TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTATÍSTICAS INFECCIOSAS OU INDUCTIVAS

Relatório de pesquisa: ESTATÍSTICAS INFECCIOSAS OU INDUCTIVAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 3

ESTATÍSTICA

Estatística é a ciência que se ocupa de ter conclusões a partir de dados coletados e uma metodologia ou conjunto de técnicas. É utilizada em diversos ramos da sociedade no intuito de realizar pesquisas, colher dados e analisar informações para tirar conclusões.

As primeiras aplicações da estatística foram voltadas para as necessidades do Estado, foi de onde se deu o nome Estatística, pois os países nessa época eram chamados de Estados. Precisavam se organizar economicamente para taxar impostos, assim começaram a fazer vários levantamentos principalmente com relação a salario, com isso poderiam ter base do quanto poderiam taxar de impostos, e também na formulação de políticas publicas. Começou a ser muito usada no inicio do século XIX para incluir a acumulação e análise de dados de maneira geral.

Umas das principais instituições responsáveis pela disseminação da estatística no Brasil foi o IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. É considerado o órgão mais importante e conceituado na área. Contribuiu no avanço da qualidade, agilidade e facilidade de compreensão na apresentações de informações.

CONCEITOS FUNDAMENTAIS

*POPULAÇÃO:- Conjunto de todos os elementos e objetos que interessam ao estudo de um fenômeno através de um característica. Contem um acervo de informações muito grande(habitação, educação, saúde, trabalho, etc...Responsáveis em aprimorar cada vez mais as técnicas de coletas e representação de dados.

- PARAMETROS: caracteriza números estabelecidos para toda população.

*AMOSTRA:- Uma parte representante de uma população, é um subconjunto de uma população.

-Estatística: característica numérica estabelecida para a amostra.

Podemos dividir a estatística em duas partes:

ESTATÍSTICA DESCRITIVA

É a parte da estatística que é responsável por avaliar um certo grupo sem tirar conclusões, e são divididas resumidas nas seguintes etapas.

-Definição do problema

-Planejamento

-Coleta e crítica dos dados

-Descrição dos dados

-Apresentação dos dados

ESTATÍSTICA INFERENCIAL OU INDUTIVA

É responsável em tratar onde as quais as inferências são válidas, como a amostra é representada pela população, conclusões importantes podem ser deduzidas de suas análises.

TIPOS DE DADOS

Os dados podem ser classificados em duas em dois tipos:

QUANTITATIVOS: Quando seus valores são expressos em números (salários de funcionários, idade dos alunos de uma escola) teoricamente pode assumir qualquer valor e entre dois limites, recebendo o nome de variável contínua.

QUANTITATIVA: Quando seus valores são expressos por atributos e características não numéricas como: sexo masculino e sexo feminino, cor de pela, etc...

NÍVEIS DE MEDIDAS

Os níveis de medidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com