TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crescer Ou Nao Crescer, Eis A Questao

Artigos Científicos: Crescer Ou Nao Crescer, Eis A Questao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  1.534 Palavras (7 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 7

Crescer ou não crescer, eis a questão.

LONDRINA, 2014

SUMARIO

1. TEMA...............................................................................................................5

2. OBJETIVO.......................................................................................................5

3. DESENVOLVIMENTO.....................................................................................5

3.1 Histórias da empresa.....................................................................................5

3.2 Crescer ou não crescer..................................................................................7

3.3 A decisão.......................................................................................................8

4. CONCLUSÃO................................................................................................10

5. REFERENCIAS.............................................................................................11

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo geral compreender e aplicar os conteúdos estudados nas disciplinas do semestre em situação vivencial, promovendo a interdisciplinaridade e a integração entre teoria e pratica conforme orientação dos professores.

Tendo a seguinte estrutura, 3.1 discrição do caso discutido, onde esta apontados pontos relevantes e serem analisados; 3.2 o ponto fundamentar e a duvida que envolve toda a discussão que é o crescer ou não; 3.3 a decisão tomada pelo presidente e pai.

Os métodos utilizados foram pesquisa bibliográfica, observação e pesquisa de dados secundários. A pesquisa bibliográfica envolveu revisão bibliográfica sobre o tema abordado. Assim sendo, para Galliano:

A pesquisa bibliográfica é a que se efetua tentando resolver um problema ou adquirir novos conhecimentos a partir de informações publicadas em livros e documentos similares (catálogos, folhetos artigos, etc.). Seu objetivo é desenvolver, recolher e analisar as principais contribuições teóricas sobre um determinado fato, assunto ou ideia (1979, p.109).

1. TEMA: Crescer ou não crescer, eis a questão.

2. OBJETIVO: Aplicar os conteúdos estudados nas disciplinas do semestre em situação vivencial, promovendo a interdisciplinaridade e a integração entre teoria e pratica conforme orientação dos professores.

3. DESENVOLVIMENTO: As discussões teóricas visam aprofundar e melhorar nosso entendimento sobre tudo o que esta englobada no processo gerencial de uma empresa.

3.1. Histórico da empresa:

A Fazenda São Pedro é uma tradicional fazenda do in¬terior paulista e está localizada no município de Ser¬tãozinho na região de Ribeirão Preto. A fazenda tem 800 alqueires paulistas (1.936 hectares) de extensão territorial.

A mesma pertence à família Azevedo.

É uma propriedade modelo na região e em todo país pela sua alta pro-dutividade em várias culturas. Seus proprietários escolhe¬ram como principal cultura a laranja, que já teve seu período de alta prosperidade no Brasil. O alto investimento em tecnologia realizado pelos grandes concorrentes internacionais do Brasil e a criação de um oligopólio na compra do fruto para a transformação em suco não permiti¬rão um aumento no valor da caixa colhida da laranja.

Oligopólio é um sistema que faz parte da economia política que caracteriza um mercado onde existem poucos vendedores para muitos compradores.

Para compensar o baixo preço pago pelas empresas produtoras de suco, os proprietários da Fazenda São Pedro resolveram investir em um novo negócio: a venda no varejo de suco de laranja pronto para be¬ber.

Segundo Kotler (2000, p. 540),

Todas as atividades de venda de bens ou serviços diretamente aos consumidores finais são definidas como varejo. O local onde os produtos ou serviços são vendidos ou realizados pode ser em lojas, rua ou residência do consumidor. Da mesma forma, todas as maneiras pela qual estes bens ou serviços são vendidos estão incluídas no conceito de varejo (retalho), seja através de venda pessoal, correio, telefone ou máquina automática.

A fazenda Sao Pedro de produtora de laranja passou a ser também fábrica de suco.

A Fazenda São Pedro foi herdada nos anos 60, após o falecimento do Sr. Fernando Azevedo, por Oswaldo Azevedo, seu filho. Fernando transformou a proprie¬dade em uma das mais conhecidas no Brasil e no mundo durante a incrível época do café. Esta fazenda chegou a ser visitada até pelo presidente Getúlio Var¬gas em seu último mandato, motivo de muito orgulho e assunto preferido nas “prosas” do Sr. Fernando.

Oswaldo Azevedo tem dois filhos: José, mais velho, Desde pequeno trabalhou com o pai na proprieda¬de e aprendeu todos os segredos de como administrar bem uma fazenda, formou-se em Administração de Empresas em Ribeirão Preto e logo assumiu a admi¬nistração financeira dos negócios. João, tres anos mais novo que José estudou em São Paulo, optou por Administração de Empresas, mas seu negócio era a área comercial. Formou-se e depois trabalhou em muitas empresas multinacionais e nacionais de gran¬de porte na região de São Paulo, após um tempo por motivos pessoais João volta para trabalhar com o pai e com o irmão na Fazenda, trazendo com ele um plano para tornar a Fazenda São Pedro uma fabricante de suco de laranja pronto para beber. O produto seria vendido nos principais canais de varejo da região, o plano consistia também na criação de uma marca forte, símbolo de suco natural: a Fazenda São Pedro.

Em 1995, foi lançado através de um grande evento na cidade de Ribeirão Preto o produto Suco de Laran¬ja pronto para beber, em pouco tempo o suco Fazenda São Pedro já ocupava lugar de destaque nas gôn¬dolas refrigeradas dos principais supermercados da região. O suco foi vendido inicialmente em caixas do tipo “tetra-pack” nos tamanhos 1 e 2 litros.

Assim formou-se a marca Fazenda São Pedro que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com