TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatistica métodos para extrair dados

Projeto de pesquisa: Estatistica métodos para extrair dados. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.828 Palavras (8 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Neste estudo poderá ver que a estatística fornece-nos as técnicas para extrair informação de dados, os quais são muitas vezes incompletos, na medida em que nos dão informação útil sobre o problema em estudo, sendo assim, é objetivo da Estatística extrair informação dos dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam.

Sabemos como é frequente em situações do dia-a-dia as informações apresentadas por meio de tabela ou gráfico, e como precisamos fazer previsões ou tomar decisões que dependem de uma interpretação precisa dos dados apresentados.

Desta forma, utilizando a estatística podemos planejar a obtenção de dados, interpretar e analisar os dados obtidos e apresentar os resultados de maneira a facilitar a tomada de decisões razoáveis. Podemos dividir este estudo em dois ramos principais: a estatística descritiva e a inferência estatística.

A estatística descritiva trata da coleta, da organização e a descrição dos dados. Já a inferência estatística baseia-se na teoria das probabilidades, do estudo dos dados, da análise e a interpretação desses dados.

Segundo RIBEIRO (1996): a Contabilidade fornece informações do patrimônio para facilitar as tomadas de decisões dos administradores e proprietários.

Pode-se ver: a Contabilidade não é uma simples parte da empresa registrando fatos ocorridos numa empresa, e antes uma parte necessária por fornecer informações importantes para o seu desenvolvimento.

Segundo TRIOLA (1999): A estatística é uma coleção de métodos para planejar experimentos para obter dados, organizados e deles tirar conclusões.

Portanto conclui-se a estatística é uma forma de pesquisa utilizada para a coleta de dados, por ter necessidade de decisão a ser tomada dando mais precisão ao problema a ser solucionado.

1.

A estatística enquanto ciência exata tem por objetivo apresentar indicadores e resultados que venham se tornar referência para pesquisas e estudos nos mais diversos segmentos. Para obtenção de tais resultados é necessário previamente que se siga um padrão para o desenvolvimento de um trabalho coeso, para tanto, a estatística em aspectos gerais, pode fazer o uso de uma quantidade de informações palpáveis e com ela se apoderar de um respectivo resultado como exemplo. Suponhamos a necessidade de se saber a expectativas de vida em um determinado país, região ou até mesmo continente. Sabe-se que a pouca viabilidade de monitorar todos os indivíduos em busca de um resultado que seja exato. Em busca de superar essas inviabilidades a estatística usa de uma parte da população para descrever o comportamento da massa populacional, método esse que utiliza de uma amostra populacional. Uma vez levantada as informações necessárias para a obtenção de uma estatitista e possível por métodos matemáticos que podem ser definidos desde simples medias aritméticas a cálculos complexos com grandes formas.

Formulas e o uso da probabilidade aplicada. No seguimento administrativo a estatística pode ser aplicada para demonstrar indicadores, por exemplo, o índice de rotatividade e absenteísmo, o índice de aumento salarial e também fornecer informações para estudos comportamentais tornando assim mais fácil o diagnóstico de problemas e suas respectivas soluções.

Estática é uma ferramenta (ou método) que nos ajuda a interpretar e analisar grande conjuntos e números. É, portanto a ciência da análise de dados. Diz-nos como os dados podem ser recolhidos, organizados e analisados, e como podem ser retiradas conclusões corretas a partir desses dados. Sem a estatística seria impossível efetuar sondagens políticas, apresentar os números mensais do desemprego, efetuar o controle de qualidade dos bens de consumo, medir os níveis de audiência dos programas de televisão ou efetuar o planejamento de campanhas de marketing. Com outras palavras, o termo “Estatística” pode ser apresentado como um conjunto de instrumentos que podem ser utilizados para recolher, classificar, apresentar e interpretar conjuntos de dados numéricos.

A Estatística possui dois grandes ramos:

I – Estatística Descritiva: compreende a coleta, a organização, a descrição dos dados, o cálculo de forma a apresentar coeficientes de forma conveniente e comunicativa.

II - Estatística Indutiva ou Inferencial: compreende procedimentos empregados na análise e na interpretação dos dados para chegar a grandes conclusões ou inferências sobre populações com base em dados amostrais, associados a uma margem de incerteza. Fundamentam ainda as medidas de incertezas que resultam na teoria da probabilidade.

Pesquisa sobre a aplicação da estatística na área da administração.

A estatística é uma ciência muito importante para a administração, que envolve o planejamento do experimento a ser realizado, está presente em quase todas as áreas de administração. Com o passar do tempo, tanto a estatística como a administração vem passando por evoluções e cada vez mais a técnica estatística vem colaborando com os estudos organizacionais, a estatística foi de grande colaboração principalmente na área de gerenciamento e controle de qualidade com foco no sistema de produção da organização. A Estatística passou a ser usada para explicar resultados de pesquisa de forma e dinâmica, gráficos e tabelas são apresentados para expor os resultados de uma empresa, seus dados numéricos são usados para aprimorar e aumentar a produção. O objetivo da Estatística é fornecer métodos e técnicas para que possa lidar com situações de incerteza, é a lógica para a solução de vários problemas para usar em diversos setores.

A Estatística nos permite fazer inferência sobre fenômenos de várias naturezas, inclusive financeiro, nos permite também fazer uma analise da vida da empresa, mercado financeiro, tendências e aceitação de produtos, controle de qualidade e etc. É possível aplicar a Estatística em diversas áreas da administração para que se possa fazer o planejamento, interpretação, sendo que o objetivo da Estatística é a produção, e fornecer a melhor informação possível a partir dos dados disponíveis, pode-se dizer que a Estatística é um ramo da teoria da decisão.

O objetivo da aplicação do controle estatístico de processo consiste em analisar a qualidade e a capacidade de produção da indústria, visando identificar as particularidades e características do processo, assim com oportunidade de melhorias úteis aos operadores e responsáveis pelo monitoramento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com