TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Distribuições de frequência para variáveis ​​qualitativas

Tese: Distribuições de frequência para variáveis ​​qualitativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Tese  •  2.581 Palavras (11 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 11

Distribuições de Frequências para Variáveis Qualitativas: São as tabelas simples, onde cada resultado da pesquisa é colocado em uma linha na 1ª coluna da tabela. O único cuidado que se deve tomar é quando existe uma ordem específica destes resultados.

Exemplo: Foi realizada uma pesquisa com uma amostra de 30 funcionários de uma empresa “X” sobre o grau de instrução, com os seguintes critérios: F (fundamental), M (médio) e S (superior), e foram obtidos os seguintes resultados:

F, F, M, S, S, S, M, F, F, F, F, M, M, S, F,

F, F, F, M, M, M, M, M, S, F, S, F, F, M, M.

A distribuição de frequências deve conter sempre 3 colunas, sendo:

1ª coluna – Resultados da pesquisa.

2ª coluna – Frequência absoluta ou quantidade de vezes que cada resultado apareceu na pesquisa. É representada por f.

3ª coluna – Frequência relativa ou a porcentagem que cada resultado corresponde do total, obtendo-se pela divisão da freqüência pelo total de resultados. É representada por fri.

No Excel, inserir todos os resultados da pesquisa em uma única coluna (A):

Ao lado, preparar a sua tabela com os rótulos de cada coluna conforme especificado acima, e na 1ª coluna preencher cada linha com um resultado obtido:

Para calcular a freqüência pelo Excel, clicar na posição D2 e inserir: =CONT.SE(selecione todos os dados coletados que estão na 1ª coluna; em seguida, clicar sobre a célula C2 que é a condição para que o Excel realize a contagem automática). Dessa forma, a fórmula em D2 ficará: =CONT.SE($A$2:$A$31; C2). Note que as células A2 e A31, estão envolvidas pelo símbolo $, este procedimento é utilizado quando se deseja comparar outras variáveis sempre com os mesmos dados de entrada, é para fixar os dados da coluna A, nas células A2 até A31.

Para as demais freqüências é só copiar, ou seja, clicar sobre D2, selecionar a opção Copiar e clicar em D3, selecionando a opção Colar; até a última freqüência.

A última linha deve ser para o Total, sendo assim na posição D5, inserir: =∑(selecionar as freqüências, ou seja, de D2 a D4). O Excel realizará a soma automaticamente.

Para o preenchimento da 3ª coluna das porcentagens, clicar na posição E2 e inserir:=D2/$D$5. Em seguida, ativar para porcentagem, através das ferramentas da parte superior da tela. Para as demais linhas, clicar em E2, selecionar a opção Copiar e clicar em E3, selecionando a opção Colar; até a última freqüência relativa. Note que a célula D5 também contém o símbolo $. É porque todas as demais células serão divididas por esta.

Distribuições de Frequências para Variáveis Quantitativas: Podem ser utilizadas as tabelas simples quando não há muita diversificação dos resultados da pesquisa; ou as tabelas de classes, quando há muita diversificação nos resultados.

Para as Variáveis Quantitativas, teremos sempre 5 colunas nas Distribuições de Frequências, sendo:

1ª coluna – Resultados da pesquisa ou Classes de resultados - NOTAS

2ª coluna – Frequência absoluta ou quantidade de vezes que cada resultado apareceu na pesquisa. É representada por f.

3ª coluna - Frequência acumulada, que é a soma crescente das freqüências absolutas (f), obtida pela soma de uma freqüência absoluta com a posterior. É representada por F.

4ª coluna – Frequência relativa absoluta, que é a porcentagem que cada resultado corresponde do total, obtendo-se pela divisão da freqüência pelo total de resultados. É representada por fri.

Exemplo de Distribuição de Frequências Simples: Foi realizada uma pesquisa com 30 alunos sobre as notas em uma determinada disciplina, obtendo-se os seguintes resultados:

3; 3,5; 4; 5; 3; 3,5; 4; 3; 2; 4; 3; 4; 3,5; 5; 5; 4; 4; 3,5; 4; 4;

4,5; 3; 4; 4; 3,5; 3,5; 4,5; 4,5; 4; 3,5.

Como não temos muita variação nas notas, optamos pela Distribuição de Frequências Simples. No Excel, iniciamos inserindo todos os resultados da pesquisa em uma única coluna (A).

A seguir inserimos as demais colunas, iniciando pelos resultados da pesquisa, no qual chamaremos de NOTAS.

Para calcular a freqüência pelo Excel, clicar na posição C2 digitar =CONT.SE($A$2:$A$31;B2), veja que as células A2:A31, contém o símbolo $ entre as letras, este procedimento é utilizado para fixar as células da matriz de dados. Para realizar este procedimento, basta colocar o mouse sobre as células A2:A31 e teclar F4. Após este passo, copiar a célula C2 e colar nas demais células até C7.

A última linha deve ser para o Total, sendo assim na posição C8, inserir: ∑(selecionar as freqüências, ou seja, de C2 a C7). O Excel realizará a soma automaticamente.

Para o preenchimento da 3ª coluna da Frequência Acumulada, clicar em C2, selecionar a opção Copiar, clicar em D2 e selecionar a opção Colar. Em seguida, clicar em D3 e inserir: =D2+C3, dando enter. Para as demais linhas é só copiar o que está em D3 e colar.

Para o preenchimento da 4ª coluna da Frequência Relativa Absoluta ou das porcentagens, clicar na posição E2 e inserir:=C2/$C$8. Em seguida, ativar para porcentagem, através das ferramentas da parte superior da tela. Para as demais linhas, clicar em E2, selecionar a opção Copiar e clicar em E3, selecionando a opção Colar; até a última freqüência relativa.

Para a 5ª coluna da Frequência Relativa Acumulada, clicar em E2, selecionar a opção Copiar, clicar em F2 e selecionar a opção Colar. E, seguida, clicar em F3 e inserir: = F2+E3, dar enter. Para as demais linhas é só copiar o que está em F3 e colar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com