TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cálculo do tamanho de uma amostra probabilística

Seminário: Cálculo do tamanho de uma amostra probabilística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Seminário  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 3

Cálculo do tamanho de uma amostra probabilística (aleatória)

A determinação do tamanho de amostra é um dos aspectos mais controversos da técnica de amostragem, e envolve uma série de conceitos (probabilidade, inferência estatística e a própria teoria da amostragem). Nesta seção apresentaremos uma visão simplificada para obter o tamanho mínimo de uma amostra aleatória simples que atenda aos seguintes requisitos:

- o interesse na proporção de ocorrência de um dos valores de uma variável qualitativa na população;

- a confiabilidade dos resultados da amostra deve ser aproximadamente igual a 95% (ou seja, há 95% de probabilidade de que a proporção populacional do valor da variável qualitativa esteja no intervalo definido pelos resultados da amostra);

- estamos fazendo uma estimativa exagerada do tamanho de amostra; e

- não vamos nos preocupar com aspectos financeiros relacionados ao tamanho da amostra (embora, obviamente, seja uma consideração importante).

O primeiro passo, para calcular o tamanho da amostra, é definir o erro amostral tolerável, que será chamado de E0. Esse erro é o valor máximo que o pesquisador admite errar na estimativa de uma característica da população.

É razoável imaginar que quanto menor o erro amostral tolerável escolhido maior será o tamanho da amostra necessário para obtê-lo. Isso fica mais claro ao ver a fórmula para obtenção da primeira estimativa do tamanho de amostra:

no = 1/(Eo)2

Onde E0 é o erro amostral tolerável, e no é a primeira estimativa do tamanho de amostra. Se o tamanho da população, N, for conhecido podemos corrigir a primeira estimativa:

n = (N.no)/(N+no)

Pense, com esse exemplo, em como obter o tamanho mínimo de uma amostra aleatória simples, admitindo com alto grau de confiança, um erro amostral máximo de 2%, supondo que a população tenha:

a) 200 elementos.

b) 200.000 elementos.

Observe a diferença entre os tamanhos das duas populações: a da letra b é mil vezes maior do que a da letra a. Como a primeira estimativa, no não depende do tamanho da população, e o erro amostral é 2% para ambas podemos calculá-lo apenas uma vez. Devemos dividir o 2% por 100 antes de substituir na fórmula:

no = 1/(Eo)2 = 2.500

Então nossa primeira estimativa, para um erro amostral de 2%, é retirar uma amostra de 2.500 elementos.

-Obviamente precisamos corrigir a primeira estimativa, pois a população conta com apenas 200 elementos. Então:

n = (N.no)/(N+no) = 185,185

Precisamos arredondar, sempre para cima, o tamanho mínimo da amostra. Então a amostra deverá ter pelo menos 186 elementos para garantir um erro amostral de 2%. Observe que a amostra representa 93% da população. Será que um censo não seria mais aconselhável neste caso?

Corrigindo a segunda estimativa com o tamanho da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com