TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da Estatística

Tese: Importância da Estatística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  Tese  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 2

1 INTRODUÇÃO

O objetivo principal desse trabalho é demonstrar o uso da análise estatística enquanto meio de controle da produção bem como ferramenta indispensável na tomada de decisão na gestão em empresas de grande e pequeno porte. Evidenciar a importância da utilização de sistema automatizados na coleta de dados para compor a tomada de decisão.

1.2. Importância da Estatística

O mundo está repleto de problemas. Para resolvermos a maioria deles, necessitamos de informações. Mas, que tipo de informação? Que quantidade de informações? Após obtê-las, que fazer com elas? A Estatística trabalha com essas informações, associando os dados ao problema, descobrindo como e o que coletar, assim capacitando o pesquisador (ou profissional ou cientista) a obter conclusões a partir dessas informações, de tal forma que possam ser entendidas por outras pessoas.

Portanto, os métodos estatísticos auxiliam o cientista social, o economista, o engenheiro, o agrônomo e muitos outros profissionais a realizarem o seu trabalho com mais eficiência.

Probabilidade

O processo de generalização, que é característico do método indutivo, está associado a uma margem de incerteza. A existência da incerteza deve-se ao fato de que a conclusão, que se pretende obter para o conjunto de todos os indivíduos analisados quanto a determinadas características comuns, baseia-se em uma parcela do total das observações. A medida da incerteza é tratada mediante técnicas e métodos que se fundamentam na Teoria da Probabilidade. Essa teoria procura quantificar a incerteza existente em determinada situação.

Além de prever níveis futuros de vendas, distribuição de probabilidade pode ser uma ferramenta útil para avaliar o risco. Considere, por exemplo, uma empresa pensando em entrar em uma linha de novos negócios. Se a empresa precisa gerar R$500.000,00 em receita, a fim de quebrar mesmo e sua distribuição de probabilidade diz que há uma chance de 10 por cento que a receita será menor do que...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com