TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A estatística por meio da análise de probabilidades pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos?

Projeto de pesquisa: A estatística por meio da análise de probabilidades pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  Projeto de pesquisa  •  3.589 Palavras (15 Páginas)  •  705 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO:

1. Introdução

2. Desenvolvimento

2.1- A estatística por meio da análise de probabilidades pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos?

2.2- O uso da estatística seria mais restrito aos profissionais da área de matemática e estatística?

2.3- De que forma a estatística pode auxiliar no processo de tomada de decisão dos gestores dentro de uma organização empresarial?

2.4- Porque as organizações devem valorizar e se preocupar com o comportamento dos indivíduos no contexto laboral?

2.5- Os aspectos culturais e suas influencias no comportamento humano dentro das organizações?

2.6- A importância da qualificação do trabalhador para promoção do crescimento econômico.

3- Conclusão

4- Referências bibliográficas

1- INTRODUÇÃO

O objetivo principal desse trabalho é demonstrar o uso da análise estatística enquanto meio de controle da produção bem como ferramenta indispensável na tomada de decisão na gestão em empresas de modo geral seja ela de grande e pequeno porte. O presente trabalho mostra que cada vez mais as organizações exigem de seus administradores amplos conhecimentos nas mais variados setores e o uso da estatística incentiva o gestor a reagir de modo inteligente às informações que lê ou escuta, passando a refletir, analisar e questionar as informações encontradas, facilitando, assim, o trabalho dos administradores de organizar, dirigir e controlar as organizações.

Posteriormente foram aplicadas perguntas pertinentes ao tema abordado em que as respostas contemplaram o conhecimento sobre o papel da estatística como elemento que subsidia o gestor na tomada de decisões.

2- DESENVOLVIMENTO

2.1 A ESTATÍSTICA POR MEIO DA ANÁLISE DE PROBABILIDADES PODE AJUDAR AS EMPRESAS A PREVEREM CENÁRIOS EM SEUS PLANEJAMENTOS?

O mundo está repleto de problemas. Para resolvermos a maioria deles, necessitamos de informações. Mas, que tipo de informação? Que quantidade de informações? Após obtê-las, que fazer com elas? A Estatística trabalha com essas informações, associando os dados ao problema, descobrindo como e o que coletar assim capacitando o administrador a obter conclusões a partir dessas informações, de tal forma que possam ser entendidas por outras pessoas.

Portanto, os métodos estatísticos auxiliam o cientista social, o economista, o engenheiro, o agrônomo e os administradores a realizarem o seu trabalho com mais eficiência.

Distribuições de probabilidade podem ser usadas para criar análises de cenários. Uma análise de cenário usa distribuições de probabilidades para criar várias, teoricamente possibilidades distintas para o resultado de um determinado curso de ação ou evento futuro. Por exemplo, uma empresa pode criar três cenários: o pior caso, provável e melhor caso. O cenário de pior caso deverá conter um valor a partir da extremidade inferior da distribuição de probabilidade, o cenário mais provável conteria um valor para o meio de distribuição, e na melhor das hipóteses, conteria um valor na extremidade superior do cenário.

A Estatística é uma parte da Matemática que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados, e juntamente com a Teoria da Probabilidade, viabilizam a utilização dos mesmos na tomada de decisões.

2.2 O USO DA ESTATÍSTICA SERIA MAIS RESTRITO AOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA?

Não. O uso da estatística hoje se aplica não só a matemática e estatística, mas a todas as áreas do conhecimento, sempre que envolver coleta ou análise de dados com a finalidade não só de se obter dados analíticos, mas principalmente para traçar estratégias e auxiliar na tomada de decisões.

2.3 DE QUE FORMA A ESTATÍSTICA PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO DOS GESTORES DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL?

Em momentos de grande incerteza, marcados por mudanças radicais em termos sociais, políticos e comportamentais, administrar uma empresa ou organização de qualquer natureza se torna extremamente difícil. Ainda que se disponha de tecnologia e de um poderoso sistema de informações como a Internet, um ponto de suma importância se sobressai no ambiente de gestão: a magnitude dos riscos a que se expõem as organizações modernas.

Sabemos que o risco é inerente a qualquer negócio e que nenhuma organização, por mais sólida que seja, está livre dele. Entretanto, os riscos que se impõem ao mundo moderno atingem patamares de especial relevância, em função do volume de dinheiro que normalmente envolve as organizações.

Eis, então, porque gerir uma empresa é hoje um grande desafio. As decisões, hoje em dia, devem, mais do que nunca, ser muito bem pensadas, pois não se pode correr o risco de tomá-las de forma leviana o suficiente para tornar a organização vulnerável.

Dada à concorrência voraz que as organizações empresariais enfrentam; a tomada de decisões torna-se uma atividade cada vez complexa, haja vista os riscos que as envolvem, onde uma decisão baseada simplesmente na intuição ou “experiência” pode se tornar catastrófica e de conseqüências irreversíveis. Daí a necessidade de se trabalhar sempre amparado de elementos para subsidiar tais medidas e um elemento de fundamental importância nesse processo são os dados estatísticos.

Para Clancy & Krieg (2002, p.14), as decisões tomadas “à base de testosterona, muitas vezes feitas por homens, diretores de marketing, de publicidade e de produto que precipitadamente optam por uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com