TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS FUNDAMENTAIS

Tese: CONCEITOS FUNDAMENTAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  Tese  •  12.685 Palavras (51 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 51

Apostila de Estatística

Assunto:

CURSO DE

ESTATÍSTICA BÁSICA

Autor:

PROFº JOÃO GÓES

CURSO DE ESTATÍSTICA BÁSICA

CONCEITOS FUNDAMENTAIS____________________________________________________________1

1.1. INTRODUÇÃO

A Estatística pode ser encarada como uma ciência ou como um método de estudo.

Duas concepção para a palavra ESTATÍSTICA:

a) no plural (estatística), indica qualquer coleção consistente de dados numéricos, reunidos com a finalidade de fornecer informações acerca de uma atividade qualquer. Pôr exemplo, as estatística demográficas referem-se as dados numéricos sobre nascimentos, falecimentos, matrimônios, desquites, etc.

b) no singular, indica um corpo de técnicas, ou ainda uma metodologia técnica desenvolvida para a coleta, a classificação, a apresentação, a análise e a interpretação de dados quantitativos e a utilização desses dados para a tomada de decisões.

Qualquer ciência experimental não pode prescindir das técnicas proporcionadas pela Estatística, como pôr exemplo, a Física, a Biologia, a Administração, a Economia, etc. Todos esses ramos de atividade profissional tem necessidade de um instrumental que se preocupa com o tratamento quantitativo dos fenômenos de massa ou coletivos, cuja mensuração e análise requerem um conjunto de observações de fenômeno ou particulares.

1.2. ESTATÍSTICA

CONCEITO: é a ciência que se preocupa com a coleta, a organização, descrição (apresentação), análise e interpretação de dados experimentais e tem como objetivo fundamental o estudo de uma população.

Este estudo pode ser feito de duas maneiras:

• Investigando todos os elementos da população ou

• Por amostragem, ou seja, selecionando alguns elementos da população

DIVISÃO DA ESTATÍSTICA

- Estatística Descritiva: é aquela que se preocupa com a coleta, organização, classificação,apresentação, interpretação e analise de dados referentes ao fenômeno através de gráficos e tabelas além de calcular medidas que permita descrever o fenômeno.

- Estatística Indutiva (Amostral ou Inferêncial): é a aquela que partindo de uma amostra, estabelece hipóteses, tira conclusões sobre a população de origem e que formula previsões fundamentando-se na teoria das probabilidades. A estatística indutiva cuida da análise e interpretação dos dados.

O processo de generalização do método indutivo está associado a uma margem de incerteza. Isto se deve ao fato de que a conclusão que se pretende obter para o conjunto de todos os indivíduos analisados quanto a determinadas características comuns baseia-se em uma parcela do total de observações.

1.3. POPULAÇÃO

CONCEITO: é o conjunto, finito ou infinito, de indivíduos ou objetos que apresentam em comum determinadas características definidas, cujo comportamento interessa analisar.

A população é estudada em termos de observações de características nos indivíduos (animados ou inanimados) que sejam relevantes para o estudo, e não em termos de pessoas ou objetos em si. O objetivo é tirar conclusões sobre o fenômeno em estudo, a partir dos dados observados.

Como em qualquer estudo estatístico temos em mente estudar uma ou mais características dos elementos de uma população, é importante definir bem essas características de interesse para que seja delimitado os elementos que pertencem à população e quais os que não pertencem.

Exemplos:

1. Estudar os filhos tidos, tipo de moradia, condições de trabalho, tipo de sanitário. Números de quartos para dormir, estado civil, uso da terra, tempo de trabalho, local de nascimento, tipo de cultivo, etc., dos agricultores do Estado do Pará.

População: Todos os agricultores (proprietários de terra ou não) plantadores das culturas existentes no Estado do Pará.

2. Estudar a precipitação pluviométrica anual (em mm) na cidade de Belém.

População: Conjunto das informações coletadas pela Estação Pluviométrica, durante o ano.

4. As alturas dos cidadãos do Pará constituem uma população ou a população dos pesos desses cidadãos.

Divisão da população

- População Finita: apresenta um número limitado de elementos. É possível enumerar todos os elementos componentes.

Exemplos:

1. Idade dos universitários do Estado do Pará.

População: Todos os universitários do Estado do Pará.

- População Infinita: apresenta um número ilimitado de elementos. Não é possível enumerar todos os elementos componentes.

Entretanto, tal definição existe apenas no campo teórico, uma vez que, na prática, nunca encontraremos populações com infinitos elementos, mas sim, populações com grande número de componentes; e nessas circunstâncias, tais populações são tratadas como se fossem infinitas.

Exemplos:

1. Tipos de bactérias no corpo humano

População: Todas as bactérias existentes no corpo humano.

2. Comportamento das formigas de certa área

População: Todas as formigas da área em estudo.

1.4. AMOSTRAGEM

É a coleta das informações de parte da população, chamada amostra (representada por pela letra “n”), mediante métodos adequados de seleção destas unidades.

1.5. AMOSTRA

É uma parte (um subconjunto finito) representativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 50 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com