TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatística Aplicada à Segurança Pública

Por:   •  10/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.709 Palavras (11 Páginas)  •  1.406 Visualizações

Página 1 de 11

Estatística Aplicada à Segurança Pública

Você sabia? As primeiras experiências de contagem de população ocorreram

No período dos grandes impérios da Antiguidade. As realizações dessas contagens eram estratégicas dentro dos poderes centrais e tinham como principais objetivos conhecer melhor a extensão territorial e o número dos súditos, de forma a aperfeiçoar a gestão e a administração dos impérios.

Cuidados: não acredite em todos os números que você vir. A  má utilização da Estatística é tão comum como o uso correto de suas técnicas. É muito importante ficar atento às fontes das informações, a como os dados foram coletados, às técnicas de análise, etc

definições de Estatística: a) é uma coleção de métodos para planejar, obter, organizar,

resumir, analisar, interpretar e extrair conclusões de dados; b)é a ciência dos dados quantitativos. Compreende a coleta, a classificação, a organização, a análise e a interpretação da informação numérica; c)é um conjunto de técnicas e processos quanti tativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos; d) é um método de trabalho que auxilia as outras ciências no seu campo de ação; e) é um método de se  tratar dados numéricos.f) Você sabia que vários dos conhecimentos obtidos na Antiguidade foram por acaso e sem a aplicação de nenhum método científico? Hoje em dia, felizmente, quase todo acréscimo de conhecimento resulta da observação e do estudo, ou seja, de um processo científico ou método. Método científico → observa Método experimental → faz experiência • Método estatístico → relaciona fatos

Atividade 1  qual é a utilidade da Estatística no desenvolvimento de atividades na Segurança Pública? Resposta: A estatística fornece as técnicas para extrair informação dos dados, os quais são muitas vezes incompletos, na medida em que não dão informações suficientes sobre o problema em estudo. Dentro desta perspectiva, um dos objetivos da utilização do conhecimento advindo da análise de dados estatísticos na área de segurança pública é gerir eficaz e eficientemente seus recursos, com o propósito de controlar, e reduzir manifestações da criminalidade e da violência.

Mas afinal o que é Estatística? A Estatística é a ciência que investiga os procedimentos de obtenção, organização e análise de dados sobre uma população, bem como é um conjunto de técnicas para extrair conclusões ou realizar predições com base nesses dados.

A Estatística Descritiva é a parte da Estatística que se preocupa com a organização e descrição de dados

.Estatística Indutiva ou Inferencial, que consiste nas técnicas de análise e interpretação dos dados.

Com base em uma parcela de uma população, chamada de amostra, você pode organizar e descrever os dados pela Estatística Descritiva, e analisar, interpretar e tirar conclusões sobre esses dados, e estendê-las para a população, através da Estatística Indutiva.Para que os resultados produzidos a partir de uma Estatística Indutiva sejam válidos, é imprescindível que se adotem algumas precauções na seleção da amostra dos dados a ser utilizada.Essas precauções são determinadas por uma técnica denominada amostragem,

Não adianta apenas definir as técnicas corretas de seleção de amostragem e utilizar as melhores técnicas de organização e descrição dos dados da Estatística Descritiva para produzir uma Estatística Indutiva com conclusões válidas. É necessário mais uma ferramenta: o cálculo de probabilidades.

Você pode classificar os fenômenos em três tipos:

Fenômenos Coletivos ou Fenômenos de Massa

Os fenômenos coletivos são aqueles que não podem ser concebidos por uma simples observação.A mortalidade violenta, o número de roubos de veículos, o número de presos anualmente em uma grande cidade são fenômenos coletivos.

Fenômenos Individuais ou Particulares

Os fenômenos individuais são aqueles que comporão os fenômenos coletivos. Cada vítima de morte violenta, cada veículo roubado ou pessoa presa no decorrer de um ano em uma grande cidade são fenômenos individuais.

Fenômenos de Multidão

Os fenômenos de multidão se diferenciam dos fenômenos coletivos pelo fato de as características verificadas para a coletividade não se constatarem no particular.Esse tipo de fenômeno pode ser classificado em dois aspectos: a) Fenômenos Típicos Os fenômenos típicos são os que se manifestam de maneira regular, demonstrando um comportamento determinado, ou seja, ao longo do tempo, o número de ocorrências do fenômeno não varia muito.Ex.: o número de homicídios dolosos por mês, o número de chamadas à Polícia por dia, etc.b)Fenômenos Atípicos Já os fenômenos atípicos referem-se aos fenômenos com um comportamento irregular e que não revelam uma tendência definida, ou seja, quando em uma comparação temporal, o fenômeno apresenta uma distorção. Ex.: a distorção no número de homicídios causada por uma chacina; a distorção no número de doentes causada por uma epidemia, etc.

FASES DO MÉTODO ESTATÍSTICO

Definição do Problema A primeira fase do trabalho estatístico é a definição e formulação do problema a ser estudado. Além de definir o problema, você deverá examinar se existem outros trabalhos sobre o tema e realizar um levanta mento dos estudos acerca do tema tratado Saber exatamente aquilo que se pretende pesquisar é o mesmo que definir corretamente o problema.

Planejamento O passo seguinte que você deverá seguir é o planejamento, que compreende determinar o procedimento necessário para resolver o problema e, em especial, como levantar informações sobre o assunto objeto do estudo.Nessa fase, você se focará na escolha e na formulação das perguntas, qualquer que seja a modalidade de coleta de dados EX: Que dados você deverá obter? Como você vai obter esses dados? O que será pesquisado? Quem participará da pesquisa? (critérios de inclusão e exclusão) Qual é a abrangência geográfica da pesquisa? (rua, bairro, cidade, estado, etc.) Qual é o grau de precisão da pesquisa? Qual é o tipo de amostragem que você utilizará na pesquisa? Qual é o tamanho da amostra? Quais são os materiais que você vai precisar para realizar a pesquisa? Quanto tempo você tem para realizar a pesquisa? Quanto você tem de recursos para a pesquisa? Estes recursos estão de acordo com o projeto etc..O planejamento pode ser dividido em: censitário que é utilizado quando a coleta dos dados for completa; ou por amostragem  quando for parcial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (188.6 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com