TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Canudo Mágico - Experiência de física

Por:   •  29/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 2

,[pic 1]

Eletrização por Atrito

(Experiência do Canudo)

Nomes dos integrantes: Samuel de Oliveira, João dos Santos, Marlon Pakulski e Victor Reinheimer

Turma: 232

Professor (a): Juliane Priscila

Introdução

O presente relatório irá explicar a experiência do canudo em: como e porquê o objeto fixa em uma superfície após entrar em atrito com o  papel higiênico.

Objetivo

     O objetivo a ser alcançado foi fazer com que o canudo fixa-se em uma superfície  neutra após atritá-lo com o papel higiênico para que perdesse seu número de elétrons e ficasse neutro, ocorrendo à chamada eletrização por atrito.

     

Materiais utilizados

     Canudos, papel higiênico e alguma superfície.

Procedimento experimental

     Foi utilizado um canudo sanfonado, onde o mesmo friccionado contra o papel, atraiu os elétrons da superfície a qual foi anexado. Caso o canudo não tivesse sido agitado, ele não teria fixado na superfície lisa da parede.

Resultados e Análises

     Como toda a matéria é formada por átomos, os átomos por sua vez são feitos de Prótons e Nêutrons no núcleo com pequenos Elétrons girando ao redor. Os prótons tem carga elétrica positiva, e os Elétrons tem carga elétrica negativa, por isso os Elétrons são atraídos pelos Prótons e ficam em suas órbitas. Cargas de sinais diferentes se atraem, cargas de sinais iguais se repelem.

     Embora os Prótons sejam muito mais pesados do que os Elétrons eles possuem a mesma quantidade de carga. Alguns Elétrons giram mais longe do núcleo do que outros, esses mais internos dificilmente são arrancados de suas órbitas, seria necessário muita energia para fazer isso. Mas os Elétrons que giram em órbitas mais externas dependendo do material podem ser facilmente arrancados com a proximidade de outros materiais.

Conclusão

     O papel e o canudo inicialmente ambos possuem a mesma quantidade de Prótons e de Elétrons, as cargas positivas dos Prótons anulam as cargas positivas dos Elétrons que estão na mesma quantidade e ambos ficam neutros. Então quando atritamos o canudo estará arrancando Elétrons do papel, o papel acaba ficando com mais Prótons do que Elétrons e assim ficando mais positivo.

     O canudo por fim acaba ficando com mais Elétrons do que Prótons e assim ficando negativo e assim quando aproximamos o canudo de uma superfície que também está neutra inicialmente, ou seja contém a mesma quantidade de Prótons e Elétrons, os Elétrons acabam sendo repelidos pelos Elétrons do canudo e aquela região da superfície fica então positiva atraindo o canudo e fixando-o.

Referência bibliográfica

https://www.youtube.com/watch?v=AtvQgPaaiMQ – Acessado em 05/08/2019

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (133.8 Kb)   docx (71.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com