TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRESCER OU NÃO CRESCER, EIS A QUESTÃO

Artigo: CRESCER OU NÃO CRESCER, EIS A QUESTÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  3.060 Palavras (13 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 13

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GESTÃO DE PROCESSOS GERENCIAIS

CRESCER OU NÃO CRESCER, EIS A QUESTÃO

Betim/MG

2014

JOSIE DA SILVA

CRESCER OU NÃO CRESCER, EIS A QUESTÃO

Trabalho apresentado ao Curso Processos Gerenciais da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Ética, Política e Sociedade.

Prof. Márcia Bastos de Almeida, Karen Hiramatsu Manganotti, Wilson Salvalagio

Betim/MG

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1. CONSIDERAÇÕES NECESSÁRIAS PARA TOMADA DE DECISÃO

2.2. ALTERAÇÕES POSSÍVEIS PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE E REDUZIR CUSTOS

2.3. PLANO DE EXPANSÃO, COMERCIALIZAÇÃO E CRITÉRIOS PARA DETERMINAR A REGIÃO.

2.4. TRANFORMAÇÃO DE EMPRESA FAMILIAR PARA EMPRESA COM GESTÃO PROFISSONAL

3.CONSIDERAÇÕES FINAIS

4. CONCLUSÃO

1 INTRODUÇÃO

O intuito deste trabalho é analizar o Case da Fazenda São Pedro, onde se predomina a administração familiar e que diante da competitividade do mercado e do crescimento do seu negócio se viu obrigada a escolher: Crescer e Expandir os negócios para outros Horizontes, ou ficar estagnada. Esta é uma decisão difícil, pois envolve todos os setores da empresa, e desde a análise contábil, financeira, técnica e comercial, pois neste estudo de caso serão identificados os desequilíbrios e assim determinar suas causas. Perceberemos a importância de um planejamento estratégico, onde se é explorando os pontos fortes e analisando cuidadosamente os pontos fracos para nestes aplicar medidas corretivas. A Empresa deia de ser Familiar, e transforma-se em uma Empresa de Gestão Profissional, assim os próprios proprietários tornaram-se gestores,onde será de fundamental importância a interação e participação do processo de tomada de decisão, aplicando medidas de com as devidas mudanças , para executar as novas implantações para assim se reorganizarem, sobreviverem no mercado e tornar seu produto mais competitivo num mercado altamente expandido.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. CONSIDERAÇÕES NECESSÁRIAS PARA TOMADA DE DECISÃO

E fundamental que a empresa é crie um diagnóstico Organizacional realizando um Estudo minucioso de informações da empresa, para assim conhecer sua atual realidade interna, projetar o perfil da organização, criando-se um plano de análise, para que o empresário tome conhecimento de todas as dimensões envolvidas. Assim os objetivos do diagnóstico organizacional são os seguintes: * Distinguir possíveis fatores que impeçam a eficiencia da organização; * Reconhecer a estrutura da organização examinando detalhadamente os potenciais e as dificuldades; *Analisar os comportamentos, a motivação, a produtividade no trabalho e também a satisfação das pessoas envolvidas na organização; *Buscar alternativas de ações e implantação de soluções para o melhor e rentável desempenho da empresa. E com o diagnóstico organizacional os gestores tem uma ampla visão de seu negócio o que facilita em seu processo decisório e minimiza os riscos. Ele é fundamental para que os gestores entendam a empresa através da análise detalhada de seguintes dimensões: estratégia, estrutura organizacional, tecnologia da informação, processos, recursos humanos, econômico-financeiro, informações gerenciais e infraestrutura. E assim identificar pontos críticos e oportunidades de melhoria. Baseando-se nesta análise, Sr. Oswaldo considerou a alternativa sugerida pelo filho João, pois a empresa já demonstrou sua capacidade de crescimento em outras situações, como na vez que decidiram começar o negócio de sucos e não vê razões para não arriscar, ainda mais no momento atual em que a empresa obtendo bons resultados, e também, o próprio mercado que vive em constante mudança exige que as empresas sigam o ritmo para se manterem e até mesmo sobreviverem.

Considerando também a alternativa do filho José, Sr. Oswaldo porém, constatou que com a redução de custos e demissão de funcionários, afetaria o conceito da indústria da região. E outra situação importante é seus concorrentes em questão tem potencial e são muito fortes, com poderes aquisitivos para grandes investimentos em marketing e promoções e com ferramentas que chegaria o momento em que conquistaria o mercado na região, o que seria um grande obstáculo nesse caminho para o possível crescimento.

2.2. ALTERAÇÕES POSSÍVEIS PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE E REDUZIR CUSTOS. O diagnóstico, ou auditoria deve ser feito criteriosamente dentro da realidade da empresa, pois qualquer falha nessa fase arruinará todo o resto do processo de desenvolvimento e implementação do planejamento estratégico da mesma. José em sua estratégia visa manter a empresa na região e reduzindo custos apenas, o que contrária a todos, pois sendo assim não haveria a necessidade de aumentar a produtividade, pois neste caso nem haveria demanda para isso. Em novas empresas, os administradores muitas vezes são tão ocupados que não tem tempo para o planejamento e acabam assim seguindo com a empresa sem planos formais. Alguns chegam a pensar que somente grandes organizações precisam de planejamento formal, evitando assim o gasto de tempo e investimentos para se prepararem para um planejamento estratégico. Ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com