TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTATÍSTICA DESCRITIVA (COLETA DE DADOS, TABELA DE FREQÜÊNCIAS)

Ensaios: ESTATÍSTICA DESCRITIVA (COLETA DE DADOS, TABELA DE FREQÜÊNCIAS). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 3

ESTATÍSTICA DESCRITIVA (COLETA DE DADOS, TABELA DE FREQÜÊNCIAS)

RESUMO

O trabalho traz de forma clara o significado de amostragem, sendo este conhecimento necessário para a coleta de dados, sobre os sacos de café. Sendo assim amostragem é uma forma de relacionar fatos para que haja uma extração de dados em uma determinada situação. Para que uma amostragem não sofra grande variação é necessário escolher pessoas, produtos ou objetos que possuam uma relação entre si, através dessa seleção serão possíveis na próxima etapa demonstrar com maior exatidão desvios, gráficos entre outros temas citados na aula de Estatística. Este trabalho busca de forma clara juntar informações ditas na aula com as buscadas em pesquisas, para um maior entendimento.

Palavras-Chave: Amostragem; Dados; Estatística.

ABSTRACT

The work brings clearly the meaning of sampling, and this knowledge needed to collect data on the bags of coffee. Thus sampling is a way of relating facts so there is an extraction of data in a given situation. For a sampling suffers no major variation is necessary to choose persons, products or objects that have a relationship with each other through this selection will be possible in the next step to demonstrate with greater accuracy deviations, charts and other topics mentioned in class Statistics. This paper seeks to gather information clearly spoken in class with the research sought to greater understanding.

Keywords: Sampling, Data, Statistics.

1. INTRODUÇÃO

Amostragem ou estudo por amostragem é a seleção de um pequeno grupo de elementos que se pretende conhecer, isto é, consiste numa seleção onde a população ou objetos tem algo em comuns ou vários aspectos em comum. Essa seleção serve para auxiliar na tomada de decisões e quando mal feita à seleção pode acarretar em problemas ou variações duvidosas. Como por exemplo, na pesagem de sacos de café, para evitar uma grande variação foi escolhido apenas os sacos de 500g, desclassificando assim os de 250g ou 1000g, pois ao serem analisadas tais amostras seria difícil qualquer decisão devido as divergências encontradas.

2. AMOSTRAGEM

A amostragem determina meios e métodos para estudo de uma população através de amostras e deve ser utilizada quando queremos avaliar dados de proporções muito grandes ou finitas, tendo como vantagens o menor custo, maior praticidade e quando bem selecionado o grupo maior exatidão. A amostragem pode ser probabilística ou não probabilística, isto é, amostragem probabilística é quando temos uma população finita e totalmente acessível ou não probabilística quando temos que colher amostra com o que nos é acessível. Resumidamente é possível notar que a amostragem probabilística tem maior exatidão e é mais fácil ser aplicada.

A escolha de amostragem também pode ser classificada das seguintes formas:

- Amostragem aleatória simples: os elementos são retirados da população ao acaso.

- Amostragem Sistemática: é dada em sequencia, por exemplo: a cada 1.000

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com