TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade

Por:   •  10/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.051 Palavras (9 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 9

Faculdade

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGÓGIA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO DE REGÊNCIA EM SALA DE AULA

Taciane

Jaguaribe-Ce

2015

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado é o primeiro contato que um estagiário tem com o professor e aluno.

Realizei a minha observação na Creche Maria Miranda Maia localizada no Distrito de Nova Floresta situada à Rua Francisco Gomes da Silva,nº125,na sala de aula da turma de crianças de 04 anos, regida pela professora Josefa Robilênia Rodrigues da Silva e estão matriculados 21 alunos é uma a classe heterogênea tanto de cunho social como de cunho econômico, e as aulas são ministradas no seguinte horário de 07:00h as 11:00h,tendo um intervalo para o recreio e o lanche somente às 9:00 h por um período de 25 minutos, depois da merenda e da socialização dos alunos no pátio da escola as atividades em sala retorna às 9:30h. A observação ocorreu durante uma semana e durante este período de observação, tive uma visão mais aprofundada da realidade enfrentada pelos educadores e pelos educandos.

Lembrando que o Estágio de observação é o primeiro para um contato direto com os alunos e professores dentro de sala de aula, visto que, depois do estágio de observação ocorre o estágio de regência, onde iremos aplicar toda teoria e prática que foram discutidas durante o curso, e tentando ajudar o professor regente a encontrar um caminho mais fácil para driblar as dificuldades que os alunos vem a ter ao longo do período do estágio.

Essa etapa do estágio proporciona ao estagiário um contato mais direto com o ambiente escolar, fazendo com que conheça a organização e as dificuldades que a escola enfrenta, e dentre outras atividades como ministrar o conteúdo e aplicar as metodologias, participar do planejamento, observação como se dá a relação professor-aluno e professor-coordenação, as dificuldades de aprendizagem e de relacionamento dos alunos.

2-DESENVOLVIMENTO

2-1- Caracterização da escola.

A Creche Maria Miranda Maia localizada no Distrito de Nova Floresta situada à Rua Francisco Gomes da Silva, nº125, no distrito de Nova Floresta pertencente ao município de Jaguaribe-Ce, a mesma apresenta um quadro de profissionais sendo: 00 professores, 01 diretores- administrativo, 02 coordenadores pedagógicos, 000 auxiliares de serviços de apoio, 01 cozinheira e 000 professores de apoio. A instituição está inscrita no INEP sobre o número:23, a mesma oferece a modalidade Creche e Pré-escola. O seu funcionamento ocorre nos turnos: matutinos e vespertino.

Vejamos o quadro de matriculas do ano de 2014 de acordo com o INEP:

A escola atende crianças cujas famílias têm os mais variados níveis socioeconômicos, uma vez que são famílias sustentadas com trabalho informal principalmente da agricultura familiar e outras com trabalho formal de carteira assinada e outras que sobrevivem apenas com benefícios do governo federal.

2.2-O Trabalho Pedagógico

O trabalho pedagógico é desenvolvido a partir dos eixos temáticos propostos pela Secretaria de Educação do município, o que não impede que a unidade busque outros temas para serem trabalhados dependendo da necessidade e considerando o contexto socioeconômico no qual está a mesma se encontra inserida. O planejamento é executado de acordo com o calendário que é sugerido pela Secretaria de Educação Municipal, no qual o mesmo e conta com a participação da equipe técnica, professores e gestor para que possa ser colocado em prática.

2.3- A organização do ambiente físico

A sala de aula apresenta um ambiente bastante agradável visualmente para as crianças. Sendo a sala com informações através de gravuras, alfabeto animado, números relacionados com quantidade. Além de ser uma sala com ventilação adequada para as crianças.

2.4-Procedimentos adotados pela professora

É de nosso conhecimento que cabe ao professor regente desenvolver no ambiente de sala de aula, atividades que tenha o foco na socialização, interação e significação para as crianças. Além disso, a criança deve se sentir confiante em relação ao professor que o orienta, para que, dessa forma, educador e educando possam compartilhar de momentos que proporcionem ao aprendizado de ambos. Durante o período de estágio foi possível observar de que forma a relação professor/aluno acontece.

A observação foi iniciada a partir do momento que se enxerga a concepção da criança para com a educadora, como essa criança é vista, se é apenas como um ser social em desenvolvimento que é capaz de expressar sentimentos e opiniões sobre fatos e sobre as coisas que acercam ou apenas um “deposito” de informação.

Durante o período de observação da sala de aula em questão percebi que as crianças são estimuladas o tempo todo a se expressar, seja durante as conversas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com