TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatistica conceito

Tese: Estatistica conceito. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  Tese  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A estatística encontra aplicações em quase todos os campos da atividade humana.

O Estado e a Sociologia têm necessidade de conhecer as populações por seus efetivos, por sexo, idade, estado civil, profissão, etc. O nível cultural de um povo pode ser indicado pela proporção dos que sabem ler e escrever, em relação ao total de habitantes e pelo número de alunos das escolas. Os serviços de metereologia, tão importantes para a navegação aérea e marítima, são essencialmente estatísticos, com seus estudos de temperaturas, pressões, quedas de chuva, umidade, ventos, etc. Na agricultura, a Estatística serve como orientador seguro, fornecendo informações sobre colheitas, rendimento das terras, valores da produção e outros. Na indústria e no comércio podem-se comparar produções e volumes de vendas em relação ao total por região, estudar a situação dos mercados e suas tendências.

A Estatística também presta grandes serviços à Biologia, a Geografia, também à História e a Informática, dentre muitas outras áreas importantes para a vida humana.

Conceito

Estatística é o conjunto de métodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos.

População e Amostra

Ao coletar os dados referentes às características de um grupo de objetos ou indivíduos, tais como as alturas e pesos dos estudantes de uma universidade ou os números de parafusos defeituosos, ou não, produzidos por uma fábrica em certo dia, é muitas vezes impossível ou impraticável observar todo o grupo, especialmente se for muito grande. Em vez de examinar todo o grupo, denominado população , examina-se uma pequena parte chamada amostra .

Uma população pode ser finita ou infinita. Por exemplo, a população constituída por todos os parafusos produzidos numa fábrica em certo dia é finita, enquanto a população constituída de todos os resultados (cara ou coroa) em sucessivos lances de uma moeda é infinita.

Se uma amostra é representativa de uma população, conclusões importantes sobre a população podem ser inferidas de sua análise. A parte da estatística que trata das condições sob as quais essas inferências são válidas chama-se estatística indutiva ou inferência estatística. Como essa inferência não pode ser absolutamente certa, a linguagem da probabilidade é muitas vezes usada, no estabelecimento das conclusões.

A parte da estatística que procura somente descrever e analisar um certo grupo, sem tirar quaisquer conclusões ou inferências sobre um grupo maior, é chamada descritiva ou estatística dedutiva.

Tipos de Variáveis

Variável é o conjunto de resultados possíveis de um fenômeno, e podem ser qualitativa ou quantitativa como nos exemplos abaixo:

para o fenômeno "sexo" são dois os resultados possíveis: sexo masculino e sexo feminino. ( qualitativa )

Para o fenômeno "número de filhos" há um número de resultados possíveis expresso em números naturais: 0, 1, 2, 3, ..., n; ( quantitativa )

Para o fenômeno "estatura" temos uma situação diferente, pois os resultados podem tomar um número infinito de valores numéricos dentro de um determinado intervalo.

Tabelas

Tabela é um quadro que resume um conjunto de observações.

Uma tabela compõe-se de:

corpo – conjunto de linhas e colunas que contêm informações sobre a variável em estudo;

cabeçalho – parte superior da tabela que especifica o conteúdo das colunas;

coluna indicadora – parte da tabela que especifica o conteúdo das linhas;

linhas – retas imaginárias que facilitam a leitura, no sentido horizontal, de dados que se inscrevem nos seus cruzamentos com as colunas;

casa ou célula – espaço destinado a um só número;

título – conjunto de informações, as mais completas possíveis,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com