TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crescer Ou não Crescer Eis A Questao

Trabalho Escolar: Crescer Ou não Crescer Eis A Questao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  3.570 Palavras (15 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 15

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS 1° SEMESTRE

JEISEMIELLY DOURADO SOUSA

CRESCER OU NÃO CRESCER, EIS A QUESTÃO.

Marabá-PA

2014

JEISIMIELLY DOURADO SOUSA

Crescer ou não crescer, eis a questão.

Trabalho apresentado em requisito a produção

textual individual relativa ao 1° semestre

Portfólio para as

Disciplinas de:

Ética, politica e Sociedade.

Marcia Basto de Almeida

Modelos de Gestão

Karen Hiramatsu Manganotti

Economia

Wilson Salvalagio

Gestão de pessoa

Mônica Maria

Da universidade do norte do Paraná

Marabá – Pa

SUMARIO

1 INTRODUÇAO¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬_______________________________________________ 4

Seção 1¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬_______________________________________________________ 5

Seção 2_______________________________________________________ 6

Seção 3_______________________________________________________ 7

Conclusão_____________________________________________________ 8

Referencias____________________________________________________ 9

4

O objetivo deste trabalho é analisar o estudo da case que se refere à empresa familiar “Sucos Fazenda São Pedro” que estar em um período de uma importante decisão: crescer ou não crescer. O proprietário da fazenda é o senhor Osvaldo, e que deve tomar uma decisão que tem como opiniões e pontos de vista diferentes de seus dois filhos. Eles são profissionais qualificados e capacitados, porem suas opiniões são diferentes quanto á expansão dos negócios da empresa. Para João a expansão da empresa é um negocio, mas para José essa expansão não é uma boa ideia, pois pode por em risco tudo o que a fazenda São Pedro conquistou ao longo dos anos.

Portanto analisa se sobre as propostas de João e José em seus lados bons e ruins, e apresentando as decisões que serão tomadas pelo dono da fazenda.

5

Para os responsáveis das fazendas os irmãos João e José, apresentam posições e estratégias bem diferentes um do outro. Para João: A marca da fazenda só tem um caminho pela frente o crescimento através da expansão da capacidade de produção e a comercialização do suco da fazenda São Pedro, na região da grande São Paulo.

E a expansão da capacidade de produção, pode se realizar através de algumas diferentes alternativas, pro um pequeno crescimento da capacidade de produção pelo aumento das maquinas, números de funcionários, terceirização, mudanças tecnológicas. Para João a melhorias técnicas no suco criaria transformações técnicas no produto, que acredita ser necessário.

A escolha da região da grande São Paulo é pelo fato de ser próxima a Ribeirão Preto e tem bom poder aquisitivo para José: não precisa da expansão para outra região, ele apresentou dois planos um para a eficiência na fabrica e outro para redução dos custo. No plano de melhoria de eficiência na fabrica, ele falou sobre a necessidade da compra de novas maquinas, no lugar das antigas maquinas, com isso não haverá aumento de produtividade, mas baixaria custos para a melhor utilização das matérias primas, e com isso diminuiria o numero de funcionários. E o plano de redução de custos, não envolveria somente a fabrica com a demissão de operários, mas também envolveria a estrutura comercial, com a demissão de alguns gerentes de vendas, e a contratação de profissionais mais jovens com salários iniciais menores.

Os valores na relação empresa cliente estão claros, pois a relação da fazenda com seus clientes lhe propuseram confiabilidade do seu produto e a conquista da região, pela qualidade do produto. O suco da fazenda São Pedro, já ocupava lugar de destaque nos principais supermercados da região, como a marca da empresa é uma patente alta e forte teve grande expansão local e principalmente as negociações com os supermercados e as multinacionais.

O modelo organizacional,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com