento em que todos os elementos da população têm uma probabilidadeconhecida e superior a zero de integrar a amostra;

Amostragem não probabilística: A escolha dos elementos da amostra é feita de forma não aleatória, existindo um procedimento de seleção dos elementos da população segundo critérios estabelecidos pelo pesquisador. Nenhum elemento qualquer pode fazer parte da amostra.

Amostragem intencional: Amostragem não probabilística subordinada a objetivos específicos do investigador.

Amostragem não intencional: Amostragem não probabilística regida por critérios de conveniência e/ou de disponibilidade dos inquiridos. Os três métodos de elaboração de uma amostra mais utilizados na ensino básico e secundários são: Amostragem aleatória, amostragem estratificada, amostragem sistemática.

9) Cite quais são as áreas da estatística?

A estatística possui duas subdivisões, a inferencial e descritiva.

10) Explique cada uma das áreas da estatística?

– Estatística Sétima Edição – Robert S. Witte e John S. Witte

A estatística possui duas subdivisões:

Estatística Descritiva: É a área mais antiga da estatística, tem uma série de ferramentas a serem utilizadas, como, tabelas, médias e gráficos, que tem o sentido de organizar e resumir informações em relação a um conjunto de observações existentes. São exemplos de ferramentas que organizam e resumem informações.

Estatística Inferencial: Característica como um produto do séc. XX que fornece uma série de ferramentas que permitem tirar conclusões gerais que extrapolam as observações existentes. As ferramentas utilizadas nos permitem um pequeno lote de observações existentes.

11) Por que a pesquisa mercadológica é importante para uma organização?

A pesquisa mercadológica é uma ferramenta de orientação para as decisões das empresas. Possibilita ao empreendedor a avaliação de seus potenciais fornecedores e serve para dimensionar o mercado, identificando o segmento de mercado mais lucrativo.

Ajuda a detectar novas tendências e avaliar a performance de seus produtos e serviços, detectando o volume que o mercado é capaz de absorver e a que preços poderão ser vendidos.

12) Por que uma amostra deve ser representativa da população?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com