TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatísticas de uso na vida cotidiana, e em praticamente todas as áreas de negócio

Artigo: Estatísticas de uso na vida cotidiana, e em praticamente todas as áreas de negócio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  Artigo  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 2

Quando falamos de estatística é comum pensar isso se resume apenas a apresentar tabelas de números em colunas econômicas ou esportivas de jornais e revistas, ilustradas com gráficos, pilhas de moedas, etc., ou quando muito associam a estatística à previsão de resultados eleitorais. A estatística não se limita apenas a compilar tabelas de dados e os ilustrar com gráficos.

Na Antiguidade, vários povos já registravam o número de habitantes, de nascimentos, de óbitos, faziam estimativas de riquezas, cobravam impostos e faziam inquéritos quantitativospor processos que, hoje, denominaríamos de estatística na Idade Média colhiam-se informações geralmente com finalidades tributárias ou bélicas.

Com o passar do tempo, as tabelas tornaram-se mais completas, surgiram os gráficos e o cálculo das probabilidades, e a Estatística deixou de ser simples catalogação de dados numéricos coletivos para se tornar o estudo de como chegar a conclusões sobre o todo, partindo da observação de partes desse todo.

Desta forma, utilizando a estatística podemos planejar a obtenção de dados, interpretar e analisar os dados obtidos e apresentar os resultados de maneira a facilitar a tomada de decisões razoáveis.Podemos dividir este estudo em dois ramos principais: a estatística descritiva e a inferência estatística.

A estatística é muito utilizada e útil no dia a dia e em quase todas as áreas das empresas, tem sido uma excelente ferramenta para elas, ajuda as organizações se tornarem mais competitivas e firmes através da analise dos dados coletados em gráficos e tabelas. A Estatística ajuda no planejamento, ela pode ser utilizada para pesquisar, prever, comparar mercado, possíveis mudanças, análise de riscos; também na questão de preços de matéria-prima, nos processos, na qualidade dos processos, para diminuir desperdícios e aproveitar melhor os recursos.

No faturamento da empresa, para diminuir prejuízos e falhas na produção, na tomada de decisões por parte dos gestores que praticamente não podem errar ao tomar decisões, pois o mercado é muito competitivo, e ainda trazer maior rentabilidade e melhores resultados para a empresa.

A estatística também é muito útil em longo prazo, na analise anual e ate por épocas da empresa, para fazer balanço do quanto a empresa cresceu, diminui ou se consolidou, para ver a posição dela no mercado, se ela tem sido sustentável ou não.

A estatística descritiva trata da coleta, da organização e a descrição dos dados. Já a inferência estatística baseia-se na teoria das probabilidades, do estudo dos dados, da análise e a interpretação desses dados.

CONCEITOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com