TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatistica. Análise de probabilidade

Seminário: Estatistica. Análise de probabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  Seminário  •  2.234 Palavras (9 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 9

A estatistica por meio da analise de probabilidade pode ajudar as empresas a preverem cenarios em seus planejamentos?

A reflexão sobre as diferentes abordagens, métodos e técnicas precisa ser vista como um meio para aperfeiçoar a atividade prospectiva e seus resultados, ou seja, responder adequadamente às indagações quanto ao futuro, em seus diversos níveis e interesses.

Métodos estatísticos referem-se aos modelos que procuram identificar e medir o efeito de uma ou mais variáveis independentes importantes sobre o comportamento futuro de uma variável dependente. O procedimento padrão é testar modelos simples de ajuste (linear, exponencial, quadrado ou cúbico) para a variável dependente, procurando definir os parâmetros do modelo de modo que o erro residual seja mínimo. Já os modelos econométricos e os não-lineares lançam mão de equações mais complexas, fundamentadas em relações de causalidade previstas em teoria e na determinação em conjunto de parâmetros para uma ou mais equações simultâneas.

Processo de tomada de decisão inclui a busca de reduzir a incerteza e dúvidas sobre determinadas alternativas e permitir uma escolha razoável entre o que está disponível. Métodos de avaliação e decisão incluem o tratamento de múltiplos pontos de vista e sua aplicação permite priorizar ou reduzir os vários fatores que devem ser levados em consideração. Diferentes abordagens vêm sendo adaptadas e utilizadas, como o processo de hierarquias analíticas (AHP) e árvores de relevância, de tal forma que o decisor possa expressar preferências com intervalos de julgamento e estabelecer prioridades.

Com tudo a estatística certamente e uma grande ferramenta para o administrador que está trabalhando no seu planejamento pois com as informações obtidas pode com mais clareza prever o senário que sua empresa esta caminhando.

O uso da estatística seria restrito aos profissionais de área de matemática e estatística? Justifique sua resposta.

Não, pois fica evidente que os métodos estatísticos podem ser empregados em praticamente todas as áreas do conhecimento, sempre que estiver envolvida a coleta ou análise de dados observacionais ou experimentais. Veja que não e só a matemática que usa estatística.

Também deve-se destacar as aplicações na área de biometria (medicina, biologia, agronomia, psicologia, etc.), bem como nas ciências humanas, que tiveram enorme importância no desenvolvimento dos métodos estatísticos. Recentemente, até mesmo áreas que tradicionalmente não faziam análises baseadas em métodos quantitativos estão empregando modelos estatísticos extremamente sofisticados na pesquisa científica. Como exemplo, pode-se citar o uso de modelos logísticos em estudos de variação lingüística, na sociolingüística.

De que forma a estatística pode auxiliar no processo de toma de decisão dos gestores dentro de uma organização empresarial?

Reeditar para estatística o lado da pesquisa

Conforme Rudio (1986, p. 9), “pesquisa, no sentido mais amplo, é um conjunto de atividades orientadas para a busca de um determinado conhecimento”. Esse conceito, antes restrito apenas ao âmbito científico, foi estendido também para as organizações em geral, que perceberam, à medida que a competitividade e, como conseqüência, o risco, aumentavam, que a atividade de pesquisa é uma ferramenta importante para tornar as decisões relacionadas ao ambiente de negócio mais seguras. Assim, a pesquisa passou a ser definida também como o processo sistemático e objetivo de obter informações que auxiliem na tomada de decisões.

Com o risco presente constantemente nas organizações, não é prudente que se tome decisões sem que se tenha informação confiável e de boa qualidade. A pesquisa, então, passou a ser uma espécie de complemento indispensável à obtenção de informação, além de servir como provedor de informações para os sistemas de informação, seja com o objetivo de busca de novas informações, seja com o objetivo de atualização de informações.

Os executivos se deparam diariamente com muitas dúvidas que envolvem, de alguma maneira, riscos para a organização. Há, então, a necessidade de informações sistematizadas e obtidas por correta metodologia que venham a indicar respostas para as dúvidas, suposições ou hipóteses. A pesquisa contribui para tornar as decisões dos executivos, sejam de que área forem, mais seguras, fornecendo a informação objetiva, precisa e que atenda às suas necessidades.

Como exemplo, podemos citar algumas dúvidas envolvidas nas decisões dos executivos de Marketing:

– Qual é a participação de mercado de determinada marca na categoria de produto?

– Qual é o perfil demográfico, sócio-econômico e psicológico do consumidor do produto?

– Qual é o grau de satisfação dos usuários/consumidores com relação aos produtos e serviços?

– Quais são os pontos fortes e os pontos fracos do produto, na percepção do usuário/consumidor?

– Quais as razões de rejeição ou não uso do produto?

– Que critérios podem ser utilizados para identificar e compor uma estratégia de segmentação de mercado?

As respostas a essas e outras perguntas remetem necessariamente à pesquisa, que poderá ser desenvolvida para qualquer necessidade de informação relacionada, como no exemplo, ao mix de marketing das organizações.

A pesquisa, portanto, preenche a necessidade dos executivos de conhecimento de diversas questões relacionadas ao mercado e os auxilia na predição sobre até que ponto o mercado responderá às suas decisões.

Munido das laudos estatístico o administrador já terá um ponto de partida para iniciar o processo de tomada de decisões, onde terá sempre as escolhas mais seguras ou também as mais agressivas. Mas baseado na estatística o administrador tem um ótima ferramenta para planejar e tomar as decisões que poderão alavancar sua empresa.

Porque as organizações devem valorizar e se preocupar com o comportamento dos indivíduos no contexto laboral?

Com a competitividade, as organizações dependem de investir em estratégias, assumindo novas responsabilidades pessoais, pelo desempenho necessário ao cumprimento de metas e objetivos. Promovendo o crescimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com