TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodo Estatistico

Tese: Metodo Estatistico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  Tese  •  1.325 Palavras (6 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

A Ciencias Estatistica, é uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões.

E teve origem desde a antiguidade, onde os povos já registravam o numero de habitantes, nascimentos e óbitos. Já na Idade media colhiam informações, geralmente com finalidades tributarias ou bélicas (Guerra). Apartir do Seculo XVI, começaram a surgir a surgir as primeiras analises sistemáticas de fatos sociais , como batizados, casamentos, funerais, originando as primeiras tabelas e números relativos.

No século XVIII o estudo de tais fatos foi adquirindo , aos poucos,feição verdadeiramente cientifica. Godofredo Anchewall batizou a nova ciência com o método de estatística. As tabelas ficam mais completas, surgem as primeiras representações gráficas e os cálculos de probabilidades. A estatística deixou ser ser uma simples catalogação de dados numéricos para se tornar o estudo de como chegar a conclusões sobre o todo, partindo da observação de partes desse todo.

Metodo Estatistico

Metodo cientifico

É o conjunto de meios dispostos para atingir uma determinada meta. Entre eles destacam-se o método Experimental e o estatístico.

Metodo Experimental.

Consiste em manter todas as cauas, menos uma, , e variar esta causa de modo que o pesquisador possa cobri seus efeitos, caso existam. Este método é mais utilizado no Ramo da Fisica e Quimica.

Metodo estatístico

Diferente do método experimental, no método estatístico muitas das vezes temos que descobrir fatos em um campo que o método experimental não se aplica ( ciências sociais), pois os vários fatores que afetam o fenômeno em estudo não podem permanecer constantes.

ORGANIZAÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICOS

Fases do método estatístico

Definição do Problema

Primeiramente, devemos saber onde queremos chegar, definir aquilo que pretendemos pesquisar.

Coleta de Dados

Coleta Direta: é quando é feita sobre elementos informativos d registro obrigatório tais como nascimentos,casamentos e óbitos, importação e exportação de mercadorias e etc. ou quando os dados são coletados através do próprio pesquisador através de inquéritos ou questionários .

Pode ser classificada como :

Continua- Quando é feita continuamente, tal como a de nascimentos ou óbitos

Periodica- Quando é feita em intervalos constantes de tempo, como os censos.

Ocasional- Quando é feita expontaneamente, a fim de atender a uma ermergencia, como no caso de epidemias.

Coleta Indireta: é quando é feita por deduções a partir dos elementos conseguidos através da coleta direta, por analogia, por avaliação de indícios ou proporcionalização.

Critica dos dados

Os dados obtidos , devem ser cuidadosamente criticados, á procura de possíveis falhas ou impefeições, a fim de não ocorrer erros que possam influenciar nos resultados.

Apuração dos dados

Nada mais é do que a soma e o processamento dos dados obtidos. É a transformação e trabulação dos dados.

Apresentação do dados

Por mais diversa que seja a finalidade que se tenha em vista, os dados devem ser apresentados sob forma adequada. Há duas formas de apresentação, a apresentação tabular , ou seja é uma apresentação numérica dos dados em linhas e colunas distribuídas de modo ordenado. E a apresentação gráfica dos dados numéricos, que constitui numa apresentação geométrica permitindo uma visão rápida e clara do fenômeno

Analise dos Resultados

A ultima fase do trabalho estatístico é a mais importante e delicada. Consiste tirar conclusões através dos resultados obtidos.

Variaveis

é o conjunto de resultados possíveis de um fenômeno. E podem ser:

Qualitativa: Quando seus valore s são expressos pr atributos tais como sexo ( masculino- Feminino), cor da pele ( Branca, Preta, amarela e etc).

Quantitativa: Quando seus valores são expressos em números tais como idade dos alunos de uma sala. E se dividi em:

Variavel continua- Quando a variável só pode assumir determinado valor entre dois limites.

Variavel discreta- Só pode assumir assumir valões pertencentes um conjunto enumeral . Resulta normalmente de contagens.

POPULAÇÃO

É o conjunto total de elementos portadores de, pelo menos, uma característica comum.

AMOSTRA

É uma parcela representativa da população que É EXAMINADA com o propósito de tirarmos conclusões sobre a essa população.

AMOSTRAGEM

Existem uma técnica especial para escolher amostras de forma, que cada elemento da população possa ter a mesma chance de ser escolhido, o que garante a amostragem o caráter de representatividade e conclusões relativas a população vão estar baseadas nos resultados obtidos nas amostras das mesmas.

Amostragem Casual ou Aleatoria Simples

É como um sorteio, os números são escolhidos aleatoriamente. Quando o numero de elementos da amostra é muito grande, esse tipo de sorteio torna-se muito trabalhoso. Neste caso utiliza-se uma tabela de números aleatórios, construída de modo que os algarismo de 0 a 9 são distribuídos ao acaso nas linhas e colunas.

Amostra Proporcional Estratifica

É quando a população se divide em estratos (sub-populações), convém que o sorteio dos elementos da amostra leve em consideração tais estratos, daí obtemos os elementos da amostra proporcional ao número de elementos desses estratos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com