TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTATÍSTICA: O DESVIO PADRÃO

Por:   •  1/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS/CAMETÁ

FACULDADE DE CIÊNCIAS NATURAIS (FACIN)

DISCIPLINA: MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

ESTATÍSTICA: DESVIO PADRÃO

Maely Pacheco de Sá

MaelyP99@outlook.com

Universidade Federal do Pará

ESTATÍSTICA: DESVIO PADRÃO

Resumo

A estatística é um método da matemática aplicada, muito utilizado nas diversas áreas na sociedade para a obtenção de resultado de pesquisa. Neste trabalho, com uma turma de ciências naturais da Universidade Federal do Pará (UFPA) a estatística foi fundamental na obtenção de resultados sobre a produção de geleia, através de produtos da agricultura familiar. Para obter esses resultados foi necessário a aplicação do desvio padrão das frutas para a produção final (geleia).

Palavras-chave: Resultado - Produtos - Pesquisa.

INTRODUÇÃO

A estatística e a parte da matemática que fornece método de coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados. Classifica-se em duas: a estatística descritiva, esta tem a função de organização, coleta e descrição dos dados, e a estatística indutiva, sua função é, análise e interpretação dos dados.

São utilizados a estatística na elaboração de pesquisas tanto industrias quanto pesquisas eleitorais, emissoras de televisão, entre os consumidores para o lançamento de um novo produto. As pesquisas eleitorais, fornecem elementos para que os candidatos direcionem a campanha.

As emissoras de televisão utilizam pesquisas que mostram a preferência dos espectadores para organizar a programação. Esses são alguns exemplos da aplicação da estatística do cotidiano. Esse trabalho apresenta uma avaliação de uma pesquisa utilizando particularmente o desvio padrão. Desvio padrão é o método que se utiliza para evitar o acúmulo de erras por arredondamento.

DESENVOLVIMENTO

Desvio padrão: É a raiz quadrada da média aritmética dos quadrados dos desvios. Na busca por alternativas produtiva que gerem renda e que garantam a segurança alimentar é um desafio árduo, dentro dessa perspectiva um grupo de alunos do curso de ciências naturais da UFPA Campus Cametá, aproveitaram os produtos da agricultura familiar para produção de geleia de Araçá, sendo que os mesmos utilizaram os seguintes materiais Araçá (polpa) 1kg pectina 10kg Açúcar 500g, tendo um rendimento de 1kg de geleia de Araçá.

A estimativa sensorial foi realizada através de escala hedônica de 9 pontos e também desvio padrão, aonde 30 provadores aliaram aparências, sabor, odor, textura e aparência global. Haja vista que análise de aceitação do produto em: aparência 7,6 + 1,00, sabor 7,7 + 0,85, odor 8,1 + 0,67, textura 7,5 + 0,78 e aparência global 8,0 + 0,66. Esses dados foram obtido a partir das notas dos provadores utilizando o desvio padrão na margem de erros de 2 pontos para mais e 2 para menos. Respectivamente, o que indica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com