TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indicadores de Gestão Municipal em Direitos Humanos

Por:   •  11/9/2019  •  Artigo  •  8.169 Palavras (33 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 33

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS

GRADUAÇÃO EM ESTATÍSTICA

Jefferson Pinto Barbosa Junior

Indicadores de gestão municipal em Direitos Humanos

Orientador: Profa. Marinalva Cardoso Maciel, Dr.

.

Belém – PA

2015


Jefferson Pinto Barbosa Junior

Indicadores de gestão municipal em direitos humanos

Trabalho de Conclusão de Curso apresentada ao Colegiado do Curso de Graduação em Estatística do Instituto de Ciências Exatas e Naturais, da Universidade Federal do Pará, como requisito necessário para obtenção do Grau de Bacharel em Estatística.

Área de Concentração: Estatística Aplicada.

Orientador: Profa. Marinalva Cardoso Maciel, Dr.

Belém - PA

2015


Indicadores de gestão municipal em direitos humanos

        

Este trabalho de conclusão de curso foi julgado e aprovado, para obtenção do grau de Bacharel em Estatística, na Universidade Federal do Pará.

Belém, 23 de Fevereiro de 2015.

________________________________________________________

Prof.,Dr. Paulo Cerqueira dos Santos

Diretor da Faculdade de Estatística

Banca Examinadora

____________________________________

Profa. Marinalva Cardoso Maciel, Dr.

                 Universidade Federal do Pará

                               Orientador

____________________________________

Charlene de Carvalho Silva, M.Sc.

Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Estado do Pará - FAPESPA

Examinadora

____________________________________

Maria de Nazaré Cardoso do Carmo, Mestranda

PPGCS - Universidade Federal do Pará

Examinadora

Á Deus e ao meu filho Enzo.

Agradecimentos

  • A Deus pela sua presença e grande ajuda nesta caminhada e a Nossa Senhora de Nazaré por sempre interceder por mim, me protegendo no dia a dia.

  • A minha família, em especial a minha mãe e meu pai Sonia Maria e Jefferson Barbosa, por sempre me acompanhar e não medir esforços para que eu realizasse este sonho.

  • Ao meu filho, Enzo Henrique, esta graça que Deus mandou para trazer felicidade e me dar mais força para conseguir meu objetivo.
  • A Minha avó Antônia Pessoa (in memorian), a quem devo toda gratidão e carinho, pois me apoiou sempre e tinha o sonho de me ver formado.
  • A minha noiva e amiga Karla Viviane pelo seu carinho, amor, confiança e por sempre estar ao meu lado e me incentivar durante esses anos.
  • Aos meus irmãos, Jessyca, Kelly, Thiago pela força durante estes anos.
  • Aos meus amigos da faculdade, Hugo, Wemenson, Franciely, Brunno, Rodrigo, Natália, Joyce, Diego, Leonardo, Josiel, Obede, Tais, Tayani, Verena Denis, Claudia, Karlynha, Antônio, entre outros que participaram de forma direta ou indireta durante esta caminhada.
  • A minha orientadora Profª Drª Marinalva Maciel, pela amizade, disponibilidade, paciência, companheirismo e atenção que teve comigo, conseguiu orientar-me com muita competência para conclusão deste trabalho.
  • Aos meus amigos da Proplan, em especial, Jaciane, Luciana, Carla, Honorino, Conceição, Diego e Raquel, por terem me dado oportunidade, acreditar no meu potencial e proporcionar bastante aprendizado durante esta caminhada.
  • As minhas orientadoras do estágio, Socorro e Lidiane, pela força e confiança em meu trabalho.  

BARBOSA JR, Jefferson Pinto. Indicadores de gestão municipal em Direitos Humanos. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística), UFPA, Belém, Pará, Brasil.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo mostrar, através de técnicas estatísticas um modelo que apresente com clareza a situação da gestão dos direitos humanos no estado do Pará, no ano de 2011. A técnica de Análise Fatorial (AF) foi utilizada para adequar os dados provenientes do IBGE com relação às políticas que são mediadas pelos municípios. Além disto, foi realizada uma análise exploratória destes dados, apresentando-se neste trabalho por meio de representação gráfica, com o intuito de compreender de uma melhor forma o comportamento das políticas de direitos humanos nos municípios do estado do Pará. Os resultados evidenciaram que a maioria dos municípios do estado do Pará estão classificados com um índice ruim de qualidade de gestão em Direitos Humanos.

Palavras chave: Análise Fatorial, Gestão dos Direitos Humanos, Estado do Pará

  1. INTRODUÇÃO

1.1 Aspectos Gerais

De acordo com Piovesan (2012), em meio a uma série de conflitos, atrocidades e violação dos direitos humanos, decorrentes da segunda guerra mundial, os direitos humanos passaram a ser uma questão de necessidade não só do estado, mas com interesse da comunidade internacional.

Entretanto o processo de universalização e internacionalização dos direitos humanos apresentou um delineamento concreto após a segunda guerra mundial, onde foram criados acordos internacionais gerando obrigações e responsabilidades aos estados com as pessoas humanas e não apenas para com os estrangeiros (HENKIN, 1993).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.5 Kb)   pdf (760.4 Kb)   docx (912.5 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com