TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise estatística de probabilidades

Projeto de pesquisa: Análise estatística de probabilidades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.349 Palavras (6 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 6

1.INTRODUÇÃO

Tendo em vista as transformações econômicas e sociais em curso, promovidas pelo processo de globalização será discutido neste trabalho os efeitos da globalização e sua relação com o emprego, do ponto de vista estatístico. As decisões tomadas pelos países desenvolvidos em comparação com as ações tomadas no Brasil. A influência das estatísticas em uma nova vertente de tomada de decisão, buscando o aprimoramento e desenvolvimento da mão de obra qualificada, e seus reflexos na economia atual em âmbito nacional.

2. A estatística por meio de análise de probabilidades pode ajudar as empresas a preverem cenários em seu planejamento

A estatística busca desenvolver e aperfeiçoar as técnicas para obter análises de informações assim permitindo o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento. Tendo por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidar, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas, a estatística vê a necessidade de coletar informações referentes a variáveis econômicas. Sendo que grande parte das informações provém de pesquisas e estudos estatísticos. Tais como índices da inflação, de emprego e desemprego, divulgados e analisados pela mídia. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, ao qual a Escola Nacional de Estatísticas está vinculada, é o órgão responsável pela produção das estatísticas oficiais que subsidiam estudos e planejamentos governamentais no país.

Eventos futuros estão longe de ser previstos no mundo dos negócios. Isto é especialmente destacado nas empresas de pequeno porte, que tendem a ter mais volatilidade do que as grandes empresas, novas sem um histórico comprovado de vendas e custos. Por esta razão, as distribuições de probabilidades pode ser uma grande ferramenta para estimar desenvolvimentos futuros e rentabilidade.

3. O uso da estatística seria restrito aos profissionais da área de matemática e estatística?

O mercado de trabalho atual demanda cada vez mais de profissionais que sejam capazes de tomar decisões de forma rápida e eficiente. Nessas tomadas de decisão, a estatística desempenha importante papel na obtenção de dados relevantes, em testes de hipóteses, estimação de parâmetros e interpretação dos resultados.

A importância desta aplicação é realçada por C. R. Rao:

“É experiência comum no mundo inteiro que nas indústrias onde os métodos estatísticos são explorados a produção aumentou em cerca de dez a cem por cento sem nenhum investimento adicional nem expansão industrial. Neste sentido, o conhecimento estatístico é considerado um recurso nacional. Não é surpreendente que um livro recente sobre invenções modernas liste o controle estatístico de qualidade como uma das grandes invenções tecnológicas do século vinte. De fato, raramente houve uma invenção tecnológica como o controle estatístico de qualidade, que é tão amplo em aplicações, mas tão simples em teoria, que é tão efetivo em resultados, mas tão fácil de adotar e que gera um retorno tão alto, mas requer um investimento tão pequeno.”

4. Porque os organizadores devem valorizar e se preocupar com o comportamento dos indivíduos no contexto laboral?

O fenômeno de globalização das economias e dos mercados vem trazendo uma tendência que arrasta para a convergência de gostos, de normas, de comportamentos, de expectativas, de padrões de qualidade e de desempenho, constituindo uma pressão suplementar para todas as organizações e empresas, independentemente do nível em que operam .

"O aumento significativo dos fluxos de comércio internacional, facilitados por tecnologias inovadoras de processamento de informação e de comunicação, tornou a dimensão ética da atividade empresarial uma das principais preocupações de gestores, políticos, pesquisadores e da sociedade em geral" (Robertson, Crittenden, Brady, & Hoffman, 2002).

"A tolerância perante os abusos de poder ou a exploração inadequada de recursos é cada vez menor e a concorrência entre empresas passa também pelo alcance social e ambiental dos seus resultados e da sua atividade" (Luce, Barber, & Hillman, 2001).

Estudos mostram que há uma valorização na questão da qualificação que o trabalhador vem recebendo nos últimos anos no Brasil. Apoiando -se em trabalhos de economistas que dizem que a crise de desemprego contemporâneo está diretamente refletida na necessidade de investimentos em formação profissional, questão determinante ao desenvolvimento econômico e o aumento dos postos de trabalho de alta qualificação profissional que é apontada como estratégia imprescindível para a inserção do país na economia globalizada.

5. Os aspectos culturais influenciam o comportamento humano no contexto das organizações?

Como a economia globaliza exige cada vez qualificação da mão de obra para lidar com os novos maquinários adequados à modernização das industrias. Estudos recentes, mostraram que países que investem em educação obtém avanços tecnológicos,sendo assim capazes de ocupar os novos cargos substituindo os que se tornaram obsoletos.

Segundo Freitas (1997), o comportamento humano nas organizações tornou-se, nas últimas décadas, objeto de estudo científico específico, orientado para a busca de melhor compreensão do mesmo e do termo “cultura organizacional” começou a ser utilizado. Com um novo cenário global, cada vez mais a busca-se incessantemente a excelência das organizações. Por um lado, permanecem as práticas gerenciais herdadas do passado que vem se perdendo em um mundo cheio de exigências por padrões de eficiência. Por outro, os modelos importados vem influenciando nos traços básicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com