TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinantes, Sarrus e Chió

Por:   •  5/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

ETEC JARAGUÁ

RAFAEL XAVIER

DETERMINANTES, SARRUS E CHIÓ

São Paulo

2013


[pic 2]

ETEC JARAGUÁ

RAFAEL XAVIER

DETERMINANTES, SARRUS E CHIÓ

Trabalho sobre Determinantes para a disciplina de matemática do curso de ensino médio da ETEC Jaraguá.

Professora: Marcia

São Paulo

2013

Sumário

Introdução        

Determinantes..............................................................................................................................5

Regra de Sarrus.............................................................................................................................7

Regra de Chió................................................................................................................................9

Conclusão....................................................................................................................................11

Bibliografia..................................................................................................................................12


Introdução

Quando se fala em cálculo de matriz ou determinantes, imagina-se uma serie de cálculos intermináveis e muito complexos, por isso a tendência sempre foi procurar uma formula que facilite o máximo possível o desenvolvimento desses cálculos, matemáticos ao decorrer dos tempos vem desenvolvendo formulas e mais formulas para tornar esses cálculos mais práticos, veremos duas dessas formas uma desenvolvida por Sarrus e outra por Chió.

Determinantes

Em matemática, determinante é uma função matricial que associa a cada matriz quadrada um escalar; ela transforma essa matriz em um número real. Esta função permite saber se a matriz tem ou não inversa, pois as que não têm são precisamente aquelas cujo determinante é igual a 0. Calculamos a determinante de uma matriz apenas se ela for quadrada.

Determinante de ordem 1

Observe esta matriz:

A=[a11]

Veja que ela possui apenas um elemento e a chamamos de quadrada. Como faremos para encontrar o seu determinante? É muito simples, como possui apenas um elemento o seu determinante é este próprio elemento, ou seja, o nosso a11.

Det A = a11 ou ∆ A= a11 

Assim podemos, imediatamente, sem precisar efetuar qualquer cálculo matemático, afirmar que os determinantes das matrizes de ordem 1 abaixo serão seus próprios elementos.

A = [-3]

Veja que A possui um único elemento, portanto seu DET é este elemento e o mesmo acontece com a matriz B:

B = [2]

Determinante de Ordem 2

Já vimos como encontrar o determinante de uma matriz de ordem 1. E agora? Como faremos para calcular o determinante de uma matriz quadrada de ordem 2?

Em uma matriz genérica 2x2, calculamos seu determinante:  

O produto dos elementos da diagonal principal é a11.a22 

O produto dos elementos da diagonal secundária é a21.a12 

Uma matriz quadrada de ordem 2x2 tem como determinante o produto de sua diagonal Principal menos o produto da sua diagonal Secundária.

  = a11.a22 - a21a12

Determinante de ordem 3, A regra de Sarrus

        

Já vimos que podemos calcular o determinante de matrizes de ordem 1 e de ordem 2. Vamos aprender agora a calcular determinantes de matrizes quadradas de ordem 3.

Para calcular este tipo de determinante, utilizamos uma regra de cálculo conhecida como A Regra de Sarrus. Este tipo de determinante é simples porém um pouco trabalhoso. Você encontrará abaixo explicações detalhadas de como efetuar os cálculos passo a passo. Vamos entendê-lo? Lembrando novamente de nossa matriz genérica. Vamos utilizar agora uma matriz genérica quadrada e de ordem 3x3. Veja só:

 [pic 3]        

Como faremos para calcular o determinante de A? Indicando que começaremos a fazer os cálculos para encontrar o determinante a partir de A, temos:

 [pic 4]

Vamos começar a utilizar a Regra de Sarrus.

[pic 5]

A regra de Sarrus só será utilizada quando a matriz for de ordem 3, e podemos disse de forma bem sucinta que acrescenta-se novamente as duas primeiras colunas ao final da matriz assim como está representado na figura acima, após isso apenas faremos o produto da diagonal riscada menos o produto das diagonais tracejadas, Sendo que esse produto da diagonal tracejada terá seu sinal alterado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (176.1 Kb)   docx (67.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com