TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS GERAIS DE ESTATÍSTICAS. DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA

Projeto de pesquisa: CONCEITOS GERAIS DE ESTATÍSTICAS. DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 4

1ª ETAPA: CONCEITOS GERAIS DE ESTATÍSTICA. DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS.

2 ª ETAPA: DESCRIÇÃO DE DADOS: MEDIDAS DE POSIÇÃO. MEDIDAS DE VARIAÇÃO.

INTRODUÇÃO

Vamos abordar nesse trabalho conceitos gerais de estatística e a distribuição de freqüência, tendo como intuito principal conhecer os tipos de medidas de tendência central e, realizar. Uma análise das medidas obtidas a partir dos dados colhidos pelo grupo.

Desenvolvimento

Histórias da estatística

A origem da palavra Estatística está associada à palavra latino STATUS (Estado). Há indícios de que 3000 anos A.C. já se faziam censos na Babilônia, China e Egito e até mesmo o 4o. Livro do Velho Testamento faz referência à uma instrução dada a Moisés, para que fizesse um levantamento dos homens de Israel que estivessem aptos para guerrear. Usualmente, estas informações eram utilizadas para a taxação de impostos ou para o alistamento militar. O Imperador César Augusto, por exemplo, ordenou que se fizesse o Censo de todo o Império Romano.

A palavra Estatística foi cunhada pelo acadêmico alemão Gottfried Achenwall (1719-1772), que foi um notável continuador dos estudos de Hermann Conrig (1606-1681). A escola alemã atingiu sua maturidade com A. L. Von Schlosser (1735-1809), mas sempre com ideias diferentes daquelas que fundamentaram a Estatística Moderna. Com algum exagero, pode-se dizer que o seu principal legado foi o termo "STAATENKUNDE", que deu origem à designação atual. Na Enciclopédia Britânica, o verbete "STATISTICS" apareceu em 1797.

Estatísticas descritivas

É a parte da Estatística que procura somente descrever e avaliar um certo grupo, sem tirar quaisquer conclusões ou inferências sobre um grupo maior.

A Estatística Descritiva pode ser resumida nas seguintes etapas:

Definição do problema:

Planejamento

Coleta dos dados

Critica dos dados

Apresentação dos dados

Tabelas

Gráficos

Descrição dos dados

Em estatística descritiva teremos, portanto dois métodos que podem ser usados para a apresentação dos dados: métodos gráficos (envolvendo apresentação gráfica e/ou tabular) e métodos numéricos (envolvendo apresentações de medidas de posição e/ou dispersão).

Apresentação gráfica e tabular.

Os gráficos constituem uma das formas mais eficientes de apresentação de dados. Um gráfico é, essencialmente, uma figura constituída á partir de uma tabela, pois é quase sempre possível locar um dado tabulado num gráfico.

Enquanto as tabelas fornecem a ideias mais preciosas e possibilitam uma inspeção mais rigorosa aos dados, os gráficos são mais indicados em situações que objetivam dar uma visão mais rápida e fácil a respeito das variáveis ases quais se referem os dados.

Histograma

Um histograma é uma ferramenta de análise e representação de dados quantitativos, agrupados em classes de frequência que permite distinguir a forma, o ponto central e a variação da distribuição, além de outros dados como amplitude e simetria na distribuição dos dados.

Medidas de posição e de dispersão.

Dados estatísticos úteis para resumir, de modo bastante conciso, as informações, contidas em conjunto de dados. Estatística, nesse contexto, significa alguma quantidade numérica cujo valor é determinado pelos dados.

Medidas de Posição.

Serão apresentadas algumas estatísticas usadas para descrever o centro de um conjunto de dados.

Média Aritmética

Suponha termos um conjunto de n valores numéricos x1, x2, ...,xn. A média aritmética desses valores será dada por:

μ: Média aritmética populacional.

∑: Somatório.

x: entrada quantitativa.

n: Entrada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com