TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compreender e aplicar estatísticas na vida cotidiana

Seminário: Compreender e aplicar estatísticas na vida cotidiana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Seminário  •  2.324 Palavras (10 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1. Introdução................................................................................................................. 02

2. Conceito de Estatística............................................................................................... 03

3. Uma ferramenta multidisciplinar............................................................................... 05

4. Pesagem dos pacotes de café.................................................................................... 07

5. Estatística Descritiva................................................................................................. 08

6. Interpretação estatística dos resultados obtidos......................................................... 11

7. Relatório final........................................................................................................... 12

8. Conclusão................................................................................................................. 13

9. Bibliografia............................................................................................................... 14

INTRODUÇÃO

Este trabalho consiste em entendermos e aplicarmos a Estatística nas mais diversas situações. A elaboração deste trabalho permitirá a nós estudantes adquirirmos um pouco mais de conhecimento sobre esta ciência. No cotidiano, a Estatística está presente na maioria das coisas que fizemos. Ex.: quando discutimos com um amigo sobre quantas vezes nosso time de futebol ganhou uma partida fora de casa no campeonato, isto é estatística. Toda vez que comparamos números de alguma coisa ou ocorrência, isso é estatística e assim por diante. Portanto, o que queremos obter com esta ATPS é um maior aprofundamento dessa matéria que é tão importante para nossas vidas. O desafio imposto virácontribuir ainda mais para o nosso aprendizado. A estatística fornece ferramentas importantes para definição de metas, avaliando o desempenho e identificando os pontos fracos de cada funcionário, atuando na melhoria de seus processos dentro das empresas e instituições, solucionando vários problemas práticos em varias áreas do saber.

As etapas a seguir mostrarão em detalhes e em pesquisas o desempenho desse trabalho. Esperamos aprender muito com elas para um melhor desempenho no semestre que segue.

CONCEITO DE ESTATÍSTICA

Estatística, é um conjunto de técnicas e métodos que para sabermos trabalhar com diversas situações, em varias área de conhecimento, para ajudar as nossas atividades do dia a dia, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações.

O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas permitem o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas, como os dados estatísticos é fácil fazer uma analise de desempenho e identificar pontos fortes e fracos de um individuo, sendo assim podendo trabalhar nas áreas que será necessário a melhoria.

Os conceitos estatísticos permitem identificar situações críticas, e atua no controle do desempenho, pois atua como uma ferramenta de estudo, como por exemplo na área da medicina os seus resultados para saber a

evolução e acompanhar os resultados de pessoas que possuem uma certa doença. O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas permitem o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos em diversas áreas, pois o seu objetivo é fornecer técnicas e métodos para nos ajudar com as situações incertas.

Os índices da inflação, de emprego e desemprego, mortalidade, criminalidade divulgados e analisados pela mídia é um exemplo de aplicação da Estatística no nosso dia a dia, e fornece informações importantes para as empresas e instituições para estarem melhorando os índices, planejando melhor suas metas, e adequando cada vez mais para obter maiores desempenhos, identificando assim os pontos fortes de fracos, podendo encontrar uma solução mais eficaz.

Na sociedade moderna trabalha com todos os meios de comunicação que nos fornecer grandes informações com modelos estatísticos como gráficos, tabelas, diagramas entre outros; no meio empresarial não é diferente, pois sempre utiliza dados estatísticos como ferramenta comercial.

Por meio de coleta de dados, podemos conhecer a realidade geográfica e social, os recursos naturais, humanos e financeiros disponíveis, as expectativas da comunidade sobre a empresa, e estabelecer suas metas, seus objetivos com maior possibilidade de serem alcançados a curto, médio ou longo prazo.

A estatística atuará para a escolha de técnicas mais favoráveis para o controle de qualidade de um determinado produto ou serviço, e até mesmo os possíveis resultados de lucro ou de perda.Tudo que se planejou, precisa ficar registrado, documentado para evitar esquecimentos.

Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP) em uma indústria de fundição do Norte Catarinense – Resumo Teórico.

No conceito de controle estatístico de processo (CEP), em um produto considerado como estratégicos pela empresa, é possível identificar a maior qualidade a ser percebida por parte do consumidor.

Por esse produto já estar consolidado no mercado, sendo inclusive tradicional na fundição da empresa. Um dos aspectos em que é medida sua qualidade é através de sua dureza, ou seja, de seu grau de resistência à tração, tendo como unidade de medida o Mega Pascal (Mpa).

O processo de avaliação da qualidade das unidades produzidas requer um teste destrutivo do corpo de prova. O mesmo exige que o bloco seja cortado, para que se retire a prova que serão sinados e em seguida submetidos a tração com limite mínimo de especificação de 230 Mpa.

A coleta de amostras é unitária. Outros aspectos adotam este tipo de amostragem é o fato das grandes dimensões do bloco, o que dificulta seu manuseio, além do fato de que ele

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com