TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Distribuição binomial

Por:   •  15/11/2015  •  Abstract  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  1.208 Visualizações

Página 1 de 3

LISTA DE FÍSICA 1

2º BIMESTRE

 2015/02

  1. O bloco A tem massa 2 kg e o B 4 kg. O coeficiente de atrito estático entre todas as superfícies de contato é 0,25. Se g=9,8 m/s2, qual a força F aplicada ao bloco B capaz de colocá-lo na iminência de movimento?

[pic 1]

  1. Uma força horizontal F de 53 N empurra um bloco que pesa 22 N contra uma parede vertical, vide figura abaixo. O coeficiente de atrito estático entre a parede e o bloco é 0,60 e o coeficiente de atrito cinético é 0,40. Considere o bloco inicialmente em repouso.

  1. O bloco começará a se mover?
  2. Qual é a força exercida no bloco pela parede?

[pic 2]

  1. Um estudante quer determinar os coeficientes de atrito estático e atrito cinético entre uma caixa e uma prancha. Ele coloca a caixa sobre a prancha e gradualmente levanta um dos extremos da prancha. Quando o ângulo de inclinação com a horizontal alcança 28,0º, a caixa começa a deslizar, descendo 2,53 m ao longo da prancha em 3,92 s. Ache os coeficientes de atrito.

  1. O cabo de um escovão de massa m faz um ângulo Ɵ com a vertical, veja a figura abaixo. Seja µC o coeficiente de atrito cinético entre o escovão e o assoalho e µE o coeficiente de atrito estático. Despreze a massa do cabo. Ache o módulo da força F, dirigida ao longo do cabo, necessária para fazer com que o escovão deslize com velocidade uniforme sobre o assoalho.

[pic 3]

  1. O bloco B na figura pesa 712 N. O coeficiente de atrito estático entre o bloco B e a mesa é 0,25. Encontre o peso máximo do bloco A para o qual o sistema permanecerá em equilíbrio.

[pic 4]

  1. Um disco de massa m sobre uma mesa sem atrito está ligado a um cilindro de massa M suspenso por uma corda que passa através de um orifício da mesa. Encontre a velocidade com a qual o disco deve se mover em um círculo de raio r para que o cilindro permaneça em repouso.

[pic 5]

  1. Um avião está voando em uma trajetória circular horizontal à velocidade de 482 km/h. As asas do avião estão inclinadas de 38,2º com a horizontal, veja figura abaixo. Encontre o raio do círculo no qual o avião está voando. Suponha que a força centrípeta seja totalmente fornecida pela força de sustentação perpendicular à superfície da asa.

[pic 6]

  1. Alega-se que até 900 kg de água podem ser evaporados diariamente pelas grandes árvores. A evaporação ocorre nas folhas e para chegar lá à água tem de ser elevada desde as raízes da árvore. Suponha que em média a água seja elevada de 9,20 m acima do solo. Que energia deve ser fornecida?

  1. Um carro de montanha russa, sem atrito, parte do ponto A, observe a figura, com velocidade Vo. Calcule a velocidade do carro:
  1. No ponto B;
  2. No ponto C;
  3. No ponto D;

Suponha que o carro possa ser considerado uma partícula e que permaneça o tempo todo no trilho.

[pic 7]

  1.  Uma haste delgada de comprimento L = 2,13 m e de massa desprezível pode girar em um plano vertical, apoiada num de seus extremos. A haste é afastada de Ɵ = 35,5º e largada, conforme a figura. Qual a velocidade da bola de chumbo presa à extremidade inferior, ao passar pela posição mais baixa?

[pic 8]

  1. Um pequeno bloco de massa m escorrega ao longo de um aro como mostrado na figura. O bloco sai do repouso no ponto P.

  1. Qual a força resultante que atua nele quando estiver em Q?
  2. A que altura acima do fundo deve o bloco ser solto para que, ao passar na parte mais alta do círculo, esteja a ponto de desprender-se dele?

[pic 9]

  1. Um garoto está assentado no topo de um hemisfério de gelo. Ele recebe pequeno empurrão e começa a escorregar para baixo. Mostre que ele perde contato com o gelo num ponto situado à altura 2R/3, supondo que não haja atrito com o gelo. Sugestão: a força normal anula-se quando se rompe o contato com o gelo.

[pic 10]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (207.3 Kb)   docx (106.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com