TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cálculo Atuarial

Por:   •  29/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.114 Palavras (9 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

O uso de conhecimentos e cálculos para a elaboração de planos de seguro e de previdências e realização de outras operações financeiras que envolvam risco, denomina-se como, ciência atuarial. Esta surgiu no final da primeira metade do século XIX, na Inglaterra.

Os seus primeiros estudos destinavam-se para entidades da área de pensão e aposentadoria com o objetivo de estudar a mortalidade da população. A partir do cálculo da probabilidade de Pascal, Graunt e Edmond Halley, na Inglaterra, e de Witt, na Holanda, fizeram estudos levando em conta as leis da probabilidade e a expectativa de vida humana a partir dos registros de nascimentos e óbitos.

A atuaria desenvolveu-se à medida que matemáticos, economistas e filósofos se interessaram pelo assunto, entre os séculos XVIII e XX, foram realizadas a construção de várias tábuas de mortalidade, como também o desenvolvimento das comutações, ferramenta do cálculo atuarial. A partir disso, as empresas seguradoras passaram a oferecer programas de seguro de vida e outras especializações, cada vez mais desenvolvidos cientificamente.

Hoje em dia, existem curso específicos para o estudo das Ciências Atuarias, estes visam a formação de especialistas em problemas securitários, de previdência social e privada, com a atuação principalmente nas áreas de avaliação de riscos. Outra área que há procura por profissional de atuária, é o ramo de operadoras de saúde suplementar.

Os cursos de graduação em ciências atuariais, no Brasil, existem apenas vinte que são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), onde ainda, quatro deles não estão em andamento.

Esta graduação em Ciências Atuariais, é ideal para quem gosta de números. Seu currículo é carregado de disciplinas como cálculo numérico, contabilidade, economia, estatística e matemática financeira, além destas há também legislação. Assim como na maioria dos cursos de graduação, a duração média do curso é de quatro anos.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

O referencial teórico trata-se da demonstração de tudo o que foi pesquisado para a elaboração deste projeto. Nesse momento será exposto o conhecimento obtido nas buscas bibliográficas referidas ao tema em questão.

2.1 CÁLCULO ATUARIAL

        O cálculo atuarial utiliza técnicas matemáticas e estatísticas de maneira a determinar o risco e retorno nos segmentos de seguros e financeiros. Ele busca, por meio de conhecimento histórico, de distribuições estatísticas e hipóteses, formar o valor presente de um conjunto de fluxos de caixa no futuro.

2.1.1 A profissão de atuário

Atuário é o profissional que atua no mercado econômico-financeiro promovendo pesquisas e estabelecendo planos e políticas de investimento e amortização, tem a vantagem para desenvolver planos de seguros e de previdência, calculando probabilidades de eventos, avaliando riscos, fixando prêmios, indenizações, benefícios e reservas técnicas.

A formação básica do atuário está dentro dos campos matemático e estatístico, entretanto são fundamentais os conhecimentos em todos os segmentos do mundo econômico, tais como: administração, contabilidade, legislação, processamento de dados, economia, comunicações e outros.

A profissão de Atuário foi regulamentada pelo decreto nº 66.408 de 3 de abril de 1970 e o decreto-lei nº 806, de 4/09/69 e reconhecida pelo MEC em 1970, tendo como data comemorativa no calendário oficial do país, o dia 3 de abril. O Instituto Brasileiro de Atuária, órgão que regula a profissão, é o responsável pela emissão do registro dos atuários junto ao Ministério do Trabalho. 

Principais áreas de atividade do Atuário:

  • Empresas Seguradoras: nas atividades de calculo de prêmios, acompanhamento de contratos de apólices, planejamento de produtos, avaliação atuarial dos planos, assessoria técnica;
  • Entidades Fechadas de Previdência Privada ou Fundos de Pensão: nas atividades de avaliação e acompanhamento atuarial, estudos de novos planos de benefícios, avaliação de desempenho de carteira de aplicações;
  • Entidades Abertas da Previdência Privada e Bancos: nas atividades de avaliação e acompanhamento atuarial, desenvolvimento de produtos (planos de benefícios), avaliação de desempenho de carteira de aplicações;
  • Órgãos Governamentais do ramo de seguro (tais como IRB - Instituto de Resseguros do Brasil, SUSEP - Superintendência de Seguros Privados e Secretaria de Previdência Complementar): que aprovam planos previdenciários e de seguros em geral e acompanham e normatizam essas áreas;
  • Órgãos Governamentais do ramo de seguro: desenvolvendo produtos e elaborando notas técnicas;
  • Mercado Financeiro: na avaliação dos riscos financeiros, "rating" de empresas financeiras, estratégia de investimentos.

2.1.2 Estatística e ciência atuarial

A Estatística é uma ciência de aprendizagem que trata desde o planejamento da coleta dos dados, da análise, da intepretação e da apresentação dos dados numéricos até as atividades que envolvem previsões e as tomadas de decisões.

A Atuaria pode ser entendida como sendo a ciência de avaliação de riscos e do calculo dos prêmios e reservas relativas às operações de seguros.

Divide-se em ramo vida e ramo não-vida, o ramo vida trata das consequências das principais contingencias da vida (nascimento, morte, doença, invalidez, desemprego, aposentadoria) e o ramo não-vida são todos os demais (veículos, fogo, transportes, responsabilidade civil, habitacional, garantia de obrigações contratuais).

2.1.3 Conceitos elementares de matemática atuarial

O cálculo atuarial é um método matemático que utiliza conceitos financeiros, econômicos e probabilísticos para determinar o montante de recursos e de contribuições necessárias ao pagamento de despesas administrativas e benefícios futuros, como por exemplo, as aposentadorias e pensões a serem concedidas, no presente e no futuro.

Desta forma, o cálculo atuarial é de extrema importância para buscar proporcionar equilíbrio ao Instituto para que as contribuições e os aportes sejam sempre suficientes para arcar com os pagamentos de despesas administrativas e benefícios dos segurados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (228.2 Kb)   docx (33.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com