TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O objetivo da pesquisa de atuarial e atuário profissional

Projeto de pesquisa: O objetivo da pesquisa de atuarial e atuário profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.014 Palavras (13 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 13

Devido ao mercado estar cada vez mais competitivo e com mudanças de tendências muito rápidas este profissional que atua como consultor ou executor do estudos e trabalho diário das rotinas contábeis deve ser muito flexível e atento as mudanças. Como tudo o que e relacionado a empresa o contador e o profissional mais indicado para este trabalho, porem, ele deve ter amplo conhecimento em outras áreas para melhor se destacar e ter resultados com o seu trabalho. O profissional atuário esta neste tipo de quesito, deve ter muito conhecimento para atuar num ramo cheio de incertezas baseadas em estatísticas e tendências de mercado. Além do conhecimento se faz necessário o estudo constantes dos dados fornecidos pelas empresas para o trabalho relacionado aos controles internos e externos da mesma. Estes controles permitem que o profissional comece um trabalho de controladoria e consequentemente o trabalho relacionado ao planejamento regime tributário ao qual atendera melhor a empresa. Aplicando-se os processos relacionados acima o empresário terá uma garantia muito grande de permanecer no mercado.

2. objetivo de estudos das ciências atuariais e o profissional atuário

Os objetivos de estudo das ciências atuarias trata de um amplo estudo que envolve várias variáveis não só da contabilidade como também de outras áreas afim. As ciências atuariais ou atuária caracterizam a área do conhecimento que analisa os riscos e expectativas financeiros e econômicos, principalmente na administração de seguros e pensões. Suas metodologias mais tradicionais são baseadas em teorias econômicas, envolvendo suas análises numa forte manipulação de dados, num contexto empresarial. Surgindo há cerca de 150 anos na Inglaterra, estudando basicamente a mortalidade da população, onde apartir de então, ela voltava-se para o cálculo da expectativa de vida, com interesse nas questões de aposentadoria e pensão.

Atualmente as empresas de seguro e pensão no mercado financeiro fizeram com que a ciência atuarial se especializasse cada vez mais em campos econômicos e financeiros. A partir de então as empresas seguradoras passaram a oferecer programas de seguro de vida e outras especializações, o que gerou cada vez maior necessidade do desenvolvimento das ciências atuariais.

Os objetivos dos estudos da atuária dividem-se em dois principais ramos: o vida e o não vida. O primeiro trata das questões de longo prazo, como aposentadoria, pensões, seguros de vida e saúde. O segundo está mais relacionado a características de curto prazo, como os seguros de automóveis e responsabilidade civil.

Por ter um campo de atuação muito vasto atualmente o profissional contábil precisa estar atento as mudanças da contabilidade e outras áreas que ele depende. Más para isto este profissional precisa buscar atualizar-se constantemente, buscar informação precisa e tendências do mercado. Dever ser dinâmico e flexível as mudanças. Tendo estas atitudes e percepção este profissional estará com destaque no mercado de trabalho.

3. ATO REGULAMENTADOR DO TRABALHO DO ATUÁRIO

A profissão de atuário é regulamentada no Brasil pelo Decreto-Lei nº806/69, Decreto 66.408/70 e normas complementares. Para atuar como atuário é necessário ser graduado em Ciências Atuariais (cfe art. 2º do D-L nº806/69 e art. 9º do D66.408/70) e estar inscrito, em livro próprio, no Ministério do Trabalho eEmprego.O Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), sociedade civil sem fins lucrativos, é quem encaminha o processo de registro ao Ministério do Trabalho e Emprego(cfe art. 3º do D-L nº806/69 e art. 12º do D 66.408/70), mas a decisão final,quanto ao registro, cabe ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Em 2005, o IBA instituiu uma prova de habilitação para seus novos membros.

Dados do Instituto, apontam que existem no Brasil cerca de 850 atuários, dois

terços deles trabalhando em Fundos de Pensão ou Seguradoras.

Denominação pouco conhecida mesmo no meio dos negócios, a atuária

assume novas proporções para as empresas de previdência pública e privada,

fundos de pensão, seguradoras, companhias de capitalização e instituições

financeiras.

4. A IMPORTANCIA E FUNÇÃO DA CONTROLADORIA DENTRO DA EMPRESA

As empresas aumentaram em muito suas atividades com a globalização, sendo que a responsabilidade da contabilidade, da administração e outros envolvidos com a empresa. Os negócios se expandiram e a elevada diversificação das atividades empresariais tem mudado radicalmente a visão de controle empresarial. Com isso as multinacionais do Brasil trouxeram a Controladoria para dentro das empresas.

O caminho de gestores e dos grupos empresariais é aumentar a visão de seus negócios para obterem um entendimento que satisfaça o gerenciamento próprio e o entendimento do complexo mundo empresarial em que está ligada. A Controladoria possui uma importante função, pois ela ajuda na sobrevivência, no crescimento e na consolidação, e atua na reestruturação de empresas em crise financeira. Possui um planejamento estratégico, ou seja, a elaboração de um processo para futuras tomadas de decisões.

Os envolvidos que atualmente atuam nestes estudos devem ser profissionais que conheçam a matéria e estejam atentos as mudanças de mercado, como tendências e estratégias que venham a melhor remunerar e garantir a sobrevivência da empresa durante seu funcionamento.

Este profissional preparado para executar este processo e chamado de controller. As funções irão variar de empresa para empresa, alterando conforme o porte da estrutura organizacional, pois a empresa deve satisfazer a sociedade dentro das suas condições. Onde sua produção pode ser de bens ou serviços prestados, para que seja feito com responsabilidade deve ser agrupada as principais necessidades do ser humano com isso podendo produzir e

comercializar.

Com controle dos processos internos e externos que envolvem a empresa fica evidente que qualquer empresa ou organização necessita de soluções, para pensar estrategicamente, introduzir modificações, atuar tanto gerando ou transmitindo conhecimentos e informações, ou tendo uma visão ampla de toda a cadeia de produção. Sendo assim esse controle se tornou uma forte ferramenta de estratégia nesse novo mercado cada vez mais exigente, competitivo.

Dentro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com