TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO ESTATÍSTICA

Projeto de pesquisa: GESTÃO ESTATÍSTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.355 Palavras (6 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

ADMINISTRAÇÃO

ESTATÍSTICA

Tutora: Ivonete Melo de Carvalho

BARRA DO CORDA – MA

Setembro/2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

ADMINISTRAÇÃO

ESTATÍSTICA

Estatística apresentado ao curso de Administração da Universidade Anhanguera-UNIDERP tendo como orientadora do conteúdo a professora Ivonete Melo de Carvalho

BARRA DO CORDA – MA

Setembro /2013

SUMÁRIO

Introdução 04

Desenvolvimento 05

BIBLIOGRÁFIA

Introdução

Quando falamos de estatística é comum pensar isso se resume apenas a apresentar tabelas de números em colunas econômicas ou esportivas de jornais e revistas,ilustradas com gráficos, pilhas de moedas,etc., ou quando muito associam a estatística à previsão de resultados eleitorais. A estatística não se limita apenas a compilar tabelas de dados e os ilustrar com gráficos.

Na Antiguidade, vários povos já registravam o número de habitantes, de nascimento, de óbitos, faziam estimativas de riquezas, cobravam impostos e faziam inquéritos quantitativos por processos que, hoje, denominaríamos de estatística.

Na Idade Media colhiam-se informações geralmente com finalidades tributárias ou bélicas. Com o passar do tempo, as tabelas tornaram-se mais completas, surgiram os gráficos e o cálculo das probabilidades, e a Estatística deixou de ser simples catalogação de dados numéricos coletivos para se tornar o estudo de como chegar a conclusões sobre o todo, partindo da observação de partes desse todo.

Desta forma, utilizando a estatística podemos planejar a obtenção de dados, interpretar e analisar os dados obtidos e apresentar os resultados de maneira a facilitar a tomada de decisões razoáveis.

Podemos dividir este estudo em dois ramos principais: a estatística descritiva e a inferência estatística.

A estatística descritiva trata da coleta, da organização e a descrição dos dados. Já a inferência estatística baseia- se na teoria das probabilidades, do estudo dos dados, da análise e a interpretação desses dados.

Estatística aplicada a Administração.

A “Estatística” tem papel importante na formação do administrador. Elas são ferramentas primordiais para área, pois possibilitam ter informações mais confiáveis para uma melhor tomada de decisões, busca de resultados de maneira mais fácil nos processos decisórios, sendo essa a essência do administrador, pois foca a tomada de decisões sob ponto de vista e situações. Incluem também: sumarização, apresentação de dados, planejamento, interpretação de observações. Esse método é usado na coleta e interpretação e análise de dados de empresas (comerciais, industriais, esportivas, saúde, entre outras). A sua aplicabilidade se dá a todas as áreas do conhecimento humano, podendo ser até definida por outras áreas mais específicas, como Ex: “Bioestatística”, que é aplicada nas Ciências Biológicas e da Saúde.

Veja algumas áreas de uso Estatístico. Sendo algumas: Bioestatística, Demografia, Ciência Atuarial, Contabilometria, Estatística Comercial, Econômica e Engenharia, Controle de Qualidade, Estatística Psicológica e Social (para todas as Ciências Sociais), Pesquisas Operacionais, e Análise de Processos. O uso da estatística forma uma ferramenta chave nos negócios e na industrialização como um todo, sendo de uso seguro. Mais precisamente sistemas variáveis e controle de processos.

(Ela se aplica no trabalho em conjunto (chefes e dirigentes), nos setores de vendas e compras, produção e serviços), áreas de planejamentos financeiros e produção. Sendo o CEP (Controle Estatístico de Processos) umas das principais ferramentas preventivas na diminuição da variabilidade, permitindo o alcance estável capacitando sua melhoria.

A forma de aplicação deve se basear em encontrar um problema ou modelo de tal coisa que se quer, e planejar um estudo bem formalizado, identificando-o, para que nos leve a analisar a questão pesquisada, analisar o que tem sido feito a cerca do assunto e os resultados obtidos centralmente ou externamente, para determinar o objetivo principal, configurando os dados existentes, descrevendo uma metodologia adequada á aplicar no estudo. Como: tamanho da amostra, população alvo, definições operacionais, sendo que cada variável medida, servira para um questionário de medidas, um banco de dados para apresentar um plano antes da analise do seu projeto, ver os dados contrastando hipóteses.

Aplicação Estatística

A Estatística embora não seja uma área da Administração, é ministrada de forma a desenvolver seus alunos a ter a capacidade de analisar dados para ter os problemas de decisão mais estruturados, tomando melhores decisões.

Com o grande avanço industrial hoje, a competitividade assumiu um papel essencial na sobrevivência de uma empresa. Ela se manifesta de várias formas, como na rapidez em lançar novos produtos, inovação e difusão tecnológica, entre outra; fatores esses que aumentam sua eficácia e eficiência.

A competitividade se dá na busca por recursos e retornos acima da média e oferecendo um melhor atendimento aos interessados. Para isso, é administrado o “processo estratégico”, aplicado na analise de dados e tomada de decisões. Sendo essas: Estratégica, tática e operacional.

Devido ás incertezas do processo decisório, essa análise é feita para identificar o problema ou situação, identificar possíveis alternativas e suas conseqüências, e então escolher melhor a opção.

Sua aplicação é necessária para identificar grupos específicos, com base em seus hábitos de consumo, preferências, poder de compra,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com