TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de aplicações de estatística, o processo de recolha de dados estatísticos

Pesquisas Acadêmicas: O conceito de aplicações de estatística, o processo de recolha de dados estatísticos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.891 Palavras (12 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PÓLO: APARECIDA DE GOIÂNIA

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: ESTATÍSTICA

PARTICIPANTES:

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

TUTOR A DISTÂNCIA: Ivonete Melo de Carvalho

PERÍODO LETIVO: 2012/2

SEMESTRE: 4º

APARECIDA DE GOIÂNIA , 16 DE SETEMBRO DE 2012.

Introdução

Neste trabalho estaremos apresentando o conceito aplicações da estatística, o processo de coleta de dados estatísticos, aprender a construir tabelas de freqüências e organizar dados em gráficos, entender e calcular medidas de tendências central e dispersão. Para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento do trabalho é preciso entender as técnicas estatísticas de obtenção e análise de informações permite o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento. Pois a estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas.

Etapa 01.

Passo 1- Introdução e conceitos iniciais da Estatística.

A estatística é usada desde a antiguidade, com censos realizados na antiga babilônia, no Egito e posteriormente no Império Romano, quando eram levantados os dados acerta de assuntos relativos ao Estado, tais como nascimento e mortes. Na realidade a palavra estatística, deriva da palavra latina status, que significa “estado”.

Porém a estatística hoje envolve mais do que levantamento de dados, apresentação de fatos, calculo de medias e construção de gráficos. A estatística é a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões.

Na estatística existem dois tipos de conjuntos de dados que iremos estudar as populações e amostras.

População são o conjunto de todos os resultados, respostas, medidas ou contagens que são de interesse e amostra é um subconjunto da população.

Existem dois ramos principais na estatística, a estatística descritiva e a estatística diferencial.

A descritiva é o ramo que tara da organização, o resumo da apresentação dos dados; já a inferencial é o ramo que trata de tirar conclusões sobre uma população a partir da amostra. A ferramenta básica no estudo da estatística inferencial é a probabilidade.

Passo 2.

No primeiro artigo vimos o estudo realizado em uma indústria de fundição localizada no estado de Santa Catarina aplicando os conceitos básicos de Controle Estatístico de Processo (CEP).

Aplicaram conceitos de controle estatístico de processo, em produtos tido com estratégicos pela empresa, onde se identificam diretrizes que levem a uma maior qualidade,que é percebida pelo cliente.

Um dos produtos considerados estratégicos é o bloco de de motor para caminhão a diesel, e foi usado para medir sua qualidade através de sua dureza, ou seja, do grau de resistência à tração, tendo como unidade de medida o Mega Pascal (Mpa).

O processo de inspeção do bloco se dá sempre com o primeiro lote que é produzido, se sua propriedade de dureza respeitar o valor critico o lote é aceito, caso o contrario segue-se um procedimento que admite a existência de problemas com os corpos de ensaio.

Para chegar aos resultados foram feitos: um fluxograma dos dados, um histograma, um gráfico de probabilidade da normalidade e um correlograma.

Implementaram gráficos de controle e foram construídos gráficos alternativos como o gráfico de Shewhart, mais indicados para amostras unitárias e o da media móvel exponencialmente ponderada, também foi construído o gráfico de amplitude de móvel para que se conheça e analise a viabilidade do processos. Após todas essas pesquisas foram analisadas as porcentagens de blocos produzidos com defeitos, onde se constatou que havia uma significativa de itens defeituosos.

A empresa estudada trabalha de forma estável, mas outros estudos deveriam ser realizados em outros processos dos componentes químicos ligados ao produto para termos uma redução da variabilidade do processo dos blocos analisados, uma vez que esses componentes são uma possível influência nos resultados dos testes de tração do mesmo.

No segundo artigo mostra a ciência estatística e os processos usados para planejar um experimento, coleta de dados, inferência, processamento, análise e disseminação das informações.

A Estatística é uma ciência que vem da antiguidade, onde era usada para obter informações sobre habitantes, riquezas e poderio militar dos povos. Hoje, os dados são obtidos, classificados e armazenados por meio magnético e disponibilizados em sistemas de informações, acessíveis a pesquisadores, cidadãos e organizações da sociedade.

As diversas informações divulgadas aos meios de comunicação provêm da estatística. Ela pode ser empregada em várias ciências, como por exemplo, na medicina com o levantamento de dados sobre doenças e controles e na área tecnológica, com informações de sinais de satélites.

Esse mercado cresce a cada dia mais, pois as empresas modernas precisam de informações essenciais aos processos de trabalho.

Até mesmo no mercado de trabalho a estatística está presente, sendo como principais atividades as atribuições profissionais nas indústrias, recursos humanos, universidades, instituições de pesquisas, área de demografia, área de marketing, análise de mercado, área financeira e bancária.

As explorações de diversas bases de dados estatísticos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com