TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatísticas no domínio da gestão financeira

Projeto de pesquisa: Estatísticas no domínio da gestão financeira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATPS – Estatística Aplicada

Cristiane Priscila Figueira – RA 6751367473

Keyla de Oliveira Tupinamba – RA 7375570177

Marcela Ferreira Galvão – RA 7327554023

RIBEIRÃO PRETO / SP

2014

Cristiane Priscila Figueira – RA 6751367473

Keyla de Oliveira Tupinamba – RA 7375570177

Marcela Ferreira Galvão – RA 7327554023

Professor tutor presencial e à distância: Rodrigo Joy Davatz

Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial da Disciplina Estatística Aplicada para a obtenção de nota, sob orientação do Prof. Tutor Presencial e EAD Rodrigo Joy Davatz

RIBEIRÃO PRETO / SP

2014

Introdução

Esta atividade destina-se a estruturação e desenvolvimento de uma pesquisa estatística, com finalidade de traçar um levantamento tanto de perfil dos alunos do curso, quanto das preferências dos alunos sobre temas de interesse, respeitando todas as suas fases e procedimentos. Posteriormente, iremos construir um relatório que apresente os resultados da pesquisa, bem como as interpretações estatísticas obtidas, a fim de oferecer ao coordenador o respaldo necessário para tomada de decisões corretas, fazendo com que ele programe a “Semana de Gestão financeira” com as palestras e cursos de maior interesse dos alunos.

Com isso estaremos preparados no sentido de utilizar os conhecimentos obtidos no processo de aprendizagem, no raciocínio, análise, e utilização destes conhecimentos básicos de estatística no campo profissional. Ao final, seremos capazes de realizar pesquisas utilizando os recursos de estatística.

1. Estatística na Área de Gestão Financeira

Estatística é a área da Matemática que coleta, analisa e interpreta dados numéricos para o estudo de fenômenos naturais, econômicos e sociais.

A estatística aplicada a finanças, além de dar apoio às diversas áreas profissionais, tem como finalidade orientar o profissional em suas decisões. A estatística pode ser vista como um conjunto de métodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir fenômenos coletivos, que ajudam na tomada de decisões quando fornecem condições de incerteza. Por esta razão, todo profissional deve adquirir um certo conhecimento de estatística para tomar uma decisão consciente e precisa, quando tiver à sua disposição informações numéricas.

A estatística é uma disciplina importante para o economista, administrador, engenheiro e analista de projetos investimento, em geral, independentemente de seu setor de especialização. A utilização sempre crescente dos computadores permite ao especialista nesses setores utilizar técnicas cada vez mais complexas e aperfeiçoadas. (Guerra e Donaire, 1982)

Os métodos estatísticos são hoje utilizados em quase todos os setores da atividade humana. Nos negócios e na economia, figuram entre os mais importantes métodos de auxílio na tomada de decisão. Como resultado do desenvolvimento da indústria de computadores, os modernos métodos estatísticos se tornarão cada vez mais importantes para aqueles a quem cabe tomar decisões.

Os conceitos estatísticos têm exercido grande influência em várias áreas do conhecimento humano. Para a área da Gestão Financeira, a estatística pode ser utilizada a princípio para monitoramento e análise de mercado, dando maior segurança na tomada de decisões; na análise e desenvolvimento de produtos, ajudando na decisão relativa ao preço e previsão de vendas.

A área financeira tem muitas aplicações da Estatística, em especial Risco de Crédito. Alguns exemplos são as previsões, precificação de taxas de juros, seleção de clientes para a oferta de produtos, administração dos limites concedidos, controle de risco, etc. De modo geral, a ideia é vender mais com menos risco, ou pelo menos com risco conhecido e sob controle. São questões ligadas à essência do próprio crédito, e por ai podemos inferir a importância da Estatística nesse mercado.

2. Coleta de dados estatísticos

Coletamos os dados abaixo, em uma pesquisa com os acadêmicos do Curso de Gestão Financeira, para conhecer a opinião e a área de interesse, a fim de buscar cursos e palestras para a organização da “Semana de Gestão Financeira”.

Amostra Sexo Idade Tema de Interesse

1 F 22 Fluxo de Caixa

2 F 23 Fluxo de Caixa

3 F 23 Análise de Custo

4 M 23 Fluxo de Caixa

5 F 24 Economia Criativa

6 F 24 Controladoria

7 F 25 Fluxo de Caixa

8 F 25 Análise de Custo

9 M 25 Análise de Custo

10 F 25 Análise de Custo

11 F 25 Finanças Pessoais

12 M 26 Análise de Custo

13 F 26 Economia Criativa

14 F 26 Fluxo de Caixa

15 M 26 Finanças Pessoais

16 M 26 Controladoria

17 F 27 Economia Criativa

18 F 27 Finanças Pessoais

19 M 27 Economia Criativa

20 F 28 Finanças Pessoais

21 M 28 Finanças Pessoais

22 F 28 Controladoria

23 F 29 Economia Criativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com