TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Contingencial

Tese: Modelo Contingencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Tese  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTÃO 01 [Valor da questão: 1,5]

a)Pesquise sobre MODELAGEM DE CARGOS, ESCOLHA UM dos três modelos de desenho de cargos (1 - Clássico ou Tradicional / 2 - Humanístico ou de relações humanas / 3 - Contingencial) e APRESENTE AS INFORMAÇÕES MAIS RELEVANTES SOBRE O MODELO ESCOLHIDO por você.

Modelo Contingencial

O modelo contingencial é a abordagem mais complicada dos demais desenhos de cargos ele leva em conta duas variáveis: as diferenças individuais das pessoas e as tarefas envolvidas, baseia-se na ampliação do cargo por meio do enriquecimento de tarefas com uma responsabilidade básica colocada na mão de um gerente ou de sua equipe de trabalho,essa abordagem pode ser mutável de acordo ao desenvolvimento pessoal e tecnológico da tarefa.O modelo contingencial utiliza objetivos planejados conjuntamente entre o ocupante do cargo e o gerente para tornar a realização de tarefas um verdadeiro fator motivacional. Atualmente em uma sociedade em que a forte concorrência exige produtividade e qualidade, a organização precisa alcançar altos níveis de desempenho, por meio da melhoria contínua na aplicação dos talentos criativos e da capacidade de autodireção e de autocontrole de seus membros, enquanto proporciona oportunidades de satisfação de suas necessidades individuais.

a) Pesquise sobre CULTURA ORGANIZACIONAL e apresente o conceito de 01 autor que não esteja no módulo.

Toda organização possui características próprias que determinam uma cultura organizacional, que é aplicada através de procedimentos e metodologias administrativas constituindo uma maneira institucionalizada na forma de pensar e agir. A cultura organizacional é o que difere uma organização de outra, as expectativas da empresa com relação os funcionários é geralmente ligada à adaptação de sua cultura e seus valores.

Para Bernoux(1995)

A focalização na cultura traduz globalmente o interesse pela construção quotidiana de sentido que é o processo de partilha da realidade por parte dos membros da organização, e pela tentativa, mais ou menos pensada, para construir uma identidade e gerir as relações entre seres humanos. (Pepper, 1995; Bernoux, s.d.).

b) Explique a RELAÇÃO entre Cultura Organizacional e a motivação e envolvimento dos fun¬cionários.

A cultura organizacional consiste em uma combinação de seus valores terminais e instrumentais, podendo tender para ser mais conservadora ou empreendedora, isso faz com o que seus funcionários sintam-se a vontade para realizarem suas atividades de acordo as determinações, ou acreditam que não é necessário seguir tão a risca o que dito dentro da organização as metodologias utilizadas podem ser consideradas, muito arcaicas ou muito avançadas, alguns podem achar que não precisa tanto e outros acreditam que tudo é sempre muito pouco, verdade é que fazer com o que outras pessoas internalizem e desenvolva suas atividades laborais de acordo aos valores, hábitos e aderir uma nova cultura profissional nem sempre é tarefa fácil. Porém hoje em dia as empresas valorizam muito as iniciativas, os profissionais que vestem a camisa da empresa e que se dispõe a ser o profissional que empresa procura. O bom relacionamento entre as partes faz com o que esta tarefa se torne mais fácil, o funcionário que tem um bom relacionamento com o empregador jamais terá receio de falar algo que esteja lhe incomodando, para que entrem em um consenso e possa resolver a situação, já um relacionamento ruim costuma deixar brecha para descontentamento e desmotivação do funcionário. Na cultura organizacional dever existir bom senso, compreensão e acima de tudo uma forma de estimular o funcionário a torna-se parte da família empresarial com relação a sua cultura.

QUESTÃO 02 [Valor da questão: 1,5]

Estude a Aula 06, pesquise sobre REMUNERAÇÃO e:

a) Escolha 01 dos tipos de PLANOS DE INCENTIVO praticados pelas empresas (ver Figura 2 da Aula 06) e APRESENTE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com