TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia estuda como as sociedades usam recursos escassos para produzir bens úteis e distribuí-los entre pessoas diferentes.

Por:   •  4/4/2015  •  Dissertação  •  1.402 Palavras (6 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 6

ECONOMI

1) Em seu entendimento a partir do que estudou na aula 1, qual o objeto de estudo da Economia e qual a sua importância para melhorar o bem estar social das pessoas?

A Economia estuda como as sociedades usam recursos escassos para produzir bens úteis e distribuí-los entre pessoas diferentes.

O objetivo principal da atividade econômica é o de atender as necessidades humanas e as necessidades do planeta, visando a sustentabilidade. A Ciência Econômica pode nos proporcionar um melhor entendimento de como funciona nossa economia e o que pode ser feito para prevenir, corrigir ou pelo menos aliviar problemas como a pobreza, o desemprego e a inflação.

2) Para produzir produtos são necessários fatores de produção. Quais são eles e por que são considerados algo escasso? (aula 2)

Considera-se fatores de produção os meios disponíveis para se gerar os produtos que a sociedade necessita. Esses recursos podem ser  materiais, humanos, naturais, tecnologicos ou até mesmo o tempo)

A principal característica a respeito dos recursos de produção é que estes são escassos, ou seja, os recursos são finitos comparados às necessidades humanas, que são potencialmente ilimitadas, já que a medida que a sociedade vai se sofisticando as necessidades humanas vão aumentando.  

        

3) Qual a diferença que você perceberam entre os pensadores clássicos, como Adam Smith e David Ricardo,  e Keynes? (aula 3)

Adam Smith é um economista clássico e é conhecido como "Pai de liberalismo"
Adam Smith foi o responsável pela "Teoria da Mão Invisível". De acordo com essa Teoria, todos aplicam o seu capital para que ele renda o mais possível. A pessoa ao fazer isto não tem em conta o interesse geral da comunidade, mas sim o seu próprio interesse – de forma  egoísta. Adam Smith acredita então que ao conduzir e perseguir os seus interesses, o homem acaba por beneficiar a sociedade como um todo de uma maneira mais eficaz. Ele acreditava que o governo não deveria intervir na Economia.

David Ricardo         

Sua maior contribuição foi a Teoria da Vantagem Comparativa. Essa teoria serve de base para explicar as vantagens do Comércio Internacional.  Os países deviam se especializar em produtos onde encontram vantagem comparativa, aumentando sua produção doméstica, sendo que a produção não vendida no mercado doméstico deveria ser exportada. Os outros bens seriam adquiridos no mercado internacional a um preço menor que o de produzi-los internamente, fazendo do comércio internacional um ambiente vantajoso para todos.

Jonh Keynes contrariava as ideias do liberalismo.

Keynes não defendia que o Estado deveria controlar plena e amplamente a economia, aproximando-se de uma formulação marxista, mas sim que o Estado tinha o dever de conceder benefícios sociais para que a população tivesse um padrão mínimo de vida. . Ele também defendia o capitalismo, mas acreditava que deveriam existir ações e medidas de controle por parte do Estado.


Principais características do Keynesianismo

 

- Defesa da intervenção estatal na economia, principalmente em áreas onde a iniciativa privada não tem capacidade ou não deseja atuar.

 

- Defesa de ações políticas voltadas para o protecionismo econômico.

 

- Contra o liberalismo econômico.

 

- Defesa de medidas econômicas estatais que visem à garantia do pleno emprego. Este seria alcançado com o equilíbrio entre demanda e capacidade de produção.

 

- O Estado tem um papel fundamental de estimular as economias em momentos de crise e recessão econômica.

 

- A intervenção do Estado deve ser feita através do cumprimento de uma política fiscal para que não haja crescimento e descontrole da inflação.

 

* Vale ressaltar que Keynes era contrário à estatização da economia, como havia ocorrido nos países socialistas após a Revolução Russa de 1917. Ele defendia o sistema capitalista, porém acreditava que deveria haver ações e medidas de controle por parte do Estado.

 

Em meio a esse período de depressão, o economista inglês John Maynard Keynes fez proposições que contrariavam o liberalismo. Ele propunha uma nova organização político-econômica que defendia o Estado como agente indispensável na economia. Assim, Keynes colocava em cheque as ideias do livre mercado, argumentando que a economia não é autorregulada. Não dizia, no entanto, que o Estado deveria controlar plena e amplamente a economia, aproximando-se de uma formulação marxista, mas que o Estado tinha o dever de conceder benefícios sociais para que a população tivesse um padrão mínimo de vida.

Aula 1

Escassez e eficiência:

Escassez: recursos são limitados

 (materiais, humanos, naturais, tecnologicos, tempo)

e as necessidades humanas são ilimitadas

O objetivo principal da atividade econômica é o de atender as necessidades humanas.  Hoje pode-se ampliar esse conceito para as necessidades do planeta, visando a sustentabilidade.

Eficiência

Vilfredo Pareto

melhorar a situação de alguém sem que se prejudique a situação de outro

Economia: Estuda como as sociedades usam recursos escassos para produzir bens uteis e distribuí-los entre pessoas diferentes.

o comportamento humano como uma relaçao entre meios e fins, sendo os meios escassos e com usos alternativos

estuda a produção, distribioção e consumo de bens e serviços

Fatores de produção:

São os meios disponíveis para se gerar os produtos que a sociedade necessita. Sua principal característica é a escassez;

Custo de oportunidade de um fator de produção:

É sua melhor utilização no processo produtivo;

Bens livres:

São aqueles que existem em relativa abundância e, por isso, não caracterizam um problema econômico (a água do mar, o ar, etc.);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (154.4 Kb)   docx (914.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com