TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A função simbólica do jogo na vida cotidiana da criança

Artigo: A função simbólica do jogo na vida cotidiana da criança. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  Artigo  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 2

O jogo simbólico , também conhecido como brincadeira do faz-de-conta, é a atividade lúdica em que a criança explora a imaginação e os recursos disponíveis para criar e recriar a realidade, ao mesmo tempo em que criam e recriam suaidentidade. Dar à criança tempo para brincar e recursos que ampliem sua imaginação, como brinquedos, fantasias, fantoches, livros e blocos de montar, é muito importante, principalmente na educaçãoinfantil. Através da brincadeira de faz-de-conta a criança pode representar diferentes de papéis sociais, expressar suas necessidades, medos, desejos e sonhos. É a oportunidade para desenvolverem a identidade, o auto-conhecimento, a imaginação, a socialização e a psicomotricidade.

Este artigo teve como objetivo principal mostrar que o lúdico faz parte do cotidiano da criança, e bem empregado auxilia o ensino fundamental. Aliado a isto a utilização de jogos educacionais e brinquedos pedagógicos podem despertar ainda mais o interesse dos alunos.

Cabe ressaltar que, não pretendemos nenhum momento substituir o professor, e sim agregar valores e servir de apoio a praticas pedagógicas. Despertar a motivação nos alunos através da atividade lúdica, brincadeiras, oficinas e leituras.

Foram executadas algumas brincadeiras previstas no projeto com um bom êxito, vale destacar que alguma meta depende de um espaço próprio e fixo para executá-los.

Futuramente, ao criar o ambiente, pretende-se implantar o projeto na integra para melhor atender as crianças e ainda deixar um ambiente cooperativo e participativo com a colaboração dos professores e estagiários intensificando a aprendizagem e as brincadeiras.

Acreditando no trabalho com atividades lúdicas através do quais as crianças aprendem e administrar o tempo e construir os conhecimentos através de interações com o meio físico e social em que vive.

A criança passa por processo de crescimento, nas características evolutivas do desenvolvimento infantil, respeitando as necessidades, curiosidades e interesses em cada faixa etária. È possível o professor se soltar e trabalhar as disciplinas associando ao lúdico, de forma que o aluno perceba a importância de levar os estudos com mesmo prazer. As atividades lúdicas têm a função de educar com alegria e satisfação, e traz descontração e entretenimento e as motivar a aprender.

Ao trabalhar este Artigo as acadêmicas aprenderam um pouco o que é ser um professor na pratica, ainda ser humano nos quesitos de entender os alunos e se colocar a disposição dos mesmos. A trocar de experiências entre as acadêmicas e os alunos foi de grande valia para nosso aprendizado e para a vida. Esperamos dar continuidade aos estudos e até uma especialização futura.

Ao realizar um trabalho com amor e dedicação naquilo que se propôs á fazer, terá bons resultados pra todos envolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com