TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia do brasil

Por:   •  22/9/2015  •  Resenha  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

A importância econômica do Brasil  na elaboração de noções para compreender a constituição dos espaços econômicos regionais no Brasil. é da compreensão dos sistemas regionais que Furtado extrai elementos para entender a economia do país em cada momento. Como Em Braudel, história (econômica) e geografia seguem juntas. Em apoio à sua démarche = (Tentativa que se faz para conseguir alguma coisa.) regional, Furtado utiliza-se de determinadas noções ao analisar os momentos mais significativos da evolução da economia brasileira, tais como a de centro dinâmico, articulação e integrações regionais . A economia mineira , como centro dinâmico, é a primeira capaz de articular outros espaços econômicos em uma escala bastante ampla, embora o seu ciclo de duração tenha sido bastante relativo.

Finalmente, a região cafeeira de São Paulo, teve condições  graças ao seu complexo produtivo, de ampliar significativamente um mercado interno, articulado de forma mais durável, as demais regiões. Essa articulação implicou ganhos tanto para região mais dinâmica quanto para as demais regiões.  Esta percepção encontrada já nas obras  de 1957 e 1959 citadas foi utilizada por outros pesquisadores notadamente na década de 1970, na utilização de suas investigações.

A evolução histórica da economia brasileira, tal como se deu, e a as dimensões  territoriais do pais conduzem o autor a considerar as regiões em escala macro. O tratamento das disparidades regionais leva em conta, antes de tudo, esse nível: o Nordeste em suas relações econômicas com as demais regiões: ou a política de desenvolvimento do Nordeste, em 1959, e seus desdobramentos nos anos posteriores. Essa visão macro manteve-se inalterada em Furtado, mesmo com o passar do tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (67 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com