TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos básicos do processo de comunicação

Seminário: Conceitos básicos do processo de comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2013  •  Seminário  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 2

Conceitos Fundamentais

Assédio moral – ocorre quando há um conjunto de condutas abusivas, frequentes e intencionais, usadas para constranger e desqualificar uma pessoa. Não se trata de uma simples situação de conflito ou estresse (Heloani, 2010).

Assertividade – se refere a conseguir expressar o que realmente se pensa ou se sente, ser honesto e autêntico, sem ser agressivo ou grosseiro.

Barreira à comunicação – qualquer distúrbio dentro do processo de comunicação que o interrompe ou interfere na transmissão de mensagens (Schermerhorn, 1999).

Canais de comunicação – forma pela qual a informação é transmitida, podendo-se citar: a conversa face a face, videoconferências, telefone, e-mails etc.

Comunicação – do latim communicatione, significa ato ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagens por meio de métodos e/ou processos convencionados, quer através da linguagem falada ou escrita, quer de outros sinais, signos ou símbolos, quer de aparelhamento técnico especializado, sonoro e/ou visual (Ferreira, 2004).

Comunicação eficiente – requer que as pessoas entendam sua mensagem, respondam a ela e, de preferência, na direção que você deseja ou espera.

Comunicação não verbal – é a comunicação realizada por meio de gestos, expressões faciais, posturas corporais, enfim, sem o uso exclusivo de palavras.

Comunicação verbal – é a comunicação realizada por meio do uso da linguagem falada ou escrita.

Críticas construtivas – críticas que possibilitam promover o desenvolvimento daquele que as recebe.

Críticas destrutivas – críticas que impedem ou dificultam o desenvolvimento daquele que as recebe.

Diferenças culturais – gestos e palavras podem ter significados diferentes para pessoas pertencentes a culturas diferentes, tanto dentro de um país quanto entre países ou continentes.

Distrações físicas – fatores que causam distração ou deslocam o foco de atenção do que se quer comunicar, como: barulho, interrupções etc.

Efeito de status – a diferença entre níveis hierárquicos ou sociais entre os interlocutores que pode dificultar a comunicação.

Empatia – conseguir se colocar no lugar do “outro”, tentar perceber e respeitar as razões e os sentimentos do “outro”, tentar entender uma situação ou um problema da perspectiva dele.

Feedback – no meio organizacional, utiliza-se o termo para designar uma atividade gerencial de oferecer orientações ou avaliações aos funcionários quanto ao seu comportamento e desempenho.

Problemas de semântica – diz respeito à escolha de palavras e expressões que tenham significado incompreensível ou desconhecido pelos receptores da informação.

Processo de comunicação – recursos envolvidos na atividade de transmitir e receber mensagens, compostos de: fonte: a origem da mensagem; codificação: a transformação da informação em um código que permita a transmissão; canal: a forma escolhida para transmissão da informação; decodificação: a transformação da mensagem recebida em informação compreensível para o receptor(pessoa a quem a informação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com