TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crescer Ou não Crescer Eis A Questao .

Trabalho Escolar: Crescer Ou não Crescer Eis A Questao .. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2014  •  2.082 Palavras (9 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 9

TRABALHO DE ESTRATEGIA ORGANIZACIONAL

SUCOS FAZENDA SÃO PEDRO – CRESCER OU NÃO CRESCER, EIS A QUESTÃO.

Introdução:

O objetivo deste trabalho e o estudo de caso, na qual se refere a empresa familiar ´´Sucos Fazenda São Pedro `` , onde estão passando por um momento de grande decisão, crescer ou não crescer eis a questão. O proprietário da fazenda Senhor Oswaldo está indeciso por conta das diferentes opiniões de seus dois filhos João e José. Os dois são profissionais qualificados, ambos formados em Administração de Empresas. Joao tem a ambição de crescimento e comercialização do suco Fazenda São Pedro em outra região, além de Ribeirão Preto. Já José, tem em mente que não gostaria da expansão, mas sim no aumento da qualidade e controle de custos, para manter a margem de lucro sempre favorável.

Analisaremos a seguir a proposta de cada um, apresentando os pontos negativos e positivos ajudando Senhor Oswaldo a tomar a melhor decisão.

Desenvolvimento:

A decisão de crescer para qualquer empresa pode parecer, muitas vezes, uma decisão mais fácil do realmente é.

Existe um momento na vida de uma instituição comercial que obtém sucesso em seus primeiros anos de existência, em que uma parada estratégica é necessária para se pensar o que deve ser feito: crescer ou não. Se a decisão é crescer, a dúvida é como.

A fazenda São Pedro se caracteriza como tal por ser constituída há mais de duas gerações por membros de uma mesma família e por esse fato apresenta aspectos positivos e negativos. Dentre os positivos podemos citar: funcionários interessados e comprometidos com o desenvolvimento da empresa, sistema de decisões rápidas e quanto aos pontos negativos destaca-se a falta de planejamento a médio e longo prazo e a falta de preparação profissional.

Felizmente, dos pontos negativos apontados, a empresa Fazenda São Pedro tenta se desvencilhar já que os dois filhos do Senhor Oswaldo (atual administrador) tiveram ótima formação em Administração de Empresas e que ocupam respectivamente cargos na área financeira e comercial. Quanto à falta de planejamento a médio e longo prazo parece-nos que também não faltam intenções de mudanças.

Os dois filhos do Senhor Oswaldo têm características diferentes, pois ao mesmo tempo em que José prefere manter-se longe de mudanças significativas, João é aventureiro e gosta de arriscar-se em novos mercados visando à expansão da empresa.

Para João, a marca Fazenda São Pedro só tem um caminho a seguir: o crescimento através da expansão da sua capacidade de produção e a comercialização do suco de laranja pronto para beber Fazenda São Pedro na região da Grande São Paulo.

A expansão da capacidade de produção poderia se dar, segundo o diretor comercial, através de algumas diferentes alternativas: simples crescimento da capacidade de produção através do aumento de máquinas e número de funcionários, terceirização da produção do suco a ser vendido em uma planta mais próxima à nova região e mudança tecnológica na planta de Sertãozinho para buscar mais capacidade e eventuais melhorias técnicas no suco.

João prefere a última alternativa, pois esta propiciaria mudanças técnicas no produto, que ele acredita serem necessárias. Mudanças na embalagem e na composição do suco. A região da Grande São Paulo foi escolhida por ser uma área com excelente poder aquisitivo e por sua proximidade física com Ribeirão Preto.

A ideia de João é comercializar o produto nessa região através dos mesmos

Canais que utiliza em Ribeirão Preto – supermercados – e através de um novo canal: entrega domiciliar. A ideia é contatar pequenos distribuidores locais para fazerem a distribuição de sucos diariamente na casa dos clientes cadastrados. Estes pagariam mensalmente a compra.

Além disso, o executivo da área comercial da Fazenda São Pedro apresentou um plano de comunicação integrada para o lançamento do produto na nova região. Este plano contempla um grande evento de lançamento; propaganda nos meios rádios, jornal e revista; assessoria de imprensa; promoção de vendas, merchandising e Internet. O plano de João também inclui a abertura de um novo escritório da empresa na cidade de São Paulo e a contratação de um diretor, dois gerentes e quatro assistentes para esse novo escritório.

Para José, o que foi apresentado por João não passa de uma ideia que irá colocar tudo o que foi construído pela Fazenda São Pedro em risco. Segundo seu pensamento, não seria bom negócio para a Fazenda São Pedro sair dos seus limites de atuação: a região de Ribeirão Preto. Nessa região a marca é conhecida e está “em casa”, principalmente no que diz respeito às negociações com os principais supermercados que atuam por lá.

Mesmo os de marcas multinacionais priorizam em suas negociações o Suco Fazenda São Pedro, por saberem que é só colocar o produto na gôndola que ele irá girar.

José apresentou um plano de melhoria na eficiência da fábrica e outro de redução de custos. No plano de melhoria da eficiência da fábrica, José expôs a necessidade da compra de novas máquinas para substituírem as antigas. Essa mudança não provocaria aumento de produtividade, mas baixaria custos pela melhor utilização da matéria-prima e pela necessidade de menos operários, além de uma significativa melhoria no controle da produção.

O plano de redução de custos envolveria não só a fábrica com a demissão de alguns operários, mas também uma mudança na estrutura comercial com a demissão de alguns gerentes de vendas com salários altos e a contratação, para seus lugares, de profissionais mais jovens com salários iniciais menores..

A função do senhor Oswaldo é, mais uma vez, de intermediar a relação entre os dois filhos e o de analisar as duas propostas verificando seus pontos positivos e negativos para o futuro da empresa. Considerando as duas propostas acima e a história de sucesso da Fazenda São Pedro além da afirmação de que o canal de venda dos sucos é o varejo (ou seja, depende da demanda do local) e que pra aumentar a demanda é preciso expandir o produto para outras áreas, convém destacar que a única maneira da mesma crescer ou até mesmo de manter-se como pioneira em vendas na região de Ribeirão Preto é investindo em novos mercados, porém há diversos pontos nas duas propostas que precisam ser discutidos.

Além disso, convém elucidar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com