TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos gerais de estatísticas

Pesquisas Acadêmicas: Conceitos gerais de estatísticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina

Unisul

Conceitos gerais de estatísticas

Aluno: ###

Probabilidade e Estatística

Prof: --------

17/03/2014

Tubarão

1. Introdução

Na sociedade atual em que se valoriza cada vez mais a rapidez e a agilidade de informações, a Estatística se torna uma disciplina muito importante. Diferentes áreas do conhecimento, como a Educação, as Engenharias, a Matemática, dentre outros, utilizam a Estatística para fazer inferência, tomar decisões e fazer previsões, a partir de dados numéricos.

2.1. Conceito estatístico de população

As medidas e contagens em estatística, para terem sentido, devem ser limitadas a certo grupo ou conjunto de objetos que é chamado, em estatística, de população. Dependendo do número de elementos pode ser:

População finita: nesses casos o número de elementos de um grupo não é muito grande, a entrevista e a análise das informações devem abordar a todos do grupo. Por exemplo: As condições das escolas particulares na cidade de Goiânia. Se observarmos o grupo chegaremos à conclusão de que o número de escolas particulares em Goiânia é considerado finito.

População infinita: o número de elementos nesse caso é muito elevado, sendo considerado infinito. Por exemplo: A população da cidade de São Paulo.

2.2. Amostra

Uma amostra é uma parte de um todo ou agregado. Especificamente, é uma parte de uma população estatística que foi selecionada ao acaso e é usada como base para fazer estimativas e tirar conclusões com relação a uma população.

É praticamente impossível medir-se todos os valores de uma grandeza (por exemplo: determinar o peso de todos os homens do mundo com 40 anos de idade). Assim, utilizam-se os dados de uma única experiência. Estes dados constituem uma amostra extraída de toda a população possível de se medir.

Os três métodos de elaboração de uma amostra mais utilizados são:

Amostragem aleatória: todos os indivíduos da população têm uma mesma probabilidade de serem selecionados.

Amostragem estratificada: selecionam-se aleatoriamente os grupos em vez dos indivíduosAmostragem sistemática: a seleção é feita por uma regra ou um teste padrão aplicado à população.

O Erro amostral ou variabilidade amostral é a diferença entre a estimativa da amostra e o parâmetro da população. Decorre da própria noção de amostra. Quando se recolhe uma amostra, alguma coisa se perde da população de onde foi retirada.

2.3. Dados primários e secundários

Dados primários são aqueles que ainda não foram antes coletados. Eles são pesquisados com o objetivo de atender às necessidades específicas da pesquisa em andamento. Pesquisas, entrevistas, observação e grupos de foco são os métodos mais comuns de realização de pesquisa primária. Sua pesquisa primária pode ser quantitativa ou qualitativa.

Em pesquisa quantitativa como a investigação números impressionantes que pode ser colocado em uma planilha do Excel. As pesquisas são uma forma comum de pesquisa quantitativa. A pesquisa qualitativa é usada para em profundidade de sondagem em inerentemente não quantificáveis sujeitos, Entrevistas, observações e grupos de discussão são normalmente utilizados em pesquisas qualitativas.

Dados secundários são informações já existentes que são utilizadas - tabuladas e analisadas - com o objetivo de complementar novas investigações. Tais dados podem ser coletados em diversas fontes e/ou publicações,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com