TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTATÍSTICAS E SEUS APLICATIVOS

Projeto de pesquisa: ESTATÍSTICAS E SEUS APLICATIVOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.561 Palavras (7 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

O que é estatística: estatística deriva da palavra latina status, que significa “estado”. Ela é conhecida como a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões. Seus ramos são Estatística Descritiva e Inferencial.

Existem dois tipos de conjuntos de dados são eles população e amostras. Os dados são divididos em qualitativos, quantitativos, nível de medida nominal, nível de medida ordinal, nível intervalar de medida e nível racional de medida.

Exemplos:

Nível nominal

(dados qualitativos) Colocar em uma categoria. Por exemplo, essas são as quatro categorias dos principais torneios da PGA

Nível ordinal

(dados qualitativos ou quantitativos) Colocar em uma categoria e ordenar. Por exemplo, uma classificação PG tem uma restrição mais forte do que a classificação G

Nível intervalar

(dados quantitativos) Colocar em uma categoria, ordenar e encontrar diferenças de valores. Por exemplo, 10,1 - 7,3 = 2,8°C. logo, o mês de fevereiro foi 2,8° mais quente do que janeiro

Nível racional

(dados quantitativos) Colocar em uma categoria, ordenar, encontrar diferenças de valores e encontrar razão entre os valores.

Por exemplo, 7,62/2,54=3. Logo, choveu três vezes mais em maio do que em junho.

Amostragem e suas técnicas devem ser usadas para garantir que as inferências sobre a população seja valida, ela se divide em amostra aleatória, aleatória simples, estratificada, e por agrupamento.

2. ESTATÍSTICA E SUAS APLICAÇÕES

Estatística deriva da palavra latina status, que significa “estado” Ela é conhecida como a ciência que se ocupa de coletar, analisar, organizar e interpretar dados a fim de tomar decisões.

A estatística descritiva: é o ramo que trata da organização, do resumo e da apresentação dos dados.

A estatística inferencial: é o ramo que trata de tirar conclusões sobre uma população a partir de uma amostra. A ferramenta básica no estudo da estatística inferencial é a probabilidade.

A estatística nos dias de hoje envolve mais do que levantamento de dados, ela envolve apresentação de fatos, cálculo de medidas e construção de gráficos.

Os dados consistem, em informações provenientes de observações, contagem, medidas ou respostas. Às vezes, os dados são apresentados graficamente.

População é o conjunto de todos os resultados, respostas medidas ou contagens que são de interesse. Amostra: é um subconjunto de uma população.

Os dados se dividem em: qualitativos que consistem em atributos, classificações ou registros não numéricos e quantitativos que consistem em medidas ou contagens numéricas.

Nível de medida nominal: são somente qualitativos. Nesse nível, os dados são categorizados usando-se nomes, marcas ou qualidades. Sem cálculos matemáticos nesse nível.

Nível de medida ordinal: são qualitativos ou quantitativos. Nesse nível, os dados podem ser arranjados em ordem, mas as diferenças entre os registros de dados não são significativos.

Nível intervalar de medida: são quantitativos. Os dados podem ser ordenados e é possível calcular diferenças significativas entre os registros de dados. No nível intervalar, um registro nulo representa simplesmente uma posição na escala: o registro não é um zero inerente.

Nível racional de medida: são similares aos do nível intervalar, com a propriedade adicional de que um registro nulo é um zero inerente que significa nenhum nada. Uma razão entre dois valores dos dados pode ser formada para que os valores possam ser expressos como múltiplos de outro.

A estatística é mais divulgada pela mídia através de pesquisas feitas pelo IBGE. Na pratica ela nos ajuda a definir melhor nossas metas, avaliar nosso desempenho e identificar nossos pontos fracos para podermos trabalhar em sua melhoria.

O Cadastro Central de Empresas - CEMPRE constitui um importante acervo de dados sobre as empresas e outras organizações formais, reunindo informações cadastrais e econômicas oriundas de pesquisas anuais do IBGE, nas áreas de Indústria, Construção, Comércio e Serviços, e da Relação Anual de Informações Sociais - RAIS, do Ministério do Trabalho e Emprego.

3. AMOSTRAGEM

Amostragem deve ser usada, para garantir que as inferências sobre a população seja valida. As amostras aleatórias, aleatória simples, estratificada, agrupamento, sistemática, e de conveniência serve para lembra de que quando um estudo é feito com dados imprecisos os resultados são questionados.

Amostra aleatória a chance de ser selecionados é igual para todos.

Amostra aleatória simples é aquela com mesmo tamanho e que tem a mesma chance de ser selecionada

Amostra estratificada nessa etapa, os membros pode ser divididos em dois ou mais subconjuntos, chamados estratos, uma amostra e retirada aleatoriamente a partir de cada estrato.

Amostra por agrupamento é quando a população apresenta a ocorrência natural de subgrupos, cada um deles com características similares. Quando usamos uma amostra por agrupamentos, devemos ter cuidado para garantir que todos os agrupamentos possuam características similares.

Amostra sistemática é aquela na qual é atribuído um número a cada membro da população. Uma das vantagens da amostra aleatória é a sua facilidade de uso, no caso de ocorrer regularmente um padrão nos dados esse tipo de amostra deve ser evitado.

Amostra por conveniência, ela consiste somente de pessoas disponíveis.

3.1 Dados da Pesquisa de Café

Foi realizado em Cristalina Goias em 06/09/2014 no mercado Box V do senhor Paulo uma pesagem aleatoria de 100 pacotes de café com o peso de 250g cada, da marca bom sabor. No qual foi utilizado uma balança digital. E foram organizados na tabela abaixo:

Amostra Peso (gr)

1 0,254

2 0,254

3 0,256

4 0,254

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com