TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatística Conceito

Trabalho Universitário: Estatística Conceito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito de Estatística

Estatística é a ciência que é responsável por coletar, organizar, analisar e interpretar dados para as mais diversas tomadas de decisões, onde podemos também considerar que são técnicas destinadas ao estudo quantitativo de fenômenos coletivos e empiricamente observáveis.

Para que venhamos entender melhor o conceito sobre estatística, devemos compreender alguns pontos importantes com clareza, como:

Dado estatístico: é o numero que mede a intensidade ou a característica de um fenômeno coletivo, o qual está sendo estudado.

Inferência: método para tirar conclusão sobre um fenômeno através de observações repetidas e com as mesmas condições.

Incerteza: Não há possível controlar todos os fatores que influenciam na observação de um fenômeno estatístico, há sempre um grau de incerteza sobre a veracidade dos resultados.

Teoria da Probabilidade: estatística é uma ciência sobre a incerteza.

Probabilidade estatística: São afirmações sobre a possibilidade de ocorrência de um fenômeno, desde que satisfeitas um conjunto de condições teóricas.

Fenômenos aleatórios: é um objeto de estudo da estatística, pois se referem a todos os fenômenos observáveis na natureza, tendo por suas características: repetição, variabilidade e não existe previsibilidade sobre a variação futura.

Conjunto de dados: onde há dois tipos de conjunto usados na estatística, sendo eles chamados de população e amostra. A população e uma coleção de todos os resultados, respostas, medições ou contagens que são de interesse, já amostra é um subgrupo de uma população.

O estudo da estatística tem duas ramificações consideráveis: estatística descritiva e estatística inferencial.

A estatística descritiva (dedutiva), nada mais é do que resumir as principais características em um conjunto de dados fazendo o uso de tabelas, gráficos e resumos numéricos.

Tabela de freqüência: serve para agrupar informações de modo que as mesmas possam ser analisadas, podendo ser de freqüência simples ou de freqüência em intervalos de classe.

Gráficos: dirigir a atenção do analista para alguns aspectos de um conjunto de dados.

Resumos numéricos: através dele, podemos levantar importantes informações sobre o conjunto de dados, sendo eles: a tendência central, variabilidade....

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com