TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância dos métodos estatísticos que são utilizados para melhorar o produto, desenvolver equipamentos

Seminário: Importância dos métodos estatísticos que são utilizados para melhorar o produto, desenvolver equipamentos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  Seminário  •  7.044 Palavras (29 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 29

ATPS DE ESTATISTICA

INTRODUÇÃO

A estatística tem por objetivo fornecer métodos de pesquisa e técnicas para lidarmos com diversas situações que permitem o controle e o estudo de fenômenos, fatos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento.

Os dados estatísticos são obtidos, classificados e disponibilizados para que possamos utilizá-los no desenvolvimento das atividades do nosso dia a dia.Este trabalho tem como finalidade apontar a importância dos métodos estatísticos que vem sendo utilizados no aprimoramento de produtos, desenvolvimento de equipamentos, fornecimento de métodos adequados, possibilitando a decisão de novos tratamentos no combate a uma determinada doença.

A estatística fornece ferramentas importantes para definição de metas, avaliando o desempenho e identificando os pontos fracos de cada funcionário, atuando na melhoria de seus processos dentro das empresas e instituições, solucionando vários problemas práticos em varias áreas do saber.

RESUMO TEÓRICO DOS MATERIAIS LIDOS NOS PASSOS 1 E 2.

Estatística

É um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que envolve o planejamento do experimento a ser realizado. O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas permitem o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento. A Estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas pra lidarmos com situações sujeitas a incerteza.

Entre os séculos XVI e XVIII as nações, com aspirações mercantilistas, começaram a buscar o poder econômico como forma de poder político. Os governantes viram a necessidade de coletar informações estatísticas referentes a variáveis econômicas tais como: comércio exterior, produção de bens e de alimentos. Atualmente os dados estatísticos são obtidos, classificados e armazenados em meio magnético e disponibilizados que, podem utilizá-los para o desenvolvimento de suas atividades.

Os índices da inflação, de emprego e desemprego, divulgados e analisados pela mídia, um exemplo de aplicação da Estatística no nosso dia a dia. Métodos estatísticos vêm sendo utilizados no aprimoramento de produtos agrícolas, no desenvolvimento de equipamentos espaciais, no controle do tráfego, na previsão de surtos epidêmicos como no aprimoramento de processos de gerenciamento, tanto na área governamental como na iniciativa privada.

A Estatística pode ser empregada como ferramenta fundamental em várias outras ciências. A Estatística fornece metodologia adequada que possibilita decidir sobre a eficiência de um novo tratamento no combate à determinada doença, permite identificar situações críticas e, consequentemente, atuar em seu controle, desempenhando papel crucial no estudo da evolução e incidência de uma doença.

As informações estatísticas são específicas e eficazes, fornece ferramentas importantes para que as empresas e instituições possam definir melhor suas metas, avaliar seu desempenho e identificar seus pontos fracos e atuar na melhoria de seus processos. A diversidade de atuação pode promover a melhoria da eficiência e também a solução de vários problemas práticos importantes em quase todas as áreas do saber: das ciências naturais às sociais.

Segue exemplos de algumas das áreas onde o estatístico atua:

Indústria

No planejamento industrial, começa na implantação de uma fábrica até a avaliação das necessidades de expansão industrial.

Área de Recursos Humanos

Realiza pesquisa de compatibilização entre os conhecimentos e habilidades dos empregados e as atividades desenvolvidas por eles.

Universidades e Instituições de Pesquisas

Ministra disciplinas relacionadas à Estatística, pesquisando e desenvolvendo novas metodologias de análise estatística para os mais variados problemas práticos e teóricos.

Área de Demografia

Estuda a evolução e as características da população.

Área de Marketing e Análise de Mercado

Tem o perfil adequado para trabalhar na monitoração e análise de mercado.

Área Financeira e Bancária

Pode atuar no departamento de seguros e análise atuarial.

O perfil do Estatístico

A formação acadêmica do estatístico está fundamentada em conhecimentos de Matemática, Cálculo e Teoria das Probabilidades, Técnicas e Métodos Estatísticos, Computação, Métodos de Análise Estatística e Disciplinas Profissionalizantes. Essa formação permite ao estatístico utilizar técnicas para:

• Efetuar levantamentos e análises de informações;

• Planejar e realizar experimentos e pesquisas em várias áreas científicas;

• Formular a solução para os mais variados e complexos problemas concernentes.

A formação do estatístico permite solucionar problemas como:

• Construir uma sólida base de conhecimentos em matemática;

• Incorporar habilidades no uso de computadores;

• Desenvolver uma boa comunicação oral e escrita;

• Estar aberto ao aprendizado de novas técnicas e métodos de trabalho.

APLICAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES.

A estatística é uma ciência multidisciplinar que abrange praticamente todas as áreas do conhecimento humano. Podem fazer analises e utilizar de resultados estatísticos um economista, agrônomo, químico, geólogo, matemático, biólogo, sociólogo, psicólogo e cientista político. Neste sentido a estatística tem sido utilizada para a otimização de recursos econômicos, aumento da qualidade e produtividade, na analise de decisões políticas e judiciais e tantas outras. Em entrevista ao site do IBGE (2007), o Presidente do Conselho Federal de Estatística, Francisco de Paula Buscácio, “A estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para que possa, racionalmente, lidar com situações de incerteza”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.4 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com