TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apts Estatistica conceito

Tese: Apts Estatistica conceito. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  Tese  •  1.166 Palavras (5 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 5

Conceito

O estudo da estatística baseia-se num conjunto de técnicas de pesquisas, uma análise da coleta de dados que juntamente com outros preceitos envolve o planejamento e desenvolvimento de experiências a serem realizadas através da coleta de dados, o processamento de informações e a dispersão das mesmas. Todo esse processo de desenvolvimento e de aperfeiçoamento permite que o estudo dessa técnica seja realizado com precisão, podendo-se estudar de forma apurada fatos, fenômenos, eventos e ocorrências nas mais variadas áreas de abrangência dessa ciência. Por tratar-se de uma ferramenta que auxilia no entendimento e na análise de grandes fatos e conjuntos de informações, esse estudo tem por objetivo o fornecimento de métodos e técnicas para seguirmos e entendermos de forma racional com algumas situações que podem não ser completamente verdadeiras.

Sem a estatística não poderíamos fazer pesquisas políticas, nem muito menos apresentar números na época de eleições, ou na contagem da população brasileira em relação ao desemprego anual, muito menos efetuarmos o controle de qualidade de grandes indústrias de abastecimento de energia, ou o controle de abastecimento de água da cidade. As empresas que mais utilizam a estatística e suas sondagens são as empresas especializadas em markentig, pois possuem o entendimento para tal estudo. De um modo geral ela pode ser apresentada como o conjunto de ferramentas que são utilizadas para recolher, apresentar, classificar e interpretar conjuntos de dados numéricos.

Atualmente o aumento do uso da estatística auxilia na necessidade de se realizar pesquisas e análises de forma real e objetiva, com base em conhecimentos específicos. Essa coleta de informações é confiável e capaz de fornecer através de dados elementos necessários para tomadas de decisão no mundo moderno. Dessa forma, a estatística possui ferramentas primordiais para que indústrias importantes e instituições de uma maneira geral consigam definir suas melhores metas, ajudando na avaliação e no desempenho e apontando os principais pontos que precisam ser melhorados, podendo ser empregada como instrumento básico para vários outros grupos de estudo.

Dentro desses preceitos, esse estudo possui duas grandes ramificações: descritiva e indutiva.

Indutiva: Baseia-se em resultados que se obtém através da análise de uma amostra da população, ajuda a estimar o local de onde os dados foram coletados. Através dela, podemos aceitar ou não algumas hipóteses que possam existir sobre informações da população, também através de análises de forma representativa dos dados.

Descritiva: São baseadas na coleta, descrição, organização e cálculo dos dados de maneira a demonstrar informações necessárias de forma explicativa e clara.

Área de abrangência da Estatística:

Algumas áreas de estudos existentes usam a aplicação da estatística como base. Dentre elas podemos citar: Controle de qualidade, Estatística populacional, Física, Pesquisa operacional, Análise de processos, Estatística Social, etc.

Aplicação em Administração:

A Análise da estatística em administração funciona como um importante instrumento para o diagnóstico de problemas de gerenciamento em diversos departamentos em uma indústria ou empresas de modo geral para que seja proposto um investimento mais atuante dentro do estabelecimento.

Na área de marketing ela é usada em vários tipos de pesquisas. Podemos citar a contagem de ligações para o SAC da empresa para reclamações quanto a propagandas e qualidades do trabalho oferecido.

Em Recursos Humanos também se pode utilizar tal ciência através de pesquisa com funcionários, como por exemplo, uma pesquisa sobre o plano de saúde oferecido pela empresa.

Na área produtiva auxilia no controle de qualidade, através de inspeções em máquinas e nos trabalhadores que as executam.

A administração pode desenvolver várias informações em todas as áreas, pois é uma ciência que busca as consequências em todas as organizações atuantes no mercado.

Tabela de Produtos e Pesos

A planilha destacada abaixo tem por sua finalidade a demonstração e informação sobre o peso médio de 100 pacotes de café torrado e moído embalados em pacotes de 500gramas pela empresa Café Moraes, que estão disponíveis para compra em supermercados e hipermercados de todo Brasil.

Solicitamos a pesagem dos mesmos em um Hipermercado localizado na cidade de Campinas na data de 13 de Setembro de 2.013, para amostragem da quantidade real que é oferecida aos consumidores que acreditam e confiam na marca que está no mercado há muitos anos.

As coletas foram feitas pelos quatro integrantes do grupo em um hipermercado de grande credibilidade, a análise se finalizou de acordo com a planilha abaixo:

Café Moraes

Embalagens com 500 gramas

Pacote Pesagem

1 495

2 495

3 495

4 495

5 496

6 496

7 496

8 496

9 496

10 497

11 497

12 498

13 498

14 498

15 498

16 498

17 498

18 498

19 499

20 499

21 499

22 499

23 499

24 499

25 499

26 500

27 500

28 500

29 500

30 500

31 500

32 500

33 500

34 500

35 500

36 500

37 500

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com